"Tanto quando se trata do indivíduo singular como quando a referência é à identidade coletiva, não mais se fala de uma identidade única, preservada no tempo, indiferente às mudanças que ocorrem no mundo e à intensificação do ritmo social que flui cada vez mais rapidamente.

Quanto à identidade pessoal, está já estabelecido que ela não é dada e que é construída durante toda a vida."

Maria Helena Oliva Augusto em "TEMPO,  MEMÓRIA  E  IDENTIDADE: Algumas  considerações"

A possibilidade de estabelecer novas parcerias com diversos ramos de atuação e diferentes realidades ampliou o engajamento do Arquivo Histórico Municipal João Spadari  Adami com a comunidade. À medida que novas ações culturais foram desenvolvidas, pessoas que desconheciam sua existência ou atribuições tiveram a oportunidade de visitar os espaços da instituição, conhecer o trabalho e documentos do seu amplo e rico acervo.

Arquivos são instituições responsáveis pela preservação, guarda, acesso e difusão de registros de vidas de diferentes épocas, desenvolvidos por pessoas que, no exercício de seus ofícios, contribuem cotidianamente para que a relevância do vivido no passado siga ativa no presente e no futuro. São lugares com um grande potencial de diversidade e pluralidade, que precisam ser reconhecidos e valorizados por amplos setores da sociedade, dos quais depende, até mesmo, a garantia de sua existência, sejam eles públicos ou privados.

Desde maio de 2022, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami atua no desenvolvimento de atividades educativas e ações culturais relacionadas à temática da 7ª Semana Nacional de Arquivos, traçando uma trajetória inédita em sua existência, buscando a representação da diversidade de sujeitos e de culturas que dão forma à sociedade e à nossa história. A reflexão sobre quem tem e como se dá o acesso aos arquivos, bem como quais devem ser os conceitos e linguagens aplicados para descrever os acervos preservados, passou a ser uma pauta norteadora de suas propostas.

Essa conscientização provocou uma busca por normativas e alternativas que auxiliem na contextualização e organização dos documentos com o intuito de promover a inclusão e a cidadania, aspirando por um arquivo cada vez mais plural, capaz de estimular a desnaturalização de desigualdades e oportunizar que as pessoas possam reconhecerem-se como parte da história do meio em que vivem.

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami participou da 15ª Semana da Fotografia com a ação cultural "Uma Noite de Cinema no Arquivo", realizada em 15 de agosto de 2022, em parceria com Peripécias Culturais, Gustavo de Resende Fabião e Lucas Troglio.

O evento foi realizado em formato de sessões comentadas dos filmes “Escondidos” e “Fontes da Cidade – Uma História das Águas de Caxias do Sul”, cuja concepção teve base em documentos do acervo preservado pela instituição, e “A grande Fábrica Metalúrgica de Abramo Eberle & Cia.”, integrante do fundo documental MAE - Metalúrgica Abramo Eberle S.A., da Unidade Arquivos Privados.

O lançamento em formato digital do filme em rolo e encomendado pela empresa durante a realização da Festa da Uva de 1932, considerado, até o momento, o registro mais antigo já catalogado na cidade neste tipo de suporte, ocorreu durante a 6ª Semana Nacional de Arquivos, com a participação dos envolvidos no trabalho de reprodução do filme 35mm e migração para o formato digital, realizado por meio de contrato firmado entre o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami - SMC/PMCS e o Instituto Memória Histórica e Cultural – UCS.

MAE_FIL_10: Frame do filme “A Grande Fábrica Metalúrgica de Abramo Eberle & Cia”. Passagem do Gal. José Antônio Flores da Cunha, Interventor do Estado do Rio Grande do Sul, pela Praça Dante Alighieri onde foi realizada a Festa da Uva de 1932. Caxias, 1932. Autoria: Estabelecimento Cinematográfico de A. Botelho Film, RJ. Fundo Documental Metalúrgica Abramo Eberle S.A. Acervo da Unidade Arquivos Privados.

MAE_FIL_06: Frame do filme “A Grande Fábrica Metalúrgica de Abramo Eberle & Cia”, cena do Embaixador da Itália Vittorio Cerutti e empresário Abramo Eberle, em visita à seção de gravação. Caxias, 1932. Autoria: Estabelecimento Cinematográfico de A. Botelho Film, RJ. Fundo Documental Metalúrgica Abramo Eberle S.A. Acervo da Unidade Arquivos Privados.

Na volta ao formato de apresentações presenciais, depois de dois anos, o festival Caxias em Cena aconteceu de 02 a 18 de setembro de 2022, contando com diversos grupos artísticos que ofereceram oficinas, apresentações e eventos de dança, teatro, circo e música, tendo o intuito de oportunizar à população caxiense o acesso às artes cênicas, com ingressos acessíveis e muitas atividades gratuitas. 

