A exposição virtual “AHMJSA: território de vidas” é uma realização do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e apresenta um apanhado sobre a atuação da instituição, no período de maio de 2022 a maio de 2023, com o objetivo de proporcionar ao visitante conhecer atividades voltadas à Educação Patrimonial e ações culturais desenvolvidas no período, como forma de contribuição para o fortalecimento da representação da diversidade de sujeitos e de culturas que dão forma à sociedade e à nossa história. 

Fragmentos da história recente do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami proporcionarão ao visitante, além do contato com alguns documentos que constituem seu acervo, o convite a uma reflexão: qual o papel da instituição arquivística na promoção da inclusão e da cidadania de todas/os nós?

A mostra é uma proposta do Arquivo Histórico Municipal para a programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos e permanecerá disponível permanentemente no site da instituição.

Breve histórico da instituição e da origem de seu acervo

Criado em 05 de agosto de 1976 pelo Decreto Municipal nº 4047, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami tem por objetivo o trabalho de descrição, guarda e preservação de documentação criada em âmbitos público e privado, de interesse da história local e regional.

Ele é constituído por três Unidades: a Unidade Arquivo Público, que preserva a documentação histórica produzida pela administração municipal, a Unidade Arquivos Privados, responsável pela manutenção de documentos de origem privada, basicamente provenientes de doações de instituições ou famílias, e a Unidade Banco de Memória Oral, responsável pelo desenvolvimento de entrevistas que registram e preservam a memória das pessoas que testemunharam a história da região.

Tem como sede um prédio do início do século XX, tombado nas esferas estadual e municipal, e nesse ambiente promove a guarda de um acervo com vasta diversidade de tipologias e suportes, possibilitando, assim, a leitura e análise da história sob os mais diferentes aspectos.

Além disso, trabalha no desenvolvimento de pesquisas e publicações com o intuito de divulgar o conteúdo de seu acervo e contribuir para o conhecimento da história do Município. Realizar ações educativas voltadas, principalmente, a estudantes em visitas técnicas e temáticas também faz parte do leque de ações criadas para aproximar a instituição arquivística da sociedade.

O trabalho desenvolvido pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, desde sua criação, contribuiu significativamente para que a instituição se tornasse referência nacional e internacional, no que diz respeito à preservação e ao acesso às fontes de pesquisa, principalmente aos temas relacionados à imigração e ao povoamento da Região Nordeste do Rio Grande do Sul.


Referências:

Imagens utilizadas na arte da capa: