2) A MARCHA DAS CRIANÇAS

Há no coração de todos os obreiros da APEC a convicção de que a volta do Senhor Jesus Cristo está próxima e ainda há uma grande colheita a ser feita entre as crianças.

A APEC é uma organização missionária que atua exclusivamente para alcançar a população da JANELA 0 / 14 – esta janela não está limitada geograficamente, mas inclui todos os indivíduos que se encontram na faixa etária dos quatro a catorze anos e a quem se deve pregar o evangelho.

Isto não significa que as demais idades não devam ser alcançadas, muito pelo contrário. A ordem do Senhor Jesus é suficientemente clara: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

Lembro-me de certa ocasião, há vários anos, quando trouxe uma mensagem especial para as crianças, na Primeira Igreja Batista de Nilópolis, no estado do Rio de Janeiro, e após o apelo para a salvação, entre várias crianças, um ancião de 78 anos de idade veio à frente, recebendo a Cristo como seu Salvador pessoal. A família dele vibrava de alegria, e aquele velhinho me disse: “Hoje eu entendi a mensagem”.

Lembro-me também, emocionado, daquela menininha de três anos de idade, que após ouvir mais uma vez a sua história predileta, de Noé e o dilúvio, disse: “Papai, eu não quero ser como as pessoas daquela época, desobedientes a Deus, eu quero ter Jesus em meu coração”. E ali mesmo, deitada em sua caminha, orou recebendo a Cristo como seu Salvador. Era minha filha Débora, que hoje já é mamãe.

Tanto o ancião, de 78 anos, como a Débora, de 3 anos, estavam dentro do alcance regenerador do Espírito Santo de Deus. É Ele quem atua no coração de grandes e pequenos. Entretanto, as estatísticas demonstram que, se uma pessoa não receber a Cristo antes dos 15 anos de idade, dificilmente o fará na idade adulta.

Veja a porcentagem de pessoas que recebem a Cristo, de acordo com a faixa etária:

• antes dos 4 anos de idade – 1%

• entre os 4 e 14 anos de idade – 85%

• entre os 15 e 30 anos de idade – 10%

• após os 30 anos de idade – 4%

A APEC concentra seu trabalho na janela 0 / 14 de várias maneiras:

1) Desafiando e capacitando pastores, líderes, professores e pais para aproveitarem as oportunidades na evangelização das crianças. Para fazer isso, a APEC realiza Congressos, Simpósios, Cursos e Palestras em Igrejas, Seminários, Convenções, etc.

2) Promovendo os mais diversos projetos e ministérios, para que um número cada vez maior de crianças seja alcançado com a Palavra de Deus.

3) Produzindo literatura apropriada para o trabalho com as crianças. Há um catálogo de produtos com mais centenas de itens.

(Acesse a Loja Virtual da APEC: www.apeconline.com.br).

Os desafios são imensos, e a APEC conta com a oração e o apoio financeiro de irmãos e igrejas, que sabem da importância estratégica que é ganhar a nova geração para Cristo. Eis algumas atividades que só terão frutos se tiverem a bênção e a direção do Senhor:

1 – Realizar o Instituto de Liderança para o Ministério com Crianças (ILMC) – nos meses de janeiro a março, no Centro de Educação Nacional da APEC (CENA) que fica na propriedade da APEC, em Mairiporã-SP. Este curso capacita líderes, que por sua vez treinarão outros, para o ministério com as crianças. É deste Instituto que saem os missionários de tempo integral da APEC. “A seara na verdade é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mateus 9:37, 38). Saiba mais sobre o ILMC aqui.

2 – Realizar o Acampamento Boas Novas – acontece sempre nos meses de janeiro e julho, na propriedade da APEC em Mairiporã-SP. Cada semana, um grupo de cerca de 100 crianças desfruta de um lindo lugar, onde encontra conselheiros e preletores bem preparados. Ali, o contato com a natureza, a amizade sadia, os esportes e brincadeiras e o tempo com Deus marcam para sempre a vida da criança. São semanas inesquecíveis! Saiba mais sobre o ABN aqui.

