Drogas e seus efeitos

Este artigo tem por finalidade informar explicar e conscientizar aos jovens sobre os efeitos das drogas no organismo humano e suas sequelas físicas e psíquicas.

As drogas podem ser licitas ou ilícitas,o que veremos posteriormente,e podemos classifica-las do ponto de vista dos efeitos que podem provocar no ser humano. As drogas podem ser; depressora do sistema nervoso central,estimuladoras, e as que perturbam o sistema nervoso central. As drogas ou substância psicoativa, provocam mudanças mentais e comportamentais no individuo que à usuário,é que faz uso frequente de substância químicas ilícitas ou licitas ele precisa aumentar progressivamente a dose para que o efeito desejado seja obtido, chegando ao ponto em que o individuo não consegue livra-se do uso da droga que frequentemente usa mesmo quando os efeitos não são mais prazerosos.

Enquanto certos indivíduos aumentam a dose para sentir os efeitos prazerosos outros não conseguem se livrar delas ainda que não sintam mais prazer com seu uso. No primeiro caso ,trata-se de uma tolerância onde o individuo tem que ir aumentando a dose para para sentir o mesmo prazer. E no segundo caso trata-se da síndrome de abstinência, que se caracteriza por uma serie de sinais e sintomas que se manifestam quando o individuo suspende de forma parcial ou total o uso da droga consumida por ele há algum tempo.

AS DROGAS -Podem ser classificadas em três grupos, quando levarmos em consideração os efeitos que as mesmas causam no sistema nervoso central. Os efeitos podem ser classificados como ; substancias depressoras do sistema nervoso central,estimuladoras ou perturbadoras.

É grande a variedade de substâncias depressoras com propriedade física e química bastante diferenciada que diminuem a atividade do sistema nervoso,que em consequência dessa ação há uma tendência de influência na atividade motora, que caracteriza-se pela euforia inicial. Tudo isto junto podemos classificar como transtorno mental e comportamental devido o uso de substância psicoativa,que em síntese significa agitação psicomotora produto da fermentação de Carboidratos presentes em vegetais,como a cana de açúcar,cevada uva entre outras. Estudos realizados ,o que já não é nenhuma novidade, constata que existe uma relação do álcool e seus níveis no sangue. Quando os níveis são baixos podemos observar desinibição do comportamento com diminuição do sentido da autocritica e oscilação no estado de humor. Também podem ocorrer descoordenação motora e alterações dos sentidos assim como a visão e a audição. Com o aumento do nível de álcool no sangue podemos observar um agravamento do seu estado físico e mental, um sintoma complexo que e denominado de ataria,que se caracteriza pela dificuldade de locomoção,fala embolada e incompreensível lentidão de pensamento ( bradipsiquia ) e prejuízos na capacidade de raciocínio e de concentração. O álcool é uma droga licita,pois é comercializada legalmente mais seu consumo continuado e persistente por muito tempo possibilita o aparecimento de doenças diversas assim como as do estômago gastrite,do figado cirrose do pâncreas e do coração ,distúrbios neurológicos e alterações do sangue. Alguns sintomas e sinais se manifestam na síndrome de abstinência,como tremores ( reações extrapiramidais ) irritabilidade ,insônia,aumento dos batimentos cardíacos ( taquicardia ) transpiração excessiva e hipertensão. Nos casos mais graves quadro de agitação psicomotora, confusão mental, alucinações (transtorno psicótico ) o chamado de delirium tremes. Muitos usuários chegam a terem convulsões generalizadas com manifestações paroxísticas graves que podem até levar a morte.

Os Barbitúricos-Os barbitúricos são drogas produzidas em laboratórios desde o começo do século XX no inicio foram usadas exclusivamente, como medicamento,no tratamento de insônia. Sua prescrição requer cuidados,para estabelecer a dose necessária para proporcionar os efeitos terapêuticos desejáveis e evitar a dose letal. A ingestão se dá por via oral ou injetável,seus principais efeitos são a diminuição da capacidade de raciocínio - na formação do juízo-e da concentração e a sensação de calma ,o relaxamento e a sonolência. Porém a sonolência produzido por essa droga é muito diferente do sono fisiológico natural, como também acontece com outras substâncias semelhantes que tem efeito sonífero. Em doses elevadas ou tóxicas,começam a aparecer sinais e sintomas de descoordenação motora e aumento acentuado da sonolência,levando o individuo ao coma ou até mesmo a morte,por parada respiratória. Os barbitúricos também podem causar tolerância e a síndrome de abstinência,acontece principalmente quando o indivíduo usa doses elevadas desde o inicio,necessitando cada vez mais de uma dose mais forte .Já no caso da abstinência isto é ; quando o uso é interrompido pode ocasionar insônia, irritação e ate´convulsões.

