2a Temporada

Ep.01 - Entrevista com Marcelo Egéa, da Ser Total - Parte 1 de 3 - O Valor da Aprendizagem Organizacional

Voltamos, galera!

E voltamos renovados, apesar de toda a dificuldade dos tempos que passamos. Vamos usar uma linguagem mais relax, mais bate papo, sem perder o prazer do bom conteúdo. E pra isso, vamos buscar trazer entrevistas com profissionais que enriqueçam nossa percepção do tema.

Inaugurando essa nova, segunda temporada, abrimos com um brinde (ao mesmo tempo um presente, e uma celebração) pela volta do nosso Fronteira Virtual, um papo gostoso, fluido e rico com Marcelo Egéa, especialista em aprimoramento de comportamento e desempenho humano, e CEO da SerTotal. A conversa foi tão boa que rendeu três episódios de meia hora, mais ou menos. Sempre tentando otimizar o tempo de todos e fazer programas curtos, densos em conteúdo, e por isso mesmo, que demandam um tempo de reflexão. Espero que gostem dessa primeira parte da conversa, sobre o valor da aprendizagem corporativa.

Música: Vai dar Samba - Kleber Aguiar

Saiba mais sobre o que foi assunto dessa entrevista...

Ep.02 - Exclusão Digital

O tema da inclusão digital tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores, eu inclusive (desculpem o trocadilho).

A transversalidade do ciberespaço na conformação das relações do indivíduo com o mundo, no trabalho, no estudo, no fazer social e nas relações afetivas, transformou todos esses aspectos da vida cotidiana como os conhecíamos. Ao mesmo tempo, 1 em cada 4 brasileiros está totalmente alijado desse universo, que se torna para ele um universo paralelo.

Este episódio começa a explorar o tema da inclusão digital a partir da percepção das perdas e danos de sua antítese, a exclusão. Se você se interessa pelo tema da inclusão digital e social, acompanhe esses próximos episódios! Nas próximas quartas-feiras vou continuar explorando o tema, sob uma ótica aprofundada, acadêmica, mas essencialmente pragmática.

Música: Desbravando - Kleber Aguiar

Ep.03 - Entrevista com Marcelo Egéa, da Ser Total - Parte 2 de 3 - O Papel da Tecnologia na Aprendizagem Organizacional

Voltamos ao papo gostoso, e produtivo, com Marcelo Egéa. Nessa segunda parte da conversa, abordamos o impacto da tecnologia na aprendizagem organizacional e como as empresas lidam com o tema. Das oportunidades de potencializar o aprendizado ao risco envolvido no processo, passando pela questão do lifelong learning, da aprendizagem necessária ao longo da vida, muito conteúdo foi explorado.

Música: Apenas um Choro - Kleber Aguiar

Saiba mais sobre o que foi assunto dessa entrevista...

Ep.04 - Inclusão Digital Transformadora

A posse de um equipamento digital e o acesso ao ciberespaço são a definição do mercado para a Inclusão Digital, e é o que lhe basta para transformar a pessoa num consumidor mais acessível e em mão-de-obra mais capacitada, mas não garante uma transformação na vida do indivíduo e ainda o expõe a golpes e manipulações. Outras camadas de inclusão devem se sobrepor para que o sujeito esteja habilitado a uma transformação na sua vida. Definir essas camadas foi a grande contribuição de minha pesquisa ao tema. Nesse episódio eu apresento esses quatro níveis que se precisa atingir para chegar à verdadeira inclusão digital.

Música: Soft Xote - Kleber Aguiar

Ep.05 - Entrevista com Marcelo Egéa, da Ser Total - Parte 3 de 3 - A Aprendizagem Startup

Pra terminar nossa conversa com Marcelo Egéa, o tema da aprendizagem levado ao estado da arte, da inovação. Ideias disruptivas e insights fora da caixa neste episódio que fecha com chave de ouro a participação generosa e frutuosa desse expert em desenvolvimento profissional e organizacional. Aproveitem sem moderação.

Música: Ana no Frevo - Kleber Aguiar

Ep.06 - Ação Transformadora em Rede de Organizações Sociais

Neste episódio vamos explorar, num só relance, a visão de uma ação de inclusão digital verdadeiramente transformadora da realdade social, tendo como vetores de ação as organizações da sociedade civil, organizadas em rede e cooperando para a construção de um ambiente onde haja espaço para a construção identitária autônoma de todas as comunidades, em contraponto à narrativa hegemônica da mídia comercial e das organizações governamentais. Na terceira parte dessa trilogia sobre a inclusão digital transformadora, eu proponho: vamos mudar o mundo? E aponto caminhos.

