Como fazer projeto estatístico

dicas para fazer o projeto de estatística

Estrutura

Como todo projeto de pesquisa, deve ter uma estrutura específica, composta por seis grandes partes: 

A estrutura do projeto será baseada no documento ("modelo-projeto-pesquisa_orientacao-trabalhos_biblioteca.docx") oficial da UNISUL para projetos de pesquisa que encontram na página de serviços da Biblioteca da UNISUL: http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/orientacao-trabalhos-academicos (a forma de referenciar pode ser ABNT ou Vancouver, como desejem e estejam acostumados).

Deverão respeitar a formatação que já está prontinha (estilos de textos e formatação da folha) no documento: apenas devem usar adequadamente a potencialidade de formatação automática do MS-Word: na própria página de biblioteca tem varios tutoriais que podem auxiliar vocês.

Obserbem no TAU (Trabalhos Acadêmicos UNISUL: livro com as diferentes formatações dos diferentes tipos de trabalhos acadêmicos) que no título "3.2. Projeto de pesquisa: Estrutura" temos partes obrigatórias e partes opcionais. EM nosso caso, apenas as partes obrigatórias serão utilizadas. O TAU em PDF enconstram no mesmo site supra-indicado da biblioteca

DEVEM SE ADAPTAR AS 6 PARTES QUE ESTÃO INDICADAS NO INICIO DESTA PÁGINA: e não copiar a estrutura de seu projeto de pesquisa, porque são coisas diferentes.

RESPEITEM "101%" O FORMATO DEFINIDO: no mesmo que quando se submete um artigo, o formato deve ser o solicitado pela revista e não o que eu acho deveria ser! Ou seja: não modifiquem a formatação nem tentem usar um arquivo já formatado com outros estilos! E lembrem uma coisa importante de Word: se vocês fazem Ctrl-C/Ctrl-V vão "arrastrar", também, o estilo de formatação com a copia e ali td fica uma "vagunça!". Dica: não faça Ctrl-V para colar, faça botão direito, e nas opções de colagem, selecionem "Manter somente texto" (caminho rápido: BotãoDireito-T). Isso signitica, inslussive, não adicionar logomarcas que não estejam no documento da biblioteca.

Observações Iniciais importantes: FOCO do trabalho

A diferença deste "projeto estatístico" com um projeto de pesquisa para uma dissertação ou tese, é que o foco deve ser especificamente o que será feito estatisticamente para a pesquisa.

O trabalho prático que o aluno fez antes deste projeto (aquela "Resenha Estatística" de um paper já publicado) será uma guia para entender o "foco" deste projeto.

Não se confunda: não deve fazer o levantamento de dados: deve indicar todo que deverá ser feito para fazer adequadamente a amostragem, a organizar de dados, as análises a serem feitas e quais parâmetros serão necessários, que tipos de testes, etc. etc., mas não farão o trabalho de levantamento nem de análises! OK!? (Oportunamente, em algum outro tempo ou local, se concretizará o trabalho de pesquisa!).

Em definitiva, vamos fazer aquelo que tantas dores de cabeça usualmente causa aos alunos de um PPG: fazer o projeto e indicar todo e estatisticamente necessário! (amostragem, n, inferências, testes, análises, etc., etc., etc.)

Finalmente, lembre-se: Este projeto poderá ser uma parte de seu projeto de pesquisa real, no item "Análise estatísticas a serem desenvolvidas" de seu problema de dissertação ou tese: esse é o objetivo deste trabalho: ajudar vocês nesse tema antes da qualificação, a partir de nossa disciplina de estatística e probabilidades!

Enquanto a quantidade de folhas, além das "pre texto" (6 folhas segundo o documento de base) e "pós texto" (apéndices e anexos, si tiver) do conteúdo específico, dificilmente sejam menos de 4 a 6 folhas para poder descrever adequadamento os trabalhos a serem feitos. 

