Recursos livres para instalar 

Nesta página apresentamos alguns  recursos livres.  A sua utilização é, geralmente, muito simples e imediata. 

Para instalar carregue no nome do recurso.

O Teclado Virtual Grátis funciona em qualquer versão do Windows. Este teclado virtual apresenta teclas grandes, que facilitam a datilografia. Este teclado  possibilita a alteração  do tamanho, da cor e da transparência do teclado e  permite que pessoas com problemas de mobilidade usem o teclado por meio de um dispositivo indicador. 

O Teclado Virtual Grátis é um aplicativo totalmente portátil, o que significa que se pode guardar num dispositivo USB e executá-lo diretamente desse dispositivo.

O Minisebran – Software gratuito para crianças é um conjunto gratuito de jogos educativos para crianças entre os 2 e os 6 anos. É constituído por oito exercícios diferentes, incluindo exercícios de garatuja e jogos muito simples para conhecer os números e as letras e aprender a usar o teclado.

O software Sebran é indicado para crianças a partir dos 4 anos.

Utiliza várias figuras coloridas e música.

Tem doze tipos de exercícios diferentes, envolvendo as quatro operações matemáticas, das quais os seis mais simples oferecem quatro alternativas possíveis para resposta. Se o aluno escolhe a alternativa correta, aparece um sorriso. Se optar pela errada, um rosto franzido negará a resposta, possibilitando uma nova tentativa. Há também um exercício que introduz os números de 1 a 9. Estes são usados nas atividades de adição, subtração e multiplicação, cada um com dois níveis de dificuldade.

No jogo “Aponte a Figura” aparece uma palavra e 4 figuras para a criança apontar a figura correspondente à referida palavra.

No jogo ” primeira letra” a criança tem que selecionar, de entre 4 letras dadas a que corresponde à primeira letra de uma palavra associada à imagem.

Há ainda jogos de memória, memória de palavras e a forca.

Por último os jogos “ chuva ABC”, “chuva de letras” e chuva 1+2 auxiliam na prática da digitalização utilizando o teclado.

Finalidades:

Drawing for Children ou draw4ch2 é uma aplicação de desenho especialmente desenvolvida para crianças, mesmo para aquelas que ainda não sabem ler. Ícones coloridos permitem que as crianças entendam as ações gráficas que representam.

A aplicação inclui comandos de desenho normais como linhas, círculos, formas, … e muitas maneiras diferentes de desenhar, para que as crianças aprendam a usá-las brincando com todas as imagens e botões. Também oferece complementos divertidos como árvores, bolhas, erva ,...

Várias canetas, muitos efeitos especiais, carimbos, cliparts, fundos tornam o programa mais atraente para as crianças, de uma forma lúdica, aprenderem, desenvolverem a sua criatividade e produzirem os seus registos gráficos.

As teclas "Shift" e "Ctrl" pressionadas enquanto desenha farão com que ações diferentes aconteçam. A tecla "Alt" transforma a posição do desenho numa grade, o que é útil para definir as imagens em determinadas posições.

Recursos especiais como: rotação de imagem, carimbo, configurações de fundo,…. adicionam efeitos espetaculares. Os trabalhos realizados podem ser salvos e reutilizadas posteriormente.

O GCompris é um ‘software’ livre, composto por um pacote de aplicações educativas de alta qualidade, e uma grande quantidade de atividades para crianças dos 2 aos 10 anos. Algumas são apresentadas de forma lúdica.

A lista de categorias das atividades, com alguns exemplos, é a seguinte:

De momento, oferece cerca de 100 atividades, estando mais em desenvolvimento.

O Zoomit é uma aplicação que permite aumentar a área visível do ambiente de trabalho, tornando possível que os alunos com dificuldades de visão possam controlar a zona que querem ver.

O único inconveniente é que não possibilita trabalhar com outras aplicações. No fundo é apenas uma "grande lupa".

O QMentat é um programa de prática de aritmética mental, gratuito, flexível e poderoso. É bastante configurável possibilitando adaptar as perguntas às necessidades dos alunos e professores.

Atualmente pode praticar-se em qualquer das seguintes operações:

O NVDA - nova versão NVDA 2023.2- (Nonvisual Desktop Access) é um leitor de ecrã para cegos, criado por Michael Curran para sistemas Windows.

O NVDA é um leitor de ecrã com voz (falante) gratuito que permite a pessoas cegas e deficientes visuais utilizar computadores com sistema operativo Windows de forma fácil e acessível.

O leitor de ecrã NVDA pode ser descarregado gratuitamente por qualquer pessoa.

O Klavaro é um programa, livre, de treino de escrita para ambiente Windows desenvolvido por Felipe Castro e foi projetado para desenvolver as capacidades de digitação de texto.

Originalmente o software contém um conjunto de atividades com vários níveis de dificuldade e de combinações de teclas. O menu principal tem 5 áreas: Introdução (onde são dadas algumas instruções), Curso Básico (treino inicial), Adaptabilidade (teclas aleatórias), Velocidade (palavras aleatórias) e Fluidez (textos completos).

O Klavaro pode ser facilmente adaptado para alunos com dislexia ou com dificuldades de aprendizagem, pois permite a utilização de ficheiros com sequências de letras específicas ou textos de modo a desenvolver as capacidades dos alunos. Também é possível fazer o registo da evolução do aluno de acordo com os objetivos inicialmente previstos.

