Ciberespaço, a fronteira virtual,

essas são as reflexões do prof. Roberto Slomka, em sua missão contínua para explorar novas tecnologias, seu uso na aprendizagem, em novas formas de educação. Audaciosamente indo onde nenhum professor jamais esteve!

O projeto/espaço Fronteira Virtual tem o intuito de ser um ponto de reflexão sobre as práticas da educação e da aprendizagem virtualizada. O uso do ciberespaço nos habilita uma série de possibilidades que devem ser orquestradas de forma intencional, como parte de um plano coeso. Neste sentido, a tecnologia é a ferramenta e não a finalidade. Um propósito engrandecedor, inclusivo, transformador da realidade social, deve sempre ser perseguido, e esse espaço de reflexão é dedicado a essa busca.

1a temporada, a ecologia do e-learning

é um modelo criado pelos Drs. Bill Cope e Mary Kalantzis para definir o conjunto de possibilidades que podem ser habilitadas pelo uso das ferramentas digitais no universo da educação. A temporada inicial explora esse conjunto de possibilidades em episódios curtos, condensados, que privilegiam o tempo da reflexão mais que o da exposição.


2a temporada, a aprendizagem

organizacional é uma necessidade cada vez mais presente e cada vez mais digital. No século 21, os profissionais precisam desenvolver um conjunto de habilidades que vão além do instrumental. Assim, a instrução dá a vez à formação como prioridade na palheta de gestão da capacitação.

Isso se reflete também na escola, lançada ao digital, à força, a partir de 2020.

Vamos explorar esses temas nessa temporada.