3 – Realizar Cursos Oficias e Especias em todo o Brasil – Cursos que são ministrados em todos os campos da APEC, de março a novembro. Veja mais aqui.

4 – Realizar múltiplos ministérios – Clubes Bíblicos nos Lares, Classes Semanais nas Escolas, Campanhas Evangelísticas nas Igrejas, Cursos por Correspondência (Programa da Turma da Bíbla), Alcance de Crianças Deficientes, de Crianças Coreanas, de Crianças Indígenas, etc - Veja mais aqui.

5 – Conseguir intercessores e mantenedores – A APEC é uma obra de fé e necessita de irmãos e igrejas dispostos a interceder e a enviar suas ofertas a cada mês. A APEC precisa de AMIGOS, de parceiros, irmãos e irmãs, que possam:

a) Abrir Núcleos de Oração em favor das crianças e do trabalho da APEC;

b) Contribuir mensalmente para o sustento dos missionários. Veja mais aqui.

6 – Produzir Material Didático para o Ministério com Crianças – Kits para a realização de EBFs, Cânticos ilustrados, Lições bíblicas com conteúdo e doutrina, Lições missionárias, Material para bebês, para pré-escolares, para crianças, para professores, etc. Veja a Loja Virtual da APEC aqui.

7 – Realizar o 24º. Congresso de 13 a 16 de dezembro de 2018, em Águas de Lindóia - SP, com o tema: PREPARANDO CRIANÇAS PARA TEMPOS DIFÍCEIS. Saiba mais aqui.

8 – Promover e Realizar Projetos para chegar mais e melhor a todas as crianças brasileiras. Em 2021 a APEC completará 80 anos no Brasil e caminha os próximos anos com toda força e energia para:

a) Chegar a 80 CAMPOS aos 80 ANOS.

b) Preparar uma Geração de Timóteos, produzindo material para alcançar a criança desde bebê até a juventude;

c) Investir na formação de uma nova liderança para conduzirem o ministério da APEC;

d) Alcançar mais 20 cidades estratégicas com obreiros de tempo integral;

e) Avançar com o Projeto "Bola na Escola" chegando às crianças com a mensagem do evangelho, através do Programa SOU DO TIME DE DEUS usado a Bola de Futebol com as Cores do Livro sem Palavras;

f) Investir no alcance das crianças das tribos indígenas brasileiras, tendo como alvo a formação, até o ano de 2010, de 7 missionários indígenas para trabalharem em suas próprias etnias - Veja mais aqui;

g) Multiplicar o número de assinantes da Revista O EVANGELISTA DE CRIANÇAS. Veja mais aqui;

h) Multiplicar o número dos Amigos da APEC, que cooperem como intercessores, contribuintes, promotores e voluntários.

i) Ampliar e melhorar as dependências do CENA (Centro de Educação Nacional da APEC) e do ABN (Acampamento Boas Novas), em Mairiporã-SP

A Grande Marcha das Crianças

Apesar de todo o esforço e empenho para se alcançar o maior número possível de crianças, o fato é que, anualmente, milhões delas ficam sem ouvir a Mensagem do Evangelho.

Para se ter uma idéia de quantas crianças ficam sem oportunidade para conhecer o Salvador Jesus e a Palavra de Deus, imagine que pudéssemos assistir ao desfile de todas as crianças brasileiras, passando diante de nossos olhos, em grupos de quatro em quatro, a cada três segundos.

Cada vez que contássemos até três… quatro crianças passariam! Quanto tempo você acha que levaria para que todas as crianças brasileiras passassem? Fez as contas?

No primeiro minuto seriam 80 crianças. Na primeira hora seriam 4.800 crianças. No primeiro dia seriam 115.200 crianças. No primeiro mês seriam 3.456.000 crianças. Passariam durante um ano inteiro, nesta cadência, 41.472.000 crianças.