ColorADD - CÓDIGO DE CORES PARA DALTÓNICOS é uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite ao daltónico identificar as cores, com um infinito espectro de utilização em empresas/entidades sempre que a cor seja um fator de identificação, orientação ou escolha.

Trata-se de um código baseado num sistema de linguagem monocromática, sustentada pela “Teoria da cor”, ou seja, as cores secundárias ou as cores obtidas através da mistura de duas cores primárias, permite a criação de um código gráfico Universal.

Trata-se de um projeto, criado pelo designer português Miguel Neiva, cujo objetivo é facilitar a identificação de cores para todos aqueles que manifestem algum tipo de dificuldade a esse nível, e está a ser aplicado, a nível mundial, em diferentes áreas: educação, transportes, saúde, acessibilidade, vestuário, calçado, cosmética, etc... Deste modo, contribui determinantemente para a integração e bem-estar social destas pessoas, tornando a comunicação mais eficiente, responsável e inclusiva.

No caso de alunos que apresentem alterações na identificação das cores, a utilização deste código como estratégia para a compreensão plena das tarefas solicitadas, tem-se revelado um facilitador substancial.

O Spreadthesign é um site que reúne gestos de diferentes línguas gestuais de todo o mundo. Usando a caixa de pesquisa, digita-se a palavra ou expressão que se pretende pesquisar.

O site é administrado pela Organização sem fins lucrativos European Sign Language Centre e o projeto é um processo contínuo.

O ArtMini – O Atractor produziu um conjunto de jogos virtuais dirigido a alunos até ao final do 1º Ciclo. Pode ser importado gratuitamente para Windows ou para Mac 

Com o ArtMini as crianças podem:

1.    Treinar operações algébricas, como a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão;

2.    Comparar números usando "Maior, menor ou igual";

3.    Brincar com dinheiro virtual;

4.    Encontrar todas as diferentes combinações possíveis entre objetos, em "Quantas escolhas?";

5.    Programar um boneco para apanhar todas as bolas;

Está também disponível uma versão para tablet ou telemóvel, Androide e IOS  

ARASAAC  e pictogramas ARASAAC oferece recursos gráficos e materiais adaptados sob licença Creative Commons (BY - NC - SA) para facilitar a comunicação e a acessibilidade cognitiva a todas as pessoas que, por diferentes razões (autismo, deficiência intelectual, ausência de linguagem, idade, etc.), apresentam sérias dificuldades nestas áreas que impedem a sua inclusão em qualquer domínio da vida quotidiana.

O Araword é um software grátis, desenvolvido pelo Departamento de Informática e Engenheira de Sistemas de CPS de Saragoça, e que se enquadra nas aplicações para comunicação aumentativa e alternativa.

É uma aplicação informática livre, enquadrada num conjunto de ferramentas para a comunicação aumentativa e alternativa. Consiste num processador de textos que permite a escrita simultânea de texto e pictogramas. AraWord permite a elaboração de materiais e a adaptação de textos para pessoas com dificuldades ao nível da comunicação funcional. Também é muito útil para alunos que se encontram a iniciar o processo de aprendizagem da leitura e escrita, uma vez que a visualização do pictograma em simultâneo com a escrita da palavra ou frase, funciona como reforço positivo para reconhecer e avaliar se a escrita está correta.

Necessita de nstalar o Java | Oracle 

Existe apenas um inconveniente na conjugação de verbos, pois é necessário utilizar o infinitivo e alterá-lo posteriormente.

Depois de instalar o Araword é necessário atualizar a base de dados dos pictogramas, senão não é possível ver as imagens, ação que poderá levar algum tempo.

O manual, em português do brasil, pode ser útil para resolver algumas dúvidas.


Tutorial do Arawod - Crtic Viana do Castelo 

O ADAPRO é um processador de texto gratuito direcionado para pessoas com dificuldade de aprendizagem como a dislexia ou um transtorno do desenvolvimento como o autismo. Possui uma interface adaptada, perfeita e configurável que fornece um ambiente simplificado confiável, promovendo a atenção sustentada do utilizador.
Pode ser baixado e usado de forma totalmente gratuita para qualquer finalidade. Suporta Inglês, Espanhol e Português. Se o Java 6 ou superior já estiver instalado no computador, ele precisará de instalação.

ZAC Browser é um navegador de Internet projetado especificamente para crianças e adolescentes com perturbação do espectro do autismo. Como as crianças autistas apresentam características como dificuldades na interação social, na comunicação, interesses restritos e comportamento repetitivo, a experiência padrão do navegador pode muitas vezes ser esmagadora. O navegador ZAC reduz o número de controles da interface do utilizador e remove o acesso a grande parte da Web para simplificar a experiência das crianças autistas.

Uma vez aberto, ele só pode ser fechado através do atalho ctrl + L e, enquanto estiver ativo, os utilizadores só poderão aceder ao conteúdo dentro dos limites definidos pelo programa.

Childsplay é um conjunto de jogos educativos onde as crianças poderão aprender através de diferentes atividades. 

Trata-se de um projeto “open source” que envolve diferentes programadores de todo o  mundo.
Os criadores sugerem que o jogo seja recomendado para crianças de três a sete anos.

Os jogos incluídos na aplicação são interessantes e diversificados:
- Soletrar palavras de acordo com os desenhos apresentados no ecrã; 

- O tradicional 'Pacman' mas com o objetivo de apanhar as letras;

-Jogos de memória visual e auditiva;

- Matemática simples, como contar o número de balões que aparecem no ecrã, e muito mais.