OS BENZODIAZEPÍNICOS - São substâncias também conhecidas com ansiolíticos ou tranquilizantes, tem efeitos semelhante aos dos barbitúricos porém os benzodiazepínicos garantem maior segurança , uma vez que a dose prescrita pelo médico está abaixo das doses tóxica e letal. Os benzodiazepínicos mais conhecidos são;midazolam,clonazepam, flunitrazepam, bromazepam ,lorazepam e o diazepan. As consequência da ação mais frequentes são a diminuição da ansiedade, a sonolência e o relaxamento muscular,influenciando também nos processos de aprendizagem e de memorização. Embora seja uma droga mais segura em relação a suas consequências,porque para que isto aconteça é preciso de uma dosagem muito elevada par que ocorra uma reação tóxica, mais pode ocorrer intoxicação se usadas em conjunto com outras substância depressoras do sistema nervoso central, principalmente o álcool e barbitúricos. São drogas que também podem causar tolerância ou dependência.

OS OPIOIDES -Neste grupo estão incluídos drogas naturais, assim como os derivados das papoula do oriente ( papaver somniferum ) , semi-sintética e sintética porque são produzidas a partir de modificações químicas da substância naturais assim como a codeína e a morfina. São depressoras do sistema nervoso central e possuem ação mais especifica, sendo utilizadas como analgésico ,como inibidoras do reflexo da tosse e no tratamento da diarreia. Seu efeito sedativo no entanto, prejudica a capacidade de concentração,causando torpor e sonolência. O uso abusivo pode causar parada respiratória,perda de consciência e a morte. Também pode causar tolerância e na abstinência causar náuseas vômitos,diarreia,cãibras,cólicas intestinais,lacrimejamento coriza e ereção dos pelos do corpo.

AS SUBSTÂNCIAS VOLÁTEIS -São substancias depressoras,usadas por via nasal e não possuem utilização,clinica dentre eles podemos mencionar o tolueno,xilol ,n-hexano, acetato de etila e o tricloroetileno além do éter e clorofórmio. As consequências do seu uso são inicialmente estimuladoras -aparente - do sistema nervoso tornando a pessoa eufórica e desinibida,em seguida pode ocorrer depressão acompanhada de confusão mental e desorientação. As alucinações visuais e auditivas também podem aparecer no curso das manifestações. Numa terceira fase pode ocorrer depressão ,redução no estado de alerta , descoordenação ocular e motora e diminuição acentuada dos reflexos. Na quarta fase ocorre aumento da depressão, inconsciência com convulsão coma e até a morte. O uso cronico pode levar a destruição dos neurônios causando danos irrecuperáveis ao cérebro,nos rins ,fígado nervos periféricos,medula óssea. Os solventes causam tolerância, mais não existem registro de sintomas e sinais causados pela síndrome de abstinência,como uso dessas drogas.

Substâncias Estimuladoras do Sistema Nervoso Central -Nessa categoria estão as drogas que são capazes de aumentar a atividade de determinados grupos de células nervosas,com elevado estado de alerta,insônia e aceleração dos processos psíquicos. São exemplos dessas drogas as anfetaminas.

As Anfetaminas - São também conhecidas como bolinhas,rebite - são substâncias sintéticas produzidas em laboratórios e comercializada como medicamento. São usadas de forma injetável e por via oral, como moderadores do apetite e como estimulante. São exemplos dessas drogas o femproporex, metilfenidrato,manzidol,metanfetamina e a detilpropiona. Um individuo que usa esse tipo de droga experimenta uma diminuição do apetite e do sono,sente-se cheia de energia e menos cansada,mesmo que faça uma atividade considerada de esforço excessivo,ocorre dilatação da pupila ( midríase ) , elevação da pressão arterial e taquicardia. Também podem causar tolerância principalmente em pessoas que utilizam doses altas desde o início. Na síndrome de abstinência surgem sintomas depressivos bastantes intensos,como falta de animo de energia e perda da volição.

A COCAÍNA -Também conhecida como Brizola, branquinha, pico, neve, pó é extraída da folha da erythroxylon. coca , o mecanismo de ação da cocaína é muito semelhante a das anfetaminas,seus efeitos são sentidos rapidamente e também passam rapidamente e seus efeitos podem ser mais intensos quando são injetados ou se o produto utilizado e o crack. Seus efeitos produzem modificações comportamentais e mentais no individuo entre as quais pode-se ressaltar a irritabilidade,agressividade,alucinações auditivas e visuais ( estado psicótico )induzido pelo efeito da droga. Entre os efeitos que se manifestam no corpo pode-se ressaltar o aumento da temperatura,convulsões dilatação da pupila (midríase ) elevação da pressão arterial e taquicardia ( que pode ocasionar parada cardíaca) que é uma das possíveis causas de morte por superdosagem ou overdose .O uso da cocaína tem sido associado a enfarto em indivíduos jovens para a ocorrência de doença dessa natureza.

Substâncias Perturbadoras do Sistema Nervoso Central - São as drogas alucinógenas, essas drogas provocam alterações no funcionamento do cérebro, do que resultam transtornos psíquicos tais como delírios e alucinações, No delírio o individuo tem alterações na formação do juízo atribuindo significado anormais aos eventos que ocorrem a sua volta é frequente a ocorrência do delírio persecutório - o individuo sente-se perseguido e que alguém está querendo lhe matar. As drogas perturbadoras do SNC mais frequente entre os usuários são; a maconha,as substancias alucinógenas o ácido lisérgico LSD ,o ecstasy e os anticolinérgicos.

