Esta microaula foi realizada pela discente no dia 23 de junho de 2025, como parte da disciplina Tecnologia Educacional, sob a orientação do Prof. Dr. José Roberto Alves da Silva.
Identificação
Ana Luiza da Silva Lopes
Componente curricular: Matemática
Nível de ensino: Ensino Fundamental
Ano: 1º ano
Atividade: Robô Coletor de Dados
Duração: 20 minutos
Competências e Habilidades:
Competência Geral 1 - Conhecimento: valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Conteúdo:
Coleta e registro de dados;
Leitura e interpretação de gráficos simples (gráfico de barras); e
Introdução ao conceito de Inteligência Artificial de forma lúdica.
Metodologia:
1º momento: Iniciarei a aula com uma roda de conversa para apresentar o tema “O que é Inteligência Artificial?”. Para contextualizar, utilizarei exemplos do cotidiano que os alunos provavelmente conhecem, como assistentes virtuais (por exemplo, Siri, Alexa e Google Assistente), aplicativos de celular, e as sugestões automáticas de vídeos, músicas ou jogos em plataformas como YouTube, Spotify e TikTok. Utilizarei o computador para mostrar visualmente alguns desses exemplos.
Em seguida, farei perguntas abertas para estimular a curiosidade e a participação dos alunos, como:
“Vocês já usaram algum aplicativo que sugeriu uma música ou vídeo?”
“O que vocês acham que é uma inteligência artificial?”
2º momento: realizaremos uma atividade prática com o levantamento de dados da turma a partir de uma pergunta simples, como:
"Qual é a cor preferida da turma?"
"Qual a fruta favorita?"
3º momento: Após o levantamento dos dados no quadro, construiremos um gráfico de barras coletivo com material concreto. Utilizaremos uma cartolina grande como base, e cada barra será montada com tiras verticais feitas de folhas A4 recortadas, representando a quantidade de votos de cada opção. As crianças serão divididas em pequenos grupos para pintar, montar e colar as barras correspondentes. Essa construção visual e coletiva do gráfico ajuda as crianças a entenderem como é possível organizar e analisar informações. Durante a atividade, a professora fará comentários explicando que a inteligência artificial também aprende observando muitos dados — como estamos fazendo ao montar nosso gráfico —, reforçando a ideia de que a IA identifica padrões para tomar decisões.
4º momento: conduzirei uma reflexão final com a turma, relacionando como a inteligência artificial aprende com os dados, fazendo uma analogia com a atividade realizada. Explicarei, de forma breve e acessível, como a IA utiliza informações para tomar decisões. Para encerrar, as crianças poderão, de forma opcional, fazer um desenho representando um “robô coletor de dados”.
Proposta Avaliativa:
Observar a participação dos alunos na coleta e contagem dos dados, capacidade de registrar e interpretar as informações no gráfico e interação, raciocínio lógico, oralidade e compreensão do conceito de organização de dados.
Recursos e Bibliografia:
Humanos: professora e alunos.
Permanentes: computador com projetor, quadro branco, apagador para quadro branco, mesa e cadeiras.
Consumo: cartolina, pincel para quadro branco, canetas hidrocor, marcadores, tesoura, cola, lápis de cor e papel sulfite A4.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <https://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 01 junho 2025.