Assinale a alternativa correta.
(A) Em “Indico apenas como algo pode ser melhor e a partir de quais critérios. Que argumentos estão bem fundamentados e quais poderiam ser revistos.”, os termos em destaque são conjunções alternativas,
que introduzem opções de complemento ao verbo “Indico”.
(B) Em “Sociedades abertas crescem mais do que sociedades fechadas.”, o termo em destaque atua como pronome relativo, referindo-se a “sociedades abertas”.
(C) Em “Inexiste ser humano que não possa ser alvo de questionamento.” e em “Examino a obra em si, não a obra que eu gostaria de ter feito”, os termos em destaque funcionam como pronomes relativos.
Correta. Ambos os termos em destaque são pronomes relativos retomando seus elementos anteriores. O primeiro que retoma HUMANO e o segundo OBRA.
(D) Em “Como saber se a avaliação é boa?”, o termo em destaque desempenha função de conjunção condicional, uma vez que o autor coloca uma condição para que a avaliação seja boa.
E) Em “Horácio garantia, com certa indignação, que até o hábil Homero [...]”, o termo em destaque desempenha função de partícula expletiva ou de realce, tendo em vista que toda a oração introduzida por ele pode ser substituída por um substantivo.