Festa do Cinema Francês

No dia 10 de outubro, as turmas do 9º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor foram assistir o filme “La guerre des Lulus” integrado na festa do cinema francês no cinema São Jorge. O filme tem ação no período da primeira guerra mundial (1914-1918), os cinco protagonistas, Ludwig, Luigi, Lucien, Lucas e Luce tentam sobreviver os horrores do início da primeira guerra mundial com a ajuda de outras pessoas, algumas dando a vida pelas crianças. Eu gostei do filme porque, para além da história do mesmo, tem muitas emoções presentes e o desenvolvimento de cada personagem é incrível. Este filme relaciona-se com cidadania pois, ao longo do filme, alguns dos seus direitos vão sendo retirados, tais como o direito à habitação, o direito à educação e o direito à vida e à sobrevivência, não só são quebrados os direitos das crianças, mas também os direitos humanos dado que na guerra os direitos humanos não são respeitados.

Rodrigo Lambin

"A Guerra dos Lulus" oferece uma visão sensível da Primeira Guerra Mundial através dos olhos de órfãos deixados para trás na França. A jornada em direção à Suíça destaca a importância dos laços familiares e da solidariedade em tempos difíceis. O filme destaca a valorização da saúde mental e emocional, principalmente através da relação com as outras personagens. A conexão estabelecida com os "inimigos" da guerra ressalta a capacidade de compreensão mútua, independentemente das diferenças culturais e linguísticas. Ao mesmo tempo em que retrata a brutalidade da guerra, "A Guerra dos Lulus" também enfatiza a necessidade de compaixão e humanidade, promovendo uma reflexão sobre os Direitos Humanos e as complexidades morais enfrentadas durante conflitos armados.

Inês Figueiredo

No dia 10 de outubro as turmas de 9º ano da escola Rainha D. Leonor participaram na Festa do Cinema Francês, com a exibição do filme “A Guerra dos Lulus” (La Guerre des Lulus). Na véspera da 1ª guerra mundial, quatro órfãos inseparáveis formam os Lulus, um grupo separado dos restantes órfãos da Abadia. No dia em que a cidade foi evacuada os Lulus ficaram para trás, e apenas descobriram a cidade e a sua “casa” em escombros. Sozinhos e perdidos numa cidade destruída tomada pelos alemães, encontram Luce, que se junta aos Lulus. Adotaram o objetivo de chegar à Suíça, um sítio sem guerras para assentarem a vida e viverem em paz, mas em tempo de guerra nenhum caminho é seguro, especialmente para crianças sozinhas. Quando conseguem chegar a um comboio, descobrem que se enganaram e chegaram a Berlim.

Neste filme é representada a violação de vários direitos humanos que demos em Cidadania no sétimo ano e o desrespeito da interculturalidade, devido à guerra. Também existe desigualdade de género, pois a princípio os lulus não querem deixar a Lucie, uma menina recentemente órfã, entrar no grupo.

Eu gostei do filme porque para além de parte de comédia, é profundo e tem significados importantes. Recomendo o filme porque ensina valores fundamentais.

André Mota

O filme "A Guerra dos Lulus" tem como cenário a Primeira Guerra Mundial e como personagens principais quatro jovens inseparáveis, Lucas, Luigi, Lucien e Ludwig. Eles conhecem-se no orfanato, onde se tornam amigos e formam o bando dos Lulus, para enfrentarem o gangue rival de Octave. Quando os responsáveis do orfanato são avisados que a cidade tinha sido evacuada, também decidiram evacuar, por estarem prestes a enfrentar a guerra, e os Lulus são deixados para trás. Quando voltaram para o orfanato, encontram apenas os destroços do edifício e ficam sem saber o que fazer. Entregues a si próprios e sem saberem para onde ir, encontram Luce, uma jovem recentemente separada dos seus pais. Então os cinco, decidem ir para a Suíça, um país neutro que segundo eles é “o país que nunca está em guerra”, onde poderão começar uma vida nova. Durante a sua viagem, os amigos, encontram várias personagens que se mostram como figuras paternais deles e tentam protegê-los dos horrores da guerra.

Este filme aborda diversos temas: a interculturalidade, os direitos humanos, a igualdade, a solidariedade e o pluralismo. A interculturalidade porque no desenrolar da história o grupo conhece várias personagens, sendo uma delas de nacionalidade alemã, que embora representasse o inimigo, acabou por revelar o contrário. Esta parte do filme é sobre não olharmos para o outro com preconceito, o que nos remete para valores como o pluralismo. Os direitos humanos, porque o tema principal deste filme é a guerra, que gera a violação dos direitos humanos. Por fim, a igualdade de género, porque no percurso de fuga da guerra, não se notou diferença entre homens e mulheres, mas apenas solidariedade e a necessidade de querer sobreviver.

Na minha opinião, o filme "A Guerra dos Lulus" foi bastante emociante e ao mesmo tempo ficámos a saber mais sobre o desespero e a agonia que se sente durante uma guerra e ainda como lidar perante o perigo, o desconhecido. Percebemos ainda a importância da perseverança e resiliência, e de como devemos ajudar-nos uns aos outros em momentos de angústia.

Catarina Direito

O filme "A Guerra dos Lulus" é uma adaptação da banda desenhada de Régis Hautière e Davy Mourier, que conta a história de cinco crianças órfãs que vivem na Picardia, França, durante a Primeira Guerra Mundial. O filme aborda temas como a guerra, a amizade, a coragem e a solidariedade. No entanto, também pode ser visto como uma reflexão sobre a cidadania que é um conceito que se refere aos direitos e deveres que os cidadãos têm perante a sociedade. Os protagonistas do filme são crianças que, apesar da sua idade, são obrigadas a enfrentar uma guerra que não lhes pertence. No entanto, as crianças mostram que é possível manter a dignidade e a esperança. Elas são solidárias umas com as outras, ajudam os que precisam e lutam pelos seus direitos. O filme "A Guerra dos Lulus" é uma história inspiradora que mostra a importância dacidadania, mesmo em tempos difíceis. Ele ensina que é possível fazer a diferença, mesmo quando se é pequeno.

Diogo Messias