História
A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas deu início em sua atuação com a criação do município realizando os primeiros atendimentos a população palmense em alguns bairros estratégicos da capital e no distrito de Taquarussu.
Em 1991 por meio da Lei municipal nº 141, foi estabelecido o fundo municipal de saúde, vinculado à Secretaria de saúde, com objetivo de criar condições financeiras e do gerenciamento de recursos destinados ao desenvolvimento de ações e serviços de saúde da população.
Ao logo destes anos a SEMUS vem de forma árdua implementado as ações municipais de saúde, e em conjunto com outros órgãos da saúde, visando levar uma saúde de mais qualidade e o tratamento mais humanitário a população palmense.
Como fruto deste trabalho, a saúde Palmas hoje conta com 34 Unidades de Saúde da Família (USF) e 02 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com atendimento de 24 horas por dia, uma equipe de multiprofissionais que prestam o atendimento à população, contando com diversas especializações, incluindo o Centro de Atenção Especializada com ambulatório de saúde mental, salas de vacinação, e assistência farmacêutica, que abrange desde consultas médicas, exames laboratoriais, serviços odontológicos, atendimento hospitalar, tratamento de doenças crônicas, saúde mental, assistência pré-natal e muitos outros serviços.
Sendo considerada uma referência do Estado do Tocantins no tratamento de várias doenças infectocontagiosas, incluindo hanseníase, sífilis, hepatites virais, toxoplasmose, leishmaniose e doenças causadas por protozoários, sendo este trabalho realizado por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), órgão da Secretaria Municipal, que atua na identificação e investigação de surtos de doenças zoonóticas como dengue, zika, chicungunya, febre amarela, malária, raiva, leishmaniose nas áreas com alta incidência de doenças de importância epidemiológica, Realizando o controle populacional de animais domésticos, como cães e gatos por meio do castramento, atuando também na realização de campanhas de educação em saúde a população.
MISSÃO
Atuar na gerência, planejamento, organização, promoção e controle dos serviços de saúde no município de Palmas. Em busca do fortalecimento das ações do Sistema Único de Saúde (SUS).
EQUIPE
Composta por profissionais qualificados com formação diversificada em várias áreas de atuação, com vista a atender a demanda da saúde da população palmense proporcionado um atendimento de qualidade e humanitário