Transtornos Psicóticos (F23-23.9)

CID 10

Classificação Internacional de Doenças

Inclui:Transtornos do Desenvolvimento Psicologico

Exclui: sintomas,sinais e outros achados clínicos e laboratoriais anormais

não classificados em outra parte (R00-R99)

Transtornos Mentais Orgânicos Inclusive os Sintomáticos (F00-F09)

Transtornos Mentais Devido ao uso de Substâncias Psicoativas (F10-F19)

Esquizofrenia,Transtornos Esquizotipo,Transtorno Delirante Persistente (F20-F20.9) e (F21-F22.9)

Transtornos Psicóticos (F23-F23.9)

Transtornos de Humor (F30-F30.9)

Transtornos Neuróticos (F40-F40.9)

Sindromes Comportramentais (F50-F59)

Transtornos de Personalidade (F60-F69)

Retardo Mental (F70-F79)

Transtornos da Fala e da Linguagem (F80-F89)

Transtornos do Comportamento e Emocionais (F90-F99)

Tecla Ctrl+F copie e cole vai abrir duas correspondências a 1° é o indice logo abaixo e a 2° é o tópico no texto. Se você prefere ver o texto com link ancora clique aqui-> Wilba Interativo

Este Agrupamento contem:

F23 Transtornos psicóticos agudos e transitórios

F23.0 Transtorno psicótico agudo polimorfo, sem sintomas esquizofrênico

F23.1 Transtorno psicótico agudo polimorfo, com sintomas esquizofrênicos

F23.2 Transtorno psicótico agudo de tipo esquizofrênico (schizophrenia-like)

F23.3 Outros transtornos psicóticos agudos, essencialmente delirantes

F23.8 Outros transtornos psicóticos agudos e transitórios

F23.9 Transtorno psicótico agudo e transitório não especificado

F 24 Transtorno Delirante Induzido

F25 Transtornos esquizo afetivos.

F25.0 Transtorno esquizo afetivo do tipo maníaco

F25.1 Transtorno esquizo afetivo do tipo depressivo

F25.2 Transtorno esquizo afetivo do tipo misto

F25.8 Outros transtornos esquizo afetivos

F25.9 Transtorno esquizo afetivo não especificado

F28 Outros transtornos psicóticos não-orgânicos

F29 Psicose não-orgânica não especificada

F23 Transtornos psicóticos agudos e transitórios -Grupo heterogêneo de transtornos caracterizados pela ocorrência aguda de sintomas psicóticos tais como ideias delirantes, alucinações, perturbações das percepções e por uma desorganização maciça do comportamento normal. O termo “agudo” é aqui utilizado para caracterizar o desenvolvimento crescente de um quadro clínico manifestamente patológico em duas semanas no máximo. Para estes transtornos não há evidência de uma etiologia orgânica. Acompanham-se frequentemente de uma perplexidade e de uma confusão, mas as perturbações de orientação no tempo e no espaço e quanto à pessoa não são suficientemente constantes ou graves para responder aos critérios de um delirium de origem orgânica (F05.-). Em geral estes transtornos se curam completamente em menos de poucos meses, frequentemente em algumas semanas ou mesmo dias. Quando o transtorno persiste o diagnóstico deve ser modificado. O transtorno pode estar associado a um “stress” agudo (os acontecimentos geralmente geradores de “stress” precedem de uma a duas semanas o aparecimento do transtorno).

F23.0 Transtorno psicótico agudo polimorfo, sem sintomas esquizofrênico-Transtorno psicótico agudo que comporta alucinações, ideias delirantes ou perturbações das percepções manifestas, mas muito variáveis, mudando de dia para dia ou mesmo de hora para hora. Existe frequentemente uma desordem emocional que se acompanha de sentimentos intensos e transitórios de felicidade ou de êxtase, ou de ansiedade e de irritabilidade. O polimorfismo e a instabilidade são a característica do quadro clínico. As características psicóticas não correspondem aos critérios diagnósticos da esquizofrenia (F20.-). Estes transtornos tem frequentemente um início

repentino, desenvolvendo-se em geral rapidamente no espaço de poucos dias e desaparecendo também em geral rapidamente, sem recidivas. Quando os sintomas persistem, o diagnóstico deve ser modificado pelo de transtorno delirante persistente. (F22.-)

Bouffé delirante Psicose cicloide -> sem sintomas de esquizofrenia ou não especificados.