O trabalho entregar-se-á em PDF e pelo link do DropBOX na página da sua disciplina e na data definida no cronograma. Formalidades podem achar aqui, onde também vão achar os critérios gerais de avaliação dos trabalhos, no final da página.

Agora vamos ver o que deve ter o projeto!

Conteúdo básico das seções do projeto

1- INTRODUÇÃO

O objetivo desta parte será a de descrever o seu trabalho de pesquisa do qual se vai fazer aqui o projeto estatístico: Seria como a introdução ou como o resumo do trabalho de dissertação ou tese: explicar a problemática a ser analisada, o objetivo geral da sua pesquisa (como um todo, não apenas a parte estatística) e se tem hipóteses/problemas de pesquisa, quais são eles. Ou seja, em, no máximo, uma página deverá falar do resumo da SUA própria pesquisa, respondendo as típicas perguntas de pesquisa: o que, para que, porque, como, onde e quando. (veja mapa mental para projeto, que pode ajudar no resumo e veja o tema  de Resumo Simples aqui)

2- REFERENCIAL TEÓRICO

Antes de fazer esta parte, primeiro desenvolva a metodologia, para ter claro quais os temas a serem desenvolvidos aqui.

Aqui deverá fazer uma rápida síntese teórica de cada tipo de análise, parâmetro, método ou esquema de trabalho estatístico (um ou dois parágrafos curtos para cada um deles). Por exemplo, se usa correlação dentre 2 variáveis quantitativas, deverá explicar brevemente o que é correlação e qual modelo de correlação irá a usar e qual teste será usado para avaliar o seu resultado.

Isto é o que dará sustentação formal a sua futura pesquisa em campo/laboratório e gabinete: saber o que quer e porque quer fazer aquela análise estatística como tratamento dos dados.

A referenciação se faz a partir de bibliografia de estatística (use a biblioteca virtual ou física da UNISUL ou verifique alguns dos trabalhos e livros que temos neste mesmo site no link sobre estatística. Para entrar na biblioteca virtual, entre pelo link da biblioteca, clique no botáo de "Acesse Aqui" para consulta de acervo e na página que abrirá terá os links para acessar as duas bibliotecas virtuais que a UNISUL contrata: Minha Biblioteca e Biblioteca Universitária; ainda que, acredito mais simples, entrar via o EVA, no final da sua página inicial estão os links certinhos.

Lembre-se: primeiro faça a metodologia, e depois faça o referencial teórico os temas tratados na metodologia (na verdade, deveriamos usar a palavra Método e não metodologia, já que são conceitos diferentes, mas td bem, é costume por aqui usar metodologia em vez de método).

3- METODOLOGIA

Na metodologia deverá, como primeira medida, criar um objetivo geral de cunho ESTATÍSTICO e os objetivos específicos (estatísticos também) que permitam chegar á esse objetivo geral. (observe que NÃo estou falando de seus objetivos do projeto, ainda que alguns podem coincidir.)

Estes objetivos são o que você precisa atingir estatisticamente para poder completar o objetivo geral (ou alguns dos específicos) de sua pesquisa indicado na introdução! Observe que é aqui onde estamos pensando especificamente nos problemas estatísticos da sua pesquisa!

Posteriormente, no desenvolvimento de cada objetivo especifico (estatístico) deverá indicar todo o que precisa da estatística. 

Por exemplo:

Lembre-se: a lista feita aqui é indicativa, não limitativa e, menos ainda, completa! Porém, será usada com base para a correção específica dos trabalhos, levando em consideração as caracteristicas particulares que cada projeto, usualmente, pode apresentar.

4- RECURSOS

Aqui indicará quais recursos precisará para fazer o levantamento de campo, quais os recursos humanos / laboratórios / oficinas / materiais / reativos / drogas / instrumentos / equipamentos, etc que precisará para o levantamento e as análises estatísticas das amostras a serem feitas.

