Definição:
O Mapa de Riscos é uma representação gráfica de riscos de acidentes contidos em um ambiente de trabalho, e que possui como objetivo, conscientizar e informar aos trabalhadores e visitantes, os riscos presentes no local. O Mapa de Riscos, deve ser colocado em um local visível e de fácil acesso e deve ser atualizado sempre que haja uma mudança no ambiente de trabalho.
É importante ressaltar, que o Mapa de Riscos é desenvolvido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com a orientação do SESMT e que a sua não aplicação ao ambiente de trabalho, pode acarretar em multas.
Riscos Ambientais:
Os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos que representam riscos à saúde ou integridade física do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Os trabalhadores da CIPA, devem possuir conhecimento sobre esses riscos, pois é através deles que será desenvolvido o mapa de riscos.
Os riscos ambientais podem ser classificados em 5 tipos:
Riscos Físicos;
Químicos;
Biológicos;
Ergonômicos;
Acidentais.
Riscos Físicos:
Riscos Físicos são as diversas formas de energia que os trabalhadores podem ser expostos.
São considerados riscos físicos: Ruído, calor, frio, pressões, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações e etc. Esse tipo de risco é representado pela cor verde no mapa de risco.
Riscos Químicos:
São produtos ou substâncias que podem penetrar no organismo.
São exemplos de riscos químicos: Poeiras, fumos, gases, vapores, névoas, neblinas e etc. É representado pela cor vermelha no mapa de riscos.
Riscos Biológicos:
São os riscos que os trabalhadores estão sujeitos ao entrar em contato com bactérias, fungos, protozoários, vírus, parasitas, insetos e etc. É representado pela cor marrom no mapa de riscos.
Riscos Ergonômicos:
Circunstâncias de trabalho que causem desconforto para o trabalhador, como por exemplo: Posturas inadequadas, repetitividade, ritmo excessivo, levantamento e transporte manual de peso e etc. No mapa de risco, é representado pela cor amarela.
Riscos de Acidentes:
Ambiente de trabalho ou situações que coloquem a saúde do trabalhador em risco, como: Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, equipamentos sem proteção, queda, animais peçonhentos e etc. É representado pela cor azul no mapa de risco.
Características do Mapa de Risco:
O Mapa de risco é a planta ou croqui do local de trabalho, onde serão colocados círculos que representam os riscos ambientais contidos naquele espaço. Os círculos, possuem três tamanhos diferentes: Pequeno (que representará riscos pequenos), médio (que representará riscos médios) e grandes (que representarão riscos grandes), além disso, os círculos deverão possuir a cor do risco ambiental que está presente naquele determinado local da planta.
Quando houver diversos tipos de risco diferentes em um mesmo ponto, o círculo será dividido em partes iguais, de acordo com o número de riscos contidos no ponto e cada parte, terá sua respectiva cor.
A seguir, pode ser observado um exemplo de mapa de risco:
Referências Bibliográficas:
https://viverdeseguranca.com.br/wp-content/uploads/2020/04/IMAGEM-1200x720.jpg
http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2012-11/manual-de-elaboracao-de-mapa-risco.pdf