A segunda frente são os projetos realizados pelos associados de moradores do loteamento Vila Elisa em parceria com diversos atores. Os projetos são realizados por grupos de trabalho, com equipe para cada um, mas são monitorados pela diretoria executiva.
Três Salas de Aulas, Totalizando 8 Turmas Irá funcionar no período da manhã, assim como incentivo à educação de nível infantil, para mães que trabalham no período da manhã ou tarde. O projeto oferecerá vagas para crianças de 2 a 6 anos, com atividades lúdicas e educativas, além de alimentação e assistência de profissionais qualificados. O objetivo é proporcionar às mães a oportunidade de trabalharem com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados. Assim como era quando foi fundada a associação.
Construção de jardim para comercialização de legumes em feira livre. No bairro do Espírito Santo, existem três feiras livres, que atendem cerca de 500 famílias. A construção do jardim permitirá que os moradores cultivem seus próprios legumes, o que reduzirá os custos com alimentação e melhorará a qualidade de vida da comunidade. Já temos essa prática realizada por um bairro vizinho ao nosso.
Existe hoje na cidade de Vitória da Conquista um grande incentivo da prefeitura nas construções de hortas comunitárias como o intuito justamente de trazer a comunidade mais próximos dos cultivos de alimentos, a associação entra nesse apoio com o espaço e consultoria técnica.
Temos um local com aproximadamente 10.700 metros quadrados destinados à construção de uma praça comunitária. Este projeto está sendo realizado em parceria com a Empresa de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Embasa) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O principal intuito deste projeto é incentivar os jovens à participação em meios sociais e também esse sentimento de pertencimento. A secretaria está com o projeto para o plantio das árvores. As árvores serão doadas pela Empresa Baiana de Saneamento Básico (Embasa) e o plantio e manutenção serão realizados pela Associação de Moradores do Vila Elisa.
A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).
As atividades formativas consistem em oferecer atendimento clínico para a comunidade de Vitória da Conquista, mas precisamente no espaço da associação de moradores, ambas as instituições de em Vitória da Conquista. Como vários outros núcleos estudantis que atendem a esta demanda de consulta psicológica na cidade, como a FAINOR, UNINASSAU, Pitágoras
Este projeto será realizado pela Cras - Centro de Referência de Assistência Social da cidade de Vitória da Conquista. Isso para as famílias cadastradas no CadÚnico. Para os demais que tenham interesse em participar de consultas, serão atendidas por profissionais do ensino superior, como a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia pelo programa Núcleo de Práticas Psicológicas – NUPPSI, funciona como um meio de oferta de serviços psicológicos prestados por uma equipe de alunos, a partir do 7° semestre, supervisionada pelo corpo docente do curso de Psicologia da UESB. Implantado pela Universidade, em julho de 2016, o Núcleo de Práticas Psicológicas (Nuppsi) oferece Plantões Psicológicos, um serviço psicológico de atendimento imediato, sem necessidade de agendamento, e gratuito. O serviço é aberto a toda a comunidade a partir de 12 anos, sendo que menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Também serão oferecidos atendimentos pela Universidade Federal da Bahia,O Serviço de Psicologia do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) da UFBA tem como objetivo atender a demanda de estágio para os estudantes da graduação em psicologia, propiciando aos alunos a prática necessária à formação profissional.