UNINDO OBREIROS - AGOSTO 2020

Mairiporã-SP - 27 de agosto de 2020

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA DIRETORIA DA APEC

ENTRE O PASSADO E O FUTURO

Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei (Js 1:5).

O nome Moisés é citado onze vezes em Josué 1, o capítulo da transição entre o deserto e a conquista de Canaã. Moisés ainda é presença forte, mas está morto. A nova condição do povo deve ter trazido grande expectativa e temor pelo futuro. Pois neste contexto, Deus se apresenta como elo entre o morto (Moisés) e o vivo (Josué), garantindo a continuidade de ajuda ao povo e ao líder que desponta do mesmo modo como fizera com Moisés. Moisés morreu, mas Deus não está morto.

A promessa como fui com Moisés... serei contigo.. liga também o passado com o futuro. É alentador saber que o Senhor é o Deus do tempo e da eternidade, o Senhor da história. Ele não envelhece, enfraquece ou perece como os mortais. O que fez ontem faz hoje fará amanhã e para sempre. Como diz Hb 13.8: Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Isso deve trazer paz em momentos de transição ou de incertezas como: o início de um emprego, de um curso, de um namoro ou casamento, de um novo ano, dentre outras situações novas ou inesperadas

Como fui com Moisés, assim serei contigo aponta ainda para uma ligação entre o conhecido e o desconhecido. O que tinham experimentado nos últimos 40 anos era do conhecimento de todos.

Diz Dt 8:2-3: Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem. Mas, agora, diante do desconhecido, as dúvidas eram inevitáveis: Como será a liderança de Josué? Como serão as batalhas para a posse da terra? Onde cada um vai viver? Vão se adaptar à vida em Canaã? O futuro será mesmo melhor que o passado ou o presente? Nessas horas, é bom saber que Deus conhece o que nos é desconhecido e nos ajudará em todas as situações. Isso dá coragem para seguir em frente.

Uma comparação entre Moisés e Josué mostra ainda um contraste entre o grande e o pequeno. Quão difícil deve ter sido para Josué substituir uma figura como Moisés! Ele deve ter ouvido muitas comparações injustas e cruéis. De fato, Moisés foi sem igual: Nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés, com quem o Senhor houvesse tratado face a face (Dt 34.10). Mas Deus faz o elo entre o grande e o pequeno e usa os dois na continuidade de sua obra.

E A APEC?

No momento, a APEC encontra-se igualmente entre o passado e o futuro. Durante décadas, a missão manteve os mesmos cursos, nos mesmos lugares, com os mesmos métodos e com as mesmas estratégias. Nesses dias de pandemia, porém, descobrimos que o mundo mudou. Agora, as aulas já não são mais presenciais e os métodos de abordagens de alunos e professores terão que ser on-line. Isso obriga-nos a fazer mudança. Todos precisaremos adaptar nossas atividades aos novos tempos. Isso também inclui mudanças administrativas e financeiras. É evidente que não mudamos nossa visão e propósito como organização: ganhar as crianças para Cristo.

Atendendo a essa demanda, a Diretoria Nacional tem feito algumas mudanças nas políticas de administração da APEC. Pedimos que todos oremos por sabedoria divina para sabermos como conduzir a missão e suas atividades nesses novos tempos, pois à semelhança dos israelitas, nós também estamos divididos entre o passado e o futuro.

Pr. A. Paulo de Oliveira

“Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.” (Ef 4:3)

_____________________________________________________________

PALAVRA DO SUPERINTENDENTE

A complexidade dos problemas e a rapidez das mudanças são uma realidade difícil de compreender. Quem, de fato, consegue acompanhar as mudanças que estão ocorrendo em todo o mundo e em todos os contextos? Quais serão os desdobramentos? Como será a missão dos que têm sido convocados por Deus para ser sal da terra e luz do mundo? E na obra missionária com as crianças? E o desafio da Palavra de Deus que vale para hoje e para todas as épocas, que é o de INCUTIR A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS nos pequeninos antes até que aprendam a falar? Como ficam os missionários da JANELA OX14, que sabemos que não é da vontade do PAI CELESTE que nenhum pequenino se perca?

Mais do que nunca precisamos estar JUNTOS EM ORAÇÃO e JUNTOS atendendo a recomendação que sempre acompanha o UNINDO OBREIROS - Esforçando-nos “diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.” (Efésios 4:3)

Lembremos que princípios não mudam, mas métodos e maneiras de se fazer o trabalho mudam e precisam, de fato mudar. Nem toda mudança pode ser positiva, mas sem mudança não avançaremos.

Uma verdade óbvia é que DEUS, E SOMENTE ELE, É IMUTÁVEL. E temos um texto extraordinário no livro do profeta Malaquias 3.16: “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vocês, filhos de Jacó, não foram destruídos.”

Pensando nesta palavra MUDANÇA, escrevi este poema:

A MUDANÇA QUE DE FATO MUDA

Uma palavra bem define a vida humana

Desde a concepção até a sepultura,

Ninguém pode escapar de sua urdidura:

É a mudança, que domina soberana.

É evidente, ao pensarmos em mudança,

Que algo passe do melhor para o pior,

Ou vice versa do pior para o melhor.

É evidente, quando vemos a criança

Que vai crescendo, pouco a pouco, em compreensão.

E que adulto, busca um posicionamento,

Na sociedade, sempre em desenvolvimento,

Que nunca finda, mesmo ao tornar-se ancião.

E o inquieto homem nesta busca por sentido,

Vive frustrado neste mundo em decadência,

Sendo acusado em sua própria consciência,

É um pecador sem rumo, sente-se perdido.

Pois não descobre, no horizonte, a esperança

Que só virá mediante o arrependimento,

Quando se muda o desejo e pensamento

E quando a fé em Cristo a sua alma alcança.

E vendo Cristo como Seu substituto

Que lá na cruz em seu lugar foi castigado

Regenerado, e por Deus justificado,

Alcança comunhão com Deus santo e impoluto.

E reconhece em DEUS a Imutabilidade.

Seu Ser e Sua Palavra não terão mudança!

E se percebe, uma criança, que descansa

No eterno amor de Deus e em Sua bondade!

Gilberto Celeti