Música: No Cair da Tarde - Kleber Aguiar

Ep.07 - A Transformação Ágil

O modelo industrial de engenharia favoreceu a expansão da produção de software durante 20 anos, mas mostrou-se insuficiente para responder aos desafios que a massificação da computação pessoal e a internet trouxeram ao mercado. Assim, uma nova mentalidade e um nova forma de fazer software emergiu da própria indústria, em seus nichos da mais alta qualidade, na forma do Manifesto Ágil.

Essa nova forma de fazer não é mais relacionada estritamente à engenharia do produto, mas envolve uma gama de habilidades cognitivas, de organização, culturais, enfim, transversais ao saber fazer. Uma nova forma de fazer demanda uma nova forma de aprender. e é isso que vamos explorar nos próximos episódios. A começar por este, que apresenta e define o que é, afinal, a transformação ágil, e o que ela busca transformar. Te convido a me acompanhar nessa viagem.

Música: Meu Maxixe - Kleber Aguiar

Ep.08 - Kaizen - A cultura da melhoria contínua

Neste episódio vamos explorar, num só relance, a visão de uma ação de inclusão digital verdadeiramente transformadora da realdade social, tendo como vetores de ação as organizações da sociedade civil, organizadas em rede e cooperando para a construção de um ambiente onde haja espaço para a construção identitária autônoma de todas as comunidades, em contraponto à narrativa hegemônica da mídia comercial e das organizações governamentais. Na terceira parte dessa trilogia sobre a inclusão digital transformadora, eu proponho: vamos mudar o mundo? E aponto caminhos.

Música: Na Chapada - Kleber Aguiar

Ep.09 - Cultura Organizacional e Motor de Mudança (Parte I)

Nessa série sobre transformação ágil nas organizações de software, já falamos aqui que essa é uma questão essencialmente cultural. Mas enfim, o que é cultura? e como ela se manifesta numa organização? Fomos buscar extrair da definição do antropólogo Edward Tylor uma taxonomia que nos fosse útil no trato efetivo dessa questão. Explico o resultado dessa exploração e os cinco elementos que identificamos como parte deste todo complexo, nesta primeira parte, que vai se complementar com a apresentação do motor de mudanças descoberto por Dan e Chip Heath, no próximo episódio.

Música: Vai Dar Samba - Kleber Aguiar

Ep.10 - Cultura Organizacional e Motor de Mudança (Parte II)

Terminando (por hora) essa tri(tetra)logia sobre transformação ágil, vamos explorar o Planeta Heath. Os irmãos Dan e Chip Heath estudaram centenas de casos de mudanças bem sucedidas, seja no âmbito pessoal, social ou corporativo, buscando identificar quais elementos eram comuns na concorrência para esse sucesso. Daí resultou um modelo que adoto, e que chamo de "motor de mudanças e sustentação".

Vejo como um motor porque envolve engrenagens que tem sua engenharia própria, baseada na psicologia e na neurociência e ajudam a movimentar a ação de mudança. É esse motor, aplicado a cada um dos cinco elementos da cultura organizacional - visão de mundo, valores, costumes, expressão e relacionamento - conforme necessário, que vai alavancar a transformação da organização.

Música: Desbravando - Kleber Aguiar

Ep.11 - Sala de Aula Invertida

A Sala de Aula Invertida é a mais popular e mais conhecida experiência de e-Learning adotada no ensino formal, para solução de modalidade híbrida. Ela se aproveita das características marcantes da ecologia do e-learning para superar as deficiências do paradigma tradicional de Sala de Aula: todos na mesma página, professor no centro. Conheça as nuances que tornam essa estratégia de ensino mais efetiva que as realizadas nos últimos duzentos anos, graças às tecnologias da aprendizagem digitalizada.

Música: Vai Dar Samba - Kleber Aguiar

Ep.12 - Ferramentas para Sala de Aula Invertida

A estratégia de criar momentos síncronos e assíncronos, remotos e presenciais, configurada como a Sala de Aula Invertida permite a modelagem de um sem número de combinações. Explorando recursos específicos de cada ferramenta, pode-se habilitar as possibilidades do e-learning de forma criativa. Neste episódio, apresento dez tipos de ferramentas e alguns contextos de uso que podem servir de ponto de partida para uma jornada fantástica de design educativo.

Para ilustrar, este link apresenta uma tábua do Papaly compartilhada, com links para as ferramentas citadas neste episódio.

Música: Soft Xote - Kleber Aguiar