E não teriam passado todas as crianças brasileiras. Há cerca de 60 milhões de crianças, de 0 a 14 anos, no Brasil. Ficaríamos quase dois anos vendo-as passar, de quatro em quatro, a cada três segundos.

Dá para ter uma idéia do imenso desafio que é alcançar esta geração para Cristo? Muitas, que teriam 14 anos no início da marcha, já estariam com 16 no final. E o fato é que há sempre novas crianças chegando para entrar nesta marcha da vida. Esta procissão não termina nunca.

Qual será o fim desta caminhada?

Se uma pessoa não vier a Cristo antes dos 15 anos de idade, dificilmente o fará mais tarde. Que tragédia viver a vida longe de Deus, na escravidão do pecado, com o vazio imenso no fundo da alma e um final de perdição eterna.

É necessário e urgente renovar a paixão pelas crianças!

Como conscientizar aqueles que trabalham com crianças de que não basta saber cantar, contar histórias, fazer brincadeiras, apresentar fantoches e não saber evangelizar?

Como despertar os pastores e líderes das igrejas e organizações missionárias para o fato de que precisamos andar rapidamente para alcançar a próxima geração?

Como conseguir mais obreiros, que se dediquem de tempo integral a ganhar crianças para Cristo?

É Hora de Agir!

Muitos crentes evangélicos estão simplesmente parados, observando as crianças “passarem”.

Esta situação de comodismo e de indiferença precisa ser mudada. O tempo passa muito depressa.

É preciso agir e agir com garra e determinação. Agir rapidamente, renovando a compaixão pelas crianças!

Uma ação completa na evangelização da janela 0 / 14 envolve entre outras coisas:

1 – Disposição para orar pela população da janela 0 / 14 – oração diária, intensa, com inteligência, no Espírito, para que nenhum pequenino se perca, pois esta é a vontade do Pai Celestial, conforme lemos em Mateus 18:14. Escreva para a APEC, informando que deseja ser um parceiro na intercessão pelas crianças.

2 – Disposição para contribuir em favor dos missionários que atuam na janela 0 / 14 – Muitos missionários da APEC estão com dificuldade para conseguir o seu sustento a cada mês, por falta de visão da importância deste trabalho; por falta de informação de como é mantido o trabalho; por falta de compromisso daqueles que prometem enviar suas ofertas, mas não o fazem com regularidade; porque há pessoas e igrejas que esperam que outros contribuam e acabam não se envolvendo. Escolha um dos missionários de sua região e adote-o como seu obreiro. Invista neste ministério.

3 – Disposição para alcançar as crianças de sua própria família, de sua própria igreja, de sua própria vizinhança, das escolas de seu bairro, etc. Procure um dos Cursos da APEC e busque a capacitação necessária para evangelizar e discipular as crianças.

4 – Disposição para usar literatura apropriada para a evangelização das crianças. Saia sempre com os folhetos evangelísticos em suas mãos. Distribua os folhetos entre as crianças. Faça um propósito de entregar pelo menos um folheto por dia; serão 30 crianças a cada mês. Estas crianças poderão ser incentivadas a fazer o Curso por Correspondência, dentro do Programa Turma da Bíblia da APEC. Entre em contato com a APEC para mais informações. Veja aqui mais informações.

E então? Vai continuar parado, apenas observando uma geração inteira passar sem conhecer o Salvador Jesus?

Senhor, promove em mim e em cada leitor deste artigo a visão da Janela 0 x 14 e paixão para trabalhar pelas crianças, para a glória do Teu Santo Nome! Amém!

O FUTURO DO BRASIL ESTÁ NAS MÃOS DAS CRIANÇAS;

O FUTURO DAS CRIANÇAS ESTÁ EM NOSSAS MÃOS.

Gilberto Celeti

superintendencia.apec@apec.com.br