Meta do jogo para o jogador no tapete: Caminhar sobre as casas de uma corda do Violão-tapete, pronunciando o nome da respectiva nota.
Meta do jogo para o violonista: Realizar a digitação na casa indicada pelo jogador e executar o toque na respectiva corda pronunciando o nome da nota.
Objetivo instrucional para todos na sala: Memorizar os nomes das notas na primeira região do instrumento em uma corda.
Objetivo instrucional para o violonista: Exercitar a digitação da mão esquerda e o ato de tanger a corda com a mão direita.
Conhecimentos prévios: Os alunos deverão iniciar o jogo sabendo da existência das notas alteradas e que a distância de uma casa no braço do instrumento corresponde a um semitom.
Meta do jogo para o jogador no tapete: Caminhar sobre as casas de uma corda do Violão-tapete dentro da pulsação escolhida, formando uma pequena melodia.
Meta do jogo para o violonista: Tocar, no instrumento, a pequena melodia criada pelo jogador
Objetivo instrucional para o jogador no tapete: Desenvolver a percepção rítmica necessária para caminhar sobre as casas de uma corda do Violão-tapete de acordo com a pulsação escolhida.
Objetivo instrucional para o violonista: Exercitar o sincronismo entre a digitação e o toque na corda de acordo com a pulsação e o passo do jogador sobre o tapete.
Conhecimentos prévios: Os alunos deverão ser orientados sobre a utilização do pulso musical constante como um recurso que permite que todos toquem juntos a mesma música.
Autor citado: MACHADO, André Campos. Minhas primeiras cordas. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2020.
violaotapete@gmail.com