No âmbito deste projeto está previsto que durante o mês de janeiro 2025, o Agrupamento de Escolas de Ermesinde receba alunos e docentes em mobilidade provenientes dos países intervenientes. No entanto, os nossos alunos já começaram a participar em atividades no contexto STEAM. Neste espaço vão ser colocadas evidências do trabalho realizado.
No seguimento da formação realizada em Creta, foram dinamizadas algumas atividades envolvendo metodologias STEAM.
Alunos do 10º B e C ano do Curso de Ciências e Tecnologias (2023 / 2024), aplicaram metodologias STEAM, na disciplina de Biologia e Geologia em dois procedimentos específicos:
Simulação do processo de cristalização de um magma;
Simulação do processo de decaimento radioativo para datação absoluta de rochas.
Alunos do 1º ano do 1º ciclo (ano letivo 2023 / 2024) realizaram uma atividade intitulada "Construindo com códigos Matemáticos"
Esta atividade teve como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas, cognitivas e criativas dos alunos, ao mesmo tempo em que estimula a leitura de informações codificadas. Os alunos aprenderam a classificar objetos com base nas suas características como o tamanho, a cor e a forma, para depois usarem esses objetos para criar representações visuais no papel.
Alunos do 10º B e C do Curso de Ciências e Tecnologias (ano letivo 2023 / 2025), aplicaram novamente metodologias STEAM, na disciplina de Biologia e Geologia em duas atividades relacionadas com sismos:
Simulação do processo de transmissão de ondas sísmicas;
Simulação de um programa de televisão.
No seguimento da formação na Turquia, outras atividades foram produzidas, agora mais enquadradas numa perspetiva de cenário de aprendizagem, uma por cada participante. Por isso, acrescentaram-se mais quase vinte propostas, quatro das quais da responsabilidade dos quatro professores do nosso agrupamento que marcaram presença. Estas propostas, embora integradoras, têm normalmente uma disciplina central, pelo que cada uma das tarefas por nós construídas, apresentadas e apreciadas pelos restantes parceiros, tiveram como base a informática, a física, a filosofia e a matemática.
Aproveitando o contexto de um DAC (Domínio de Autonomia Curricular) entre a disciplina de Biologia e Geologia e Físico Química A, alunos do 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias das turmas B e C (ano letivo 2023 / 2024) aplicaram novamente metodologias STEAM, numa atividade de natureza ambiental - Estudo da qualidade da água do rio Leça, recorrendo a alguns parâmetros químicos. Nesta atividade, para além de docentes e alunos da ESE, colaboram outros parceiros: a SPECO (Sociedade Portuguesa de Ecologia) e um grupo de guarda-rios (técnicos dos municípios integrados na bacia do rio Leça).
Após a mobilidade de alunos e docentes estrangeiros ao AEE os alunos portugueses da turma 11º D que participaram na nas atividades de acolhimento, lançam um desafio aos colegas estrangeiros .