A Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica é uma associação de pesquisadores, professores e estudantes de filosofia, que visa cultivar no Brasil uma comunidade filosófica ativa e comunicativa, conectando pesquisadores e propiciando ambientes para debate e produção acadêmica.


"A associação toma 'Filosofia Analítica' por uma expressão ampla que designa um movimento que abriga tendências contemporâneas diversas, ligadas entre si por uma especial atenção com respeito à linguagem, à lógica e pelo cultivo da argumentação cuidadosa. Os filósofos analíticos não excluem de seu campo de interesse nenhuma das áreas da investigação filosófica" - Artigo primeiro da Ata de Constituição da Associação.

A SBFA, completados dez anos de sua fundação, já é parte de uma rede mundial de sociedades de filosofia analítica. Seus membros, diretoria e fundadores consideram-na essencial para congregar pessoas com o ideal de fomentar o debate argumentativo, que é capaz de criar conceitos e teorias.

A gestão atual compromete-se em dar continuidade ao fomento do espaço no qual preserva-se a concepção do método analítico, expandindo, no entanto, os conteúdos tratados e incluindo a elaboração de teorias positivas de diversos aspectos da sociedade humana.

Leia na íntegra o Texto de Apresentação da Prof. Sofia Stein, atual presidente da SBFA.


A SBFA foi criada em 2008, no Rio Grande do Sul, por um grupo de pesquisadores comprometidos em fomentar o debate e solidificar a atuação da filosofia analítica no Brasil.

Desde sua fundação em 2008, a SBFA teve cinco presidentes: Adriano Naves de Brito, André Leclerc, Marco Ruffino, Waldomiro José da Silva Filho e Sofia Inês Albornoz Stein, e seis diretorias, incluindo a atual.

"Em termos muito genéricos, a Filosofia Analítica chegou ao Brasil no final dos anos 1930, mas começou a ter visibilidade acadêmica tão-somente na segunda metade do século XX. De modo particular, ela desenvolveu-se após a criação dos programas de pós-graduação em filosofia nas universidades brasileiras, a partir dos anos 1970. À época, jovens doutores egressos de centros importantes desta tradição passaram a atuar nesses programas. "Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica – SBFA: uma obra em curso Texto publicado na revista Filosofia, Ciência e Vida. São Paulo, Vol. 9, 2008."

Localização

A Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica reúne pesquisadores, filósofos e estudantes das diversas áreas da Filosofia que trabalham com viés analítico e contribuem para a pesquisa no Brasil e no exterior.

A Sede atual da SBFA é na Unisinos em São Leopoldo, RS.

Veja abaixo as pessoas envolvidas com a manutenção e história da sociedade.

Se você tem interesse em fazer parte como membro, acesse o link: Faça Parte