Qual tipo de equipamento computacional precisará para o levantamento de dados e para as modelagem estatísticas e suas características básicas. Também deverá indicar qual o software para as modelagem estatísticas, se é open-source, free, licença de teste ou licenciado para pessoa física ou instituição, etc., com todas as informações legais adequadas para cada caso.

Também deverá fazer um pequeno orçamento de quanto pode vir a custar a pesquisa de dados, levando em consideração a logística do levantamento de dados o material que deve ser comprado necessariamente, etc. (apenas com dados aproximados). OBSERVAÇÃO: Caso a sua pequisa não tenha dispéndio com materiais o levantamentos caros e/ou demorados que provoquem custos estimados maiores que 2 ou 3 salários mínimos, pode não fazer este mini-orçamento e indicar que os custos da pesquisa são mínimos e reduzidos á material de escritório e deslocamentos básicos apenas, sem indicar valores.

5- CRONOGRAMA

Fará uma análise dos tempos de cada etapa da modelagem estatística -especificamente- ou seja, quanto tempo cada uma das etapas (objetivos específicos) definidas vão levar, em semanas, para atingir os resultados estatísticos da sua pesquisa (objetivo geral). Observe que NÂO SERVE o cronograma que você fez para o projeto de pesquisa, que abarca TODO o seu projeto, ou seja: ESTE NÃO É O CRONOGRAMA TOTAL DE SEU TRABALHO DE DISERTAÇÃO/TESE: é o cronograma para atingir os objetivos estatísticos indicados neste projeto. Nesta página temos um exemplo tradicional de um quadro para cronograma de projetos de pesquisa.

6- REFERÊNCIAS

Indicar, sempre segundo ABNT ou VANCOUVER, a bibliografia e artigos consultados. Usualmente, estas referencias serão mais bibliográficas que de artigos publicados, já que se referem aos métodos/conceitos/modelos estatísticos analisados no método.

Observações finais 

Para projetos que tenham análises multivariada

Arrisco a falar que pelo menos num 66% das pesquisas temos que fazer estatística multivariada, com mais ou menos complexidade: Isso porque dificilmente uma única variável -ou duas- solucione os complexos problemas ambientais o da saúde. 

Porém, em toda análise multivariada, devemos iniciar pelas análises univariadas e bivariadas: ou seja, devemos conhecer a fundo as características uma por uma de nossas variáveis e como se comportam dentre elas duas a duas, porque o fato de estar ou não estar correlacionadas, por exemplo, fará que as minhas análises multivariadas tomem rumos diferentes, ou com diferentes parâmetros de trabalho. Saber se as médias ou desvios padrões são comparáveis, se a prevalência é mesmo aquela que parece ser, é fundamental para conhecer nossos dados de campo antes das análises que nos vão a dar as respostas à tese de nosso trabalho, e por isso os testes de hipóteses para todas as variáveis são necessárias.

Como fazer isso? Simples: se concentram em todos os processos iniciais, porque esses processos (como calcular n, como amostrar, como fazer a estatística descritiva de cada  variável, como fazer inferências dos parâmetros de cada variável, como calcular seus intervalos de confiança, como e quais testes de hipoteses fazer, como estão correlacionadas dentre elas, etc.) serão os mesmos para todo projeto, apenas com as peculiaridades de cada conjunto de variável.

Enquanto as análises multivariadas, apenas devem ser mencionadas quais se projetam fazer durante a pesquisa, e não precisam entrar em maiores detalhes, apenas as generalidades de para que se farão essas análises (não é o escopo de nosssas disciplinas de estatísitcas básicas).

Lembrando que o objetivo é pensar estatisticamente e não pensar em um projeto de pesquisa completo! Não é o objetivo criar um projeto de pesquisa, O objetivo é pensar o que terá que ser feito, estatisticamente falando, no projeto de pesquisa de dissertação/tese que vocês já apresentaram para seus orientadores nos PPGs! Por outro lado, o meu objetivo como professor é tirar ao aluno da sua zona de conforto do projeto -que é de um tema que ele gosta e gerencia- e que inicie seu pensamento desde a análise estatística de dados, que -necessáriamente- deverá fazer e que, usualmente- "não quer saber nada até que não possa mais procastinar" e naquele momento aparecem na frente de seus orientadores com cara de "apavorados" porque não sabem o que fazer com os dados coletados e parecem que tem que enfrentar o "bicho papão"!

