Aqueles que desejam ingressar na área de Teoria dos Números são muito bem vindos, mas estejam preparados para estudar muito, mas muito mesmo.

Aqui vão umas intruções práticas para quem deseja orientação de IC, Mestrado e Doutorado.

Iniciação científica (IC)

É desejável que o/a estudante tenha cursado o curso de Análise I e Variável Complexa, embora eu aceite candidatos de semestres iniciais bem motivados. É feito um acompanhamento semestre a semestre do desempenho do estudante nas disciplinas, e aqueles que desejam esse tipo de orientação passarão por uma análise curricular e uma entrevista, semestre a semestre.

O programa de IC em teoria dos números segue em seu primeiro semestre o estudo equivalente a um curso básico na área, e dependendo do rendimento, no semestre seguinte o/a estudante começa a estudar algum artigo de pesquisa, podendo ser tanto um da minha lista de publicações ou algum outro que eu aprove. Estudar um dos meus artigos pode ser um benefício porque eu tenho total controle de tudo que acontece em cada um. Pesquisa original e relevante nesse momento se torna um pouco difícil, mas não impossível: Ocorreu por exemplo de eu escrever um artigo de pesquisa junto com estudantes de IC em final de graduação.

Mestrado

Quem deseja orientação para uma dissertação na área deve ter os seguintes pré-requisitos: Um curso de Análise no Rn, outro de Análise Complexa, outro de Teoria dos Números e dependendo um de Probabilidade. Aqui no nosso PGMat não é ofertado com regularidade um curso de Teoria dos Números, geralmente oferta-se sob demanda. Se você tiver interesse, converse comigo num semestre oportuno,  que então havendo demanda eu solicito para que seja aberta esta disciplina. Os tópicos de dissertação podem ser vários, estando eles principalmente localizados dentro da Teoria Analítica e Probabilística dos Números. Da mesma forma que na IC, será feito uma análise curricular e entrevista com o/a candidato a Mestrado.

Doutorado

Para fazer pesquisa em Teoria Analítica dos Números são poucos os pré-requisitos, sendo os mesmos do Mestrado: Um curso de Análise no Rn, outro de Análise Complexa, outro de Teoria dos Números e dependendo um de Probabilidade. O exame de qualificação é pensado na direção que o/a estudante desejar: Se ele/ela quiser ir mais na direção da Teoria Analítica, deve estudar um tanto de Análise Complexa; se for mais pra Teoria Probabilística, deve estudar um tanto de Análise Complexa + Probabilidade. No momento há diversos projetos esperando estudantes motivados para trabalhar - basta olhar qualquer um dos meus artigos na minha lista de publicações que te mostro um problema em aberto relacionado a este artigo. Também é feito uma análise curricular e uma entrevista. Já a orientação num projeto de pesquisa começa após o/a estudante atingir os requerimentos exigidos, como aprovação no exame de qualificação.

Orientações em andamento

Caio Bueno - Doutorado, data estimada da defesa: Jan 2027

Alexandre Dieguez - IC

Marco Antonio Damasceno - IC

Maria Eduarda - IC

Orientações finalizadas

Mestrado

Matheus Resende Guedes - Mestrado, defesa: 21 Jul 2023

Kevin Medeiros - Mestrado (defesa  28 de fev 2023)

Caio Bueno - Mestrado (defesa 15 de fev de 2023)

Iniciação científica

Maria Eduarda - IC (Prêmio "Relevância Academica 2023")

Janaine Campos - IC (semana do conhecimento 2021 YouTube)

Caio Bueno (Matemática) - IC (Artigo de pesquisa arXiv)

Kevin Medeiros (Matemática) - IC (Artigo de pesquisa arXiv)

Weder Junior (Física) - IC

Luísa Lins (Engenharia) - IC (semana do conhecimento 2021YouTube

Lucas Rodrigues (Matemática) - IC