Maconha que no Brasil é também conhecida como canábis sativa,marijuana,fumo,baseado, bagulho ou jamba. O elemento responsável pelos efeitos da droga - maconha- é o tetrahidrocanabinol ( THC ) . A maconha, geralmente é fumada como cigarros mais também pode ser ingerida. Seus efeitos no psiquismo na sua forma aguda mais comuns são a sensação de bem estar,relaxamento e calma. .Algumas pessoas sentem angustia,ansiedade,ficam com medo de perder o controle com tremores e transpiração excessiva. Pode também ocorrer pertubação da orientação tempo espaço além de prejuízos na capacidade memória e atenção. Na forma dos estados psíquicos crônicos os usuários pelo uso continuo sofrem interferência na capacidade de aprendizado e memorização, o que pode levar o individuo a sentir-se desmotivado desleixo pessoal e incapacidade de atender as exigências sociais.

Substâncias Alucinógenas- Assim como outras drogas já mencionadas anteriormente,também provocam alterações psíquicas,alucinações delírios. Dentre as plantas que possuem propriedade alucinógenas,destacam-se os cogumelos ( PSYLOCIBE MEXICANA ) a jurema ( MIMOSA HOSTILIS ) o caapi e achacrona, banisteriopsis caapi e ppsych virides que são as plantas usadas no culto do Santo Daime em varias seitas.

O Ácido Lisérgico LSD - É uma droga sintetizada artificialmente mais potente que se conhece,pequenas doses de 20 a 50 milionésimo de grama produzem efeitos que tem duração em torno de 04 a 12 horas. Cada pessoa reagem de forma diferente co o uso do LSD,depende das sensibilidade de cada um,do estado de espirito ,do momento do ambiente em que se dá a experiência. Existe distorções na percepção ,contornos cores e formas,fusão dos sentidos percebem os sons como se os mesmos adquirissem forma e cores. Alterações na percepção do tempo e do espaço, chega a perceber minutos como se fossem horas e pequenas distância como se fossem quilômetros. Durante o estado de excitação como o de panico, ansiedade e angustia podem vivenciar tanto boas como más viagens. Diante do efeito dessa droga o sujeito julga-se capazes de realizarem coisas grandiosas e extraordinárias. Também ocorre durante o curso de uma ansiedade intensa o chamado de flashbac, que é o retorno de experiencias vividas apos semanas ou meses depois do consumo do LSD ,mesmo sem ter usado a droga novamente. A tolerância a droga pode ocorrer muito rapidamente mais desaparece muito rapidamente com a interrupção do uso da droga. Embora possa ocorrer dependência, não existe registro de dependência se o individuo deixa de consumir a droga.

O ECSTASY - É uma droga que tem semelhança com as anfetaminas ,tem propriedades estimulantes dos seus efeitos mais graves tem se registrado a hipertermia maligna, que é o aumento acentuado da temperatura do corpo. São drogas frequentemente associada a certos grupos sociais, entre jovens frequentadores de clubes de dança . Os Anticolinérgicos- São substâncias proveniente de plantas semelhante as que anteriormente foram mencionadas,destaca-se a dutra, conhecida como sais branca, trombeteira ou zabumba me certos medicamentos como hexafenidil, diciclomina e o biperideno.

Os Transtornos mentais e comportamentais devido o uso de substância psicoativas - O individuo usuário de substâncias toxicas e que fazem uso continuo dessas drogas quando em surto podem apresentar quadro clínicos diversos e que depende da sensibilidade de cada usuário e do tempo que usa a droga. Eis alguns quadro clínicos mais frequentes que tenho presenciado no atendimento a usuários em minha atividade profissional. Os casos mais frequentes são a intoxicação aguda,em que o individuo apresenta alterações senso perceptiva,delírio frequentemente de natureza persecutória ,inquietação motora , insonia dificuldade em estabelecer dialogo coerente,ansiedade e distúrbios da atenção. Síndrome de dependência - O paciente apresenta um conjunto de fenômenos comportamentais que se desenvolvem após repetidos consumo da substância. Apresentam dificuldade de controlar o consumo -forte desejo de usar a droga ( associado a alterações dos processos cognitivos ) não consegue dar um significado sobre o que está acontecendo -e por este motivo não conseguem direcionar para novos comportamentos. Ficam bastantes ansiosos se comprometem em deixar de usar a droga,que vai trabalhar quando receber alta,mais os sintomas das dependência prevalecem embora estejam medicado com outras drogas para ajudar a controlar a dependência ( para protege-los )mais mesmo assim é comum voltarem ao internamento alguns dias depois de receberem alta. Isso porque o trabalho deve ser continuado apos alta e na maioria das vezes isto não acontece.

Drogas e seus efeitos