Vão precisar ler mais? Com certeza! Vão precisar pesquisar para referenciar? Com certeza! E é isso o objetivo: conseguir que pensem estatisticamente para não atrapalhar a pesquisa real quando devam fazer efetivamente os levantamentos e processamentos dos dados, quando o tempo é mais, e muito mais, “curto” que o normal e nunca resulta suficiente: acreditem, assim sempre é nos primeiros projetos de pesquisa!

CASO DECIDAM UTILIZAR UM SOFTWARE DE ESTATÍSTICA PROFISSIONAL (SPSS, MINITAB, STATISTICS, ETC.)  LEMBREM QUE O INGRESSO DE DADOS SE DEVE FAZER NO MESMO SOFTWARE (a não ser que ele não tenha como entrar dados de forma adequada) PELO QUAL É UM ERRO FALAR QUE VÃO GERAR O BANCO DE DADOS NO EXCEL E DEPOIS IMPORTAR PARA TAL O QUAL SOFTWARE. (Apenas se usarem R, poderiam fazer isso). Usar primeiro excel e logo SPSS, por exemplo, e desperdiciar uma das maiores potencialidades do SPSS que é o gerenciamento do banco de dados estatístico.

formalidades Na escrita de trabalhos

Como o trabalho deve ser escrito? Se ainda tem dúvidas de como escrever um texto científico, verifiquem na página deste site: RESENHAS onde tenho botado algumas dicas recolpiladas ao longo do tempo.

O que será avaliado, além do "estatisticamente correto" (que seria todo o falado na "metodologia" nesta mesma página)?: Verifiquem na página deste site: METODOLOGIA CIENTÍFICA no título: "Avaliação dos trabalhos"

Para fazer uma referenciação adequada (seja ABNT, Vancouver ou outra) verifique na página deste site: METODOLOGIA CIENTÍFICA no título "Referências Bibliográficas" que tem dicas de como fazer isso da maneira certa e rápida (ou seja, menos "chata")

Para evitar plágios ou auto-plágios (sim, isso também existe) por desconhecimento do que é e do que não é plágio, verifiquem na página deste site: METODOLOGIA CIENTÍFICA no título "Plagio, auto-plágio e colas"

Indo um pouco "mais pra lá", se querem ver dicas de como escrever adequadamente um estudo observacional (Visando a sua pesquisa de mestrado/doutorado, que possivelmente seja deste tipo) procure a "Declaração STROBE"  na página METODOLOGIA CIENTÍFICA deste site; é muito importante para sua pesquisa (porém, nem tanto para este projeto de disciplina).

Precisa de uma lista de verbos e conectores discursivos porque já está repetindo muito no projeto e acabaram na sua cabeça? Veja nos títulos "Lista de Verbos" e "Conectores discursivos" na página METODOLOGIA CIENTÍFICA deste site, que foram recolipados de outros autores especializados no tema.

Na página DICAS ESTATISTICAS podem achar informações que auxiliem vocês em relação, por exemplo, a como organiar dados ou que teste estatístico usar para cada tipo de variável; além da descrição suscinta de alguns método de modelagem estatística.

No proximo item, temos alguns PDF que podem ser de leitura importante para este trabalho.

Material de leitura para este tipo de projeto

Alguns temas importantes

Para ter em conta nos projetos de pesquisa:

Conceitos. Para que. Quais gráficos usar em cada situação. O que significa o Valor-P? Qual o tamanho da amostra necessária? Qual o delineamento de pesquisa adequado? Resumo de tipos de estudos estatísticos. Testes de não inferioridades. A escolha do teste estatistico adequado e outros tantos fatos típicos nos seguintes documentos