F23.1 Transtorno psicótico agudo polimorfo, com sintomas esquizofrênicos- Transtorno psicótico agudo caracterizado pela presença do quadro clínico polimorfo e instável descrito em F23.0, mas comportando além disso, e apesar da instabilidade do quadro clínico, alguns sintomas tipicamente esquizofrênicos, presentes durante a maior parte do tempo. Quando os sintomas esquizofrênicos persistem, o diagnóstico deve ser modificado pelo de esquizofrenia (F20.-)

Bouffée delirante com sintomas de esquizofrenia

Psicose cicloide com sintomas de esquizofrenia

F23.2 Transtorno psicótico agudo de tipo esquizofrênico (schizophrenia-like)-Transtorno psicótico agudo caracterizado pela presença de sintomas psicóticos relativamente estáveis e justificam o diagnóstico de esquizofrenia (F20.-), mas que persistem por menos de um mês. As características polimorfas instáveis descritas em F23.0 estão ausentes. Quando os sintomas persistem, o diagnóstico deve ser modificado pelo de esquizofrenia (F20.-).

Ataque, Psicose,Transtorno-> Esquizofrenia Breve

Esquizofrenia aguda (indiferenciada)

Onirofrenia

Reação esquizofrênica

Exclui:

transtorno orgânico delirante [tipo esquizofrênico] (F06.2)

transtornos esquizofreniformes SOE (F20.8)

F23.3 Outros transtornos psicóticos agudos, essencialmente delirantes-Transtorno psicótico agudo, caracterizado pela presença de ideias delirantes ou de alucinações relativamente estáveis, mas que não justificam um diagnostico de esquizofrenia (F20.-). Quando as ideias delirantes persistem, o diagnóstico deve ser modificado pelo de transtorno delirante persistente (F22.-).

Psicose paranoica psicogênica

Reação paranoica

F23.8 Outros transtornos psicóticos agudos e transitórios-Todos os outros transtornos psicóticos agudos especificados, para os quais não há evidência de uma etiologia orgânica, e que não justificam a classificação em F23.0-.3

F23.9 Transtorno psicótico agudo e transitório não especificado

-Psicose reativa breve SOE

-Psicose reativa

F 24 Transtorno Delirante Induzido-Transtorno delirante partilhado por duas ou mais pessoas ligadas muito estreitamente entre si no plano emocional. Apenas uma dessas pessoas apresenta um transtorno psicótico autêntico; as ideias delirantes são induzidas na(s) outra(s) e são habitualmente abandonadas em caso de separação das pessoas.

“Folie à deux”

Transtorno :

Paranoicopsicótico-> induzido

F25 Transtornos esquizo afetivos- Trata-se de transtornos episódicos nos quais tanto os sintomas afetivos quanto os esquizofrênicos são proeminentes de tal modo que o episódio da doença não justifica um diagnóstico quer de esquizofrenia quer de episódio depressivo ou maníaco. Outras afecções em que os sintomas afetivos estão superpostos a doença esquizofrênica pré-existente ou coexistem ou alternam com transtornos delirantes persistentes de outros tipos, são classificados em F20-F29. Os sintomas psicóticos que não correspondem ao caráter dominante do transtorno afetivo, não justificam um diagnóstico de transtorno esquizo afetivo.

F25.0 Transtorno esquizo afetivo do tipo maníaco-Transtorno em que tanto sintomas esquizofrênicos quanto maníacos são proeminentes de tal modo que o episódio da doença não justifica um diagnóstico quer de esquizofrenia quer de episódio maníaco. Esta categoria deveria ser usada tanto para um único episódio, quer para classificar um transtorno recorrente no qual a maioria dos episódios são esquizo afetivos do tipo maníaco.

Psicose:-esquizo afetiva, tipo maníaco-esquizofreniforme, tipo maníaco

F25.1 Transtorno esquizo afetivo do tipo depressivo -Transtorno em que os sintomas esquizofrênicos e os sintomas depressivos são proeminentes de tal modo que o episódio da doença não justifica o diagnóstico nem de esquizofrenia nem de um episódio depressivo. Esta categoria deve ser utilizada para classificar quer um episódio isolado, quer um transtorno recorrente no qual a maioria dos episódios são esquizo afetivos do tipo depressivo.

Psicose:

-esquizo afetiva, tipo depressivo-esquizofreniforme, tipo depressivo

F25.2 Transtorno esquizo afetivo do tipo misto

Esquizofrenia cíclica

Psicose esquizofrênica e afetiva mista

F25.8 Outros transtornos esquizo afetivos

F25.9 Transtorno esquizo afetivo não especificado

Psicose esquizo afetiva SOE

F28 Outros transtornos psicóticos não-orgânicos -Transtornos delirantes ou alucinatórios que não justificam os diagnósticos de esquizofrenia (F20.-), dos transtornos delirantes persistentes (F22.-), dos transtornos psicóticos agudos e transitórios (F23.-), de um episódio maníaco do tipo psicótico (F30.2), ou de um episódio depressivo grave (F32.3).Psicose alucinatória crônica

F29 Psicose não-orgânica não especificada

Psicose SOE

Exclui:

psicose orgânica ou sintomática SOE (F09)

transtorno mental SOE (F99

Fonte Datasus Cid 10 -> Datasus

Original Transtorno Psicótico