Assinale a alternativa correta.
(A) Em “Não me refiro a títulos, mas à energia despendida em absorver conceitos.”, a crase ocorre pela contração da preposição exigida pela regência do verbo “referir-se” e do artigo feminino que antecede o substantivo “energia”.
Correta. De acordo com a regra da regência verbal o verbo REFERIR-SE pede a PREPOSIÇÃO A e há uma contração dela com o artigo feminino A, ocorrendo assim a CRASE.
(B) Em “Grande parte do avanço em liberdades individuais e nas ciências nasceu do questionamento de paradigmas.”, o verbo em destaque poderia estar no plural, concordando, assim, com o núcleo do sujeito “liberdades”.
Errada. De acordo com a regra da concordância verbal, coletivos partitivos (a maioria de, grande parte de, bom número de, metade de, etc.), seguidos de nome no plural, deixam o verbo no singular(concordando com eles), ou vão ao plural(concordando com o nome posposto a eles).
No excerto acima, sujeito é composto, logo há dois núcleos.
Fonte: Nossa Gramática Completa - Sacconi
(C) Em “Nada posso dizer sobre aquilo do qual nada sei.”, o termo em destaque pode ser trocado por “cujo”, sem haver prejuízos gramaticais ou mudança de sentido.
Errada. O termo cujo nos dá ideia de posse e haverá alteração de sentido acima, caso esse pronome seja empregado.
(D) Em “Horácio garantia, com certa indignação, que até o hábil Homero poderia cochilar [...]”, as vírgulas são utilizadas para separar um aposto explicativo.
Errada. O termo entre vírgulas não é um aposto explicativo e sim um adjunto adverbial.
(E) Em “Como saber se a avaliação é boa? Primeiro: ela mira no aperfeiçoamento do conhecimento e não em um ataque pessoal.”, os dois-pontos são utilizados para introduzir uma síntese do que foi dito anteriormente.
Errada. Conforme a regra da pontuação os dois-pontos (:) são empregados :
Fonte: Nossa Gramática Completa - Sacconi.