A partir do debate inicial na empresa, com os principais públicos e setores internos, o Grupo 3corações definiu que tem relacionamento com os seguintes stakeholders:
O processo de construção da Matriz de Materialidade baseou-se em métodos quantitativos e qualitativos, princípios preconizados pela GRI e pelo IIRC, além de diretrizes, regulamentações, análise do contexto interno e externo à organização e consulta aos stakeholders, contemplando as seguintes etapas:
Conheça os temas materiais do Grupo 3corações, organizados em temas prioritários e temas relevantes.
No Grupo 3corações, estamos empenhados em construir um país e um mundo melhores. Por isso, participamos da vida das comunidades onde a empresa mantém operação e contribuímos para a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades, realizando ações que alinham nossos objetivos de negócio com os compromissos públicos que apoiamos.
Em 2003, nossa empresa se comprometeu com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e, a partir de 2015, seguimos comprometidos com o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em 2014, a 3corações se tornou signatária do Pacto Global - Rede Brasil, desenvolvendo e apoiando ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Iniciativa da ONU, tem como objetivo engajar a comunidade empresarial mundial para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
O Pacto Global advoga dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Como organização signatária do Pacto, estamos comprometidos a seguir esses princípios no dia a dia de nossas operações.
Direitos Humanos
1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
Trabalho
3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
5. A abolição efetiva do trabalho infantil.
6. Eliminar a discriminação no emprego.
Meio ambiente
7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
Anticorrupção
10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
A 3corações também é associada ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social desde 2003. O Instituto tem por missão mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
Os investimentos em ESG vêm sendo potencializados nos últimos anos, no setor de alimentos e bebidas do Brasil. Segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o volume aplicado nessas ações alcançou 0,9% (R$ 8,1 bilhões) do faturamento médio anual do setor em 2021. Esse montante equivale a 30,2% dos investimentos totais da indústria de alimentos e, para este ano, a projeção é um incremento próximo a 20% no volume investido, o que poderá representar cerca de 1% do faturamento do setor e 1/3 dos investimentos.