2022

03/03/2022Ms. Valquíria Machado (UFRGS) – A possibilidade de uma perspectiva metassistemática na Lógica de Frege

[Resumo] O presente trabalho aborda a filosofia da lógica de Frege analisando a possibilidade de uma perspectiva metassistemática na lógica fregeana. Em outras palavras, trata-se de determinar se provas metassistemáticas se aplicam ou mesmo se faz sentido colocar em questão, por exemplo, a correção e completude do sistema dado nas obras lógicas de Frege. Certas opções técnicas tomadas por Frege têm um fundamento no que ele considerava como a natureza da lógica no que diz respeito, por exemplo, a características tais como a generalidade da lógica e a indefinibilidade da verdade. Tais opções técnicas contrapõem-se a abordagens que são correntes na lógica contemporânea. O tratamento da quantificação que deriva da compreensão da lógica como ciência de máxima generalidade está em tensão com a concepção esquemática e modelo-teorética contemporânea. Parte do problema encontra-se na tensão entre a concepção fregeana de verdade e o uso de uma ferramenta contemporânea, um predicado-verdade, para definição de verdade. A determinação da presença ou ausência de um predicado-verdade bem como o tratamento dado a metavariáveis no sistema das Grundgesetze der Arithmetik serão os pontos de partida para determinar a resposta ao problema investigado.

[Debatedor] Pedro Artoni (PUC-SP)

10/03/2022 – Antonio Carlos Ferraz (PUC-SP) – Uma investigação sobre a realidade do Tempo

[Resumo] Um dos paradoxos mais famosos da filosofia do tempo é o proposto por McTaggart em The Unreality of Time (1908). McTaggart propõe uma Série A (formada por passado, presente e futuro) e uma Série B (formada por anterior e posterior). McTaggart defende que a Série A implica em contradição (algo deveria ser passado, presente e futuro, expressando uma realidade contraditória). A série B, por sua vez, expressa uma realidade onde não há mudança, já que um evento anterior ou posterior, sempre terá sido e sempre será anterior ou posterior ao que lhe precede ou sucede. Pretende-se investigar a proposta de solução de Mellor em Real Time 2 e as críticas de Ingthorson (2016) à proposta de Mellor.

[Debatedor] João Luís Assirati (USP)

17/03/2022 – Henrique Elias (PUC-SP) – Os objetos no Tractatus de Wittgenstein

[Resumo] Na teoria afiguradora da realidade de Wittgenstein, exposta no Tractatus, há um papel central ocupado pelos Objetos. Porém, podemos dizer acerca deles, que há uma dificuldade para entendê-lo no meio do empreendimento tractariano dada a complexidade do texto e a multiplicidade de assuntos que ele aborda nas diversas seções/aforismos.Para entendermos o que são e qual a função do objeto no empreendimento de Wittgenstein, algumas noções/conceitos necessitam de uma clarificação: a sua simplicidade, o fato dele possuir propriedades externas e internas, sua existência necessária, sua totalidade constitui a substância do mundo, a questão da forma e do espaço lógico, entre outras noções. Além disso, um contato direto com os objetos no Tractatus, sem o auxílio de comentadores, acaba por ser uma tarefa complicada, por conta disso, a ajuda de autores como Anscombe, Hintikka e Frascolla em seus livros introdutórios ao Tractatus, nos ajuda a entender melhor esse conceito.Com isso, me proponho a adentrar nos objetos tractarianos, que em um primeiro momento terá com um contato direto com o texto. Porém o auxílio de comentadores vira em seguida, como o caso de Frascolla que também nos ajudam a entender melhor o que é um objeto, e para tanto, sua colocação dos objetos enquanto ‘qualia’ nos interessa principalmente quando falarmos de suas propriedades internas e externas.

[Debatedor] Rodrigo Lima (USP)

24/03/2022 – André Kfouri (U. Nova de Lisboa) –

[Resumo] A apresentação terá duas partes. Na primeira, traçarei o curso planejado para a minha pesquisa de mestrado, que, no momento, limita-se a uma proposta e delimitação temática tocante aos conceitos de imaginação moral e religiosa em Wittgenstein e à influência de J. H. Newman na sua formação. Na segunda, discutirei um texto que escrevi já vinculado a este projeto, a respeito das possibilidades de investigação gramatical da moral e religião, que pode servir como ponto de partida para a abordagem dos outros tópicos.

[Debatedor] Pedro Zerwes (PUC-SP)

31/03/2022 – Lutfe Abdallah (PUC-SP) – O problema mente/corpo

[Resumo] A apresentação discorrerá sobre algumas das posições sobre o problema mente/corpo elencadas e discutidas no livro de David Armstrong intitulado "A Materialist Theory of Mind". Exporemos, de maneira sucinta, as críticas de Armstrong às teorias dualistas.

[Debatedor] Antonio Carlos Ferraz (PUC-SP)

28/04/2022 – Lucas Antonio Saran (PUC-SP) - Elementos de pragmatismo no pensamento de Russell

[Resumo] Como parte de uma pesquisa que visa investigar possíveis elementos pragmáticos nas obras de Russell da década de 20 (do século XX), em Ramsey e nas Philosophische Bemerkungen (Philosophical Remarks) de Wittgenstein, esta apresentação procurará se focar, especificamente em Russell. Nesse aspecto, serão investigados alguns autores pragmáticos (James, Dewey e Peirce) e o possível impacto do pensamento desses autores sobre a doutrina do monismo neutro – que aparece no pensamento maduro de Russel. Certamente, essa doutrina possui, paralelamente ao pragmatismo, outras influências que também guiaram o pensamento do filósofo inglês (Russell); esse é o caso de Mach e dos Realistas americanos. Apesar dessas influências paralelas, a pesquisa aqui proposta dará, como se sugeriu, ênfase nas influências pragmáticas de Russell. Nesse aspecto, tal pesquisa segue uma sugestão do próprio Ramsey que, em momentos finais de Facts and Propositions, afirma que o seu próprio pragmatismo, embora vago e pouco desenvolvido, é derivado de Russell.

[Debatedor] Isaías Bispo de Miranda (PUC-SP)

02/06/2022 – Ivana Dias da Silva (PUC-SP) - Introdução à filosofia de G. E. M. Anscombe

[Resumo] O seminário será dedicado a introduzir o público às questões que ocuparam o pensamento de G. E. M. Anscombe; em particular, na sua obra magna Intention.

[Debatedor] André Kfouri (Uni. Nova - Lisboa)