Destaca-se a realização de atividades de rua e em espaços alternativos, democratizando o acesso à arte e cultura nos quatro cantos da cidade. Exemplo disso são os dois espetáculos que foram encenados no Arquivo Histórico Municipal e transformaram sua sala de pesquisa em um palco, momentos emocionantes e inéditos. Confira mais imagens das apresentações clicando nas imagens abaixo:

CAXIAS EM CENA | ESPETÁCULO ERCÍLIA – Teatro Mecânico

CAXIAS EM CENA | ESPETÁCULO “Sra. T.A.G.” – Teatro Mecânico 

O ano de 2022 foi brilhantemente encerrado, quando o Arquivo Histórico Municipal abraçou a realização do evento "Noite Encantada no Arquivo Histórico", que integrou as atividades realizadas pela Prefeitura de Caxias do Sul para a celebração do Natal na ação cultural denominada "Magia dos Encontros".

A instituição ofereceu o seu entorno como palco ao Coral Encanta, composto por crianças de 07 a 15 anos e regido por Dâmaris Agnes Gianne, à Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul e Orquestra de Câmara de Flautas. O tenor Celso Santos e o pianista Maurício Pezzi encerraram a noite com o show “Emoção”.

A atividade viabilizou um trabalho em conjunto com as Unidades de Artes Cênicas e de Música da Secretaria Municipal da Cultura, iniciativa que veio ao encontro do projeto de realização de ações culturais voltadas à ampliação do envolvimento da comunidade caxiense com a instituição que preserva sua história, possibilitando que as pessoas a relacionem com um espaço de identidade, convivência e diálogo, ao mesmo tempo em que é promovido o fortalecimento de sua atuação como instituição de memória, preservação e acesso à informação.

"A idealização deste evento teve como objetivo exaltar o local histórico e a sua memória numa atmosfera natalina. O público pôde apreciar frente a frente a exuberante arquitetura do prédio sendo ressignificada pela intervenção das atrações culturais, aproximando e renovando o sentimento de pertença da comunidade presente."

Maysa Stedile, então Diretora Artística da Secretaria Municipal da Cultura 

Coral_Encanta.mp4

Coral Encanta, regido por Dâmaris Agnes Gianne

Quarteto_Flautas_Cia_Dança_01.mp4

Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul e

Orquestra de Câmara de Flautas

Tenor_Celso_Santos_01.mp4

Tenor Celso Santos e o pianista Maurício Pezzi

Noite_Encantada_AHMJSA.mp4

Na noite de 16 de janeiro de 2023, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami iniciou o seu calendário de eventos cedendo seu espaço para cenário da sessão de abertura da 9ª edição do Cinema de Verão, mostra itinerante e gratuita de cinema, promovida pela Varsóvia Educação e Cultura.

A atividade iniciou com uma visita mediada organizada especialmente para a ocasião, conduzindo os participantes a transitarem entre as Unidades Arquivo Público e Arquivos Privados, onde foram exibidos documentos históricos relacionados à história da Metalúrgica Abramo Eberle S.A. O público ainda pôde conhecer o trabalho desenvolvido pela Unidade Banco de Memória Oral no ambiente do sótão existente na sede.

Após a visita mediada, o telão da mostra, disposto em frente ao prédio da instituição, projetou o documentário “A Honra do Trabalho”, produção audiovisual do Coletivo Guarda-Pó Verde que registra memórias, histórias e depoimentos sobre a antiga Metalúrgica Abramo Eberle.

MAE AL020 – 072: Elisa Venzon e Abramo Eberle, ao centro, na exposição alusiva aos 60 anos de Abramo Eberle. Caxias, abril de 1940. Autoria: Studio Geremia. Fundo: Metalúrgica Abramo Eberle S.A. Acervo da Unidade Arquivos Privados.

MAE AER 007: Vista aérea da área central de Caxias do Sul, destacando-se o prédio da Metalúrgica Abramo Eberle S.A., com seis pavimentos. Caxias do Sul, [1972]. Autoria não identificada. Acervo da Unidade Arquivos Privados.

BR RS APMCS PM 04.01.09.10.08: Projeto arquitetônico 10 C - 1942: Prancha nº 2 - Fachada sobre a Rua Sinimbu (papel vegetal) - do projeto de ampliação da Grande Metalúrgica Abramo Eberle e Cia. Ltda. Autoria: Silvio Toigo. Atual proprietário: Tubocenter Incorporadora Ltda. ou Tubocenter Participações Societárias. Fundo Obras Públicas. Acervo da Unidade Arquivo Público.

Referências: