Esta microaula foi realizada pela discente no dia 23 de junho de 2025, como parte da disciplina Tecnologia Educacional, sob a orientação do Prof. Dr. José Roberto Alves da Silva.
Identificação
Sarah Letícia Farias
Componente curricular: História
Nível de ensino: Ensino Fundamental
Ano: 3º ano
Atividade: Mapa da Memória
Duração: 20 minutos
Competências e Habilidades:
Competência Geral 1 - Conhecimento: valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
Conteúdo:
A importância dos monumentos, praças, ruas e museus como registros históricos; e
Reflexão sobre a escolha dos nomes e marcos que representam a cultura paraense.
Metodologia:
1° momento: iniciarei a aula utilizando recursos tecnológicos por meio de uma apresentação digital com slides interativos. Esses slides exibirão imagens dos principais espaços que guardam registros de memória do estado do Pará, como: Praça da República, Mercado Ver-o-Peso, Forte do Presépio, Theatro da Paz, Basilica Santuário de Nazaré e Mercado Ver-o-Peso. Durante a apresentação, os alunos serão guiados por um robô virtual chamado "Robozito", que aparecerá nos slides como um ajudante inteligente e divertido. Ele fará perguntas e conduzirá os desafios para tornar a aula mais atrativa. Ademais, para estimular o conhecimento prévio da turma de forma lúdica, utilizarei estratégias no início da aula como:
"Quem sou eu?" - Os alunos terão que adivinhar qual lugar está sendo descrito com dicas simples e curiosas.
"Verdadeiro ou falso?" - Frases sobre os locais históricos serão apresentadas, e os alunos devem decidir se são verdadeiras ou não.
"Ache o erro" - Imagens com alterações propositalmente erradas (como elementos de outro país ou objetos fora do contexto) serão mostradas para que os alunos identifiquem o que não pertence àquele lugar.
Além dessas estratégias, o Robozito e eu faremos perguntas abertas à turma, como:
"O que vocês conseguem ver nesta imagem? Tem algo que chama a atenção?"
"Vocês acham que esse lugar é antigo ou novo? Por quê?"
"Alguém conhece ou já foi nesse lugar com a familia?"
"O que vocês acham que as pessoas faziam ou ainda fazem nesse lugar?"
Diante desse quiz e as explicações durante a aula, será possível contribuir para um diálogo que estimule a observação, a imaginação, o reconhecimento e os significados dos espaços como registros de memória da cidade.
2° momento: após a exposição do slide, proporei a atividade prática: “Mapa da Memória”, em que os alunos serão organizados em grupos. Cada grupo escolherá um dos lugares históricos apresentados anteriormente no vídeo ou no slide. Dessa forma, após a escolha dos grupos farei uma colagem com cada espaço escolhido para que todos os grupos visualizem no quadro através do slide. Posteriormente, cada grupo irá desenhar o lugar escolhido na cartolina ou papel 40 kg, com base na imagem que apresentarei. Os alunos irão visualizar e imaginar os elementos que acreditam que existem ao redor do local, como: árvores, casas, ruas, lojas, praças e pessoas para desenhar.
3° momento: haverá a socialização e sensibilização da atividade anterior. Cada grupo apresentará o seu cartaz para a turma, explicando: o nome do lugar escolhido; o que eles desenharam ao redor e por que imaginaram esses elementos; o que acharam da atividade proposta e o que aprenderam. Os alunos compartilharão as memórias e histórias que conhecem sobre os locais escolhidos, promovendo o reconhecimento e valorização da cultura local. Por fim, irei colocar os cartazes produzidos nas paredes da sala para montar um mural coletivo.
Proposta Avaliativa:
Observar a participação dos alunos nas atividades, o interesse demonstrado nas explorações virtuais e a criatividade na construção do “Mapa da Memória”, considerando o desenvolvimento da habilidade de identificar e refletir sobre os registros de memória nos espaços da cidade.
Recursos e Bibliografia:
Humanos: professora e alunos.
Permanentes: computador e data-show.
Consumo: cartolinas ou papel 40kg, lápis de cor, canetas hidrocor e giz de cera, fita adesiva.
BELÉM. Coordenadoria Municipal de Turismo. Pontos turísticos. Disponível em: <https://belemtur.belem.pa.gov.br/pontos-turisticos/>. Acesso em: 25 maio 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <https://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 25 maio 2025.
Anexo
Este slide apresenta espaços culturais e históricos de Belém do Pará, como apoio para a atividade ''Mapa da Memória'', incentivando os alunos a reconhecerem e valorizarem os locais que fazem parte da história e da identidade da cidade.