Resumo Expandido

Dicas para escrever um resumo expandido.

Se um resumo simples visa apresentar a ideia geral de uma pesquisa e expor seus métodos, objetivos, conclusão… Então, o que seria um resumo expandido? Seria um texto mais longo? O resumo expandido costuma sim, ser mais extenso que o resumo simples, porém, um resumo expandido não é somente um resumo alongado. O resumo expandido deve incluir objetivos, método, etc. e outros detalhes esperados em um documento que deverá ajudar a entender o trabalho resumido: ele é um documento cujas ideias e significância possam ser entendidas no menor tempo possível.

Escrever um resumo expandido requer sutileza. Alguns assuntos podem ser eliminados como, por exemplo, detalhes muito específicos de ensaios, descrições de futuros trabalhos, informações institucionais que não sejam relevantes ao trabalho, partes do método que sejam muito detalhadas, figuras que não apresentem significância para o resumo, dentre outros.

Assim como o simples, o expandido deve apresentar, concisamente, a ideia geral do documento. Entretanto, a forma como o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento analisado são apresentadas é diferente. Para escrever um resumo expandido, você deve ter uma atenção diferenciada para capturar os detalhes de texto original sem perder o assunto central, assim como a coesão e coerência. Diferentemente do que acontece no simples, o resumo expandido permite que o autor inclua tabelas e gráficos que facilitem a compreensão do autor. Tudo isso possibilita que as ideias do texto original possam ser entendidas em menos tempo pelo leitor.

O resumo expandido terá, no máximo, 4 ou 5 páginas e deve estar formatado segundo o layout de referência, que neste caso, será o layout de artigos científicos da UNISUL, que pode ser encontrado no seguinte Link em formato Word: https://estude.unisul.br/app/uploads/2021/09/Biblioteca-UniSul-Modelo-de-Artigo.docx ou aqui, no drive do professor.

LEMBRE-SE QUE A FORMA É TÃO IMPORTANTE COMO O CONTEÚDO: pelo qual, respeite totalmente a formatação do layout de artigo científico de nossa UNISUL, tendo em conta as "observações importantes" no final destas dicas.

Estrutura de um resumo expandido:

No resumo expandido deve constar, em suma, o Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões e, as Referências Bibliográficas usadas que, no caso de ser um resumo expandido de artigo já publicado, próprio ou de outro autor, apenas será o próprio artigo que se está resumindo.

Título: deve ser claro e conciso não ultrapassando duas (2) linhas. 

Autores: os nomes dos autores (DO RESUMO EXPANDIDO, caso se esteja trabalhando com um artigo de outros autores) devem estar completos, sem abreviações e na ordem correta. LEMBRAR de completar toda a informação da "nota de pé de página que o layout solicita (seu curso, universidade, dados da Disciplina, professor, etc TODO deve estar completo). Em "Requisito parcial para…", identifique a Disciplina e o curso, seja de graduação ou de pós-graduação. 

Resumo: deve ser apresentado em parágrafo único. No resumo expandindo, se recomenda que o resumo tenha, no máximo, 250 palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Apenas resumo em português!

Palavras-chave: deverão ser incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco expressões relacionadas ao tema do trabalho.

Introdução: é recomentado escrever até mil palavras. Deve justificar o problema estudado. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado (não indique objetivos específicos, apenas o objetivo principal). Aqui, se deverá referenciar, caso se esteja resumindo um trabalho já publicado, o trabalho sobre o qual se está trabalhando e constará nas referências bibliográficas.

Método: deve ser elaborada de forma concisa e clara. Dessa forma, o leitor irá entender e pode até pensar em reproduzir os procedimentos utilizados. A dica é também não exceder mil palavras. POR FAVOR: não use metodologia, que significa "o estudo dos métodos", a diferença de "método" que é a indicação da sucessão de passos numa pesquisa para chegar aos objetivos definidos.

Resultados e Discussão: deve conter os dados, podendo ser apresentados também na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve indicar sua relevância, vantagens e possíveis limitações. As tabelas e figuras, se necessárias, devem ser confeccionadas de forma a apresentar qualidade para uma boa reprodução e entendimento do trabalho, por isso, não precisa botar todas as figuras do artigo que está resumindo.

Conclusões: deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas e com base no objetivo e resultados do Resumo Expandido. É recomendado não ultrapassar duzentas palavras.

Referências é a referência do artigo que se está resumindo, assim, no texto, não faça referência aos outros autores que no artigo original sejam citados de forma "clássica", apenas indique, se necessário, textos do tipo: "Os autores indicam que…" ou, "Os autores concluem que…", ou estrutura semelhante.

Observações importantes

1°) se o artigo original tem um tópico chamado de "Revisão bibliográfica" ou "Estado da arte" ou "Fundamentação teórica", ou coisa semelhante, pule esse tópico: um resumo expandido não é para falar da revisão bibliográfica ou estado da arte nem de fundamentação teórica.

2°) o resumo expandido, não leva apêndices, nem anexos e nem agradecimentos! 

3°) sempre envie o trabalho em FORMATO PDF  e nunca em como um arquivo ".doc", ".docx", ".odt", ".rtf", ".txt" ou semelhante de um editor de textos, para evitar problemas de "desformatação" na leitura pelo software de correção que pode ser outra versão, modelo ou empresa e não necessariamente o que você usou para redigir o texto.

4°) a única referência  que deve colocar é a referência do próprio artigo que está resumindo, por nada "neste mundo" indique todas as referências do trabalho original, já que você nem sequer leu e nem utilizou.

5°) minimize o uso de figuras e tabelas, apenas use aquelas que sejam estritamente necessárias para o entendimento do artigo (mor exemplo, na localização da área de estudo, se é que têm, não precisa colocar o mapa de localização, apenas descreva em uma frase curto onde foi feito).

6°) Se usará fórmulas, pode "copiar" elas com o print-screen "melhorado" do Windows, com as teclas "Shift + Tecla Windows + s" com a opção "capturar retângulo. Caso use outro sistema operativo, verifique como fazer um "print-screen" parcial nesse SO. Não perca tempo criando editando as fórmulas com os editores de fórmulas e, menos ainda, escrever-as como um sendo um simples texto.

Para ESCREVER UM BOM TEXTO PARA O RESUMO:

Deve respeitar ceras características la Língua Culta Nacional e da Escrita Técnica-Científica, como, por exemplo:

Ao finalizar um resumo:

Se faça algumas perguntas para verificar se o resumo faz sentido:

Formalidades na escrita de trabalhos.

Como isso deve ser feita e escrita? Verifiquem na página deste mesmo site: RESENHAS. 

O que será avaliado, além do "tecnicamente correto"? Verifique na página deste mesmo site: METODOLOGIA CIENTÍFICA no título: "Avaliação dos trabalhos"

Para realizar uma referenciação adequada (seja ABNT, Vancouver ou outra) verifique na página deste mesmo site: METODOLOGIA CIENTÍFICA no título "Referências Bibliográficas"

Para evitar provocar plágio por desconhecimento do que é e do que não é, verifique na página deste mesmo site: METODOLOGIA CIENTÍFICA no título "Plagio, auto-plágio e colas"

Indo um pouco mais "para lá", que ver dicas de como escrever adequadamente um estudo observacional? (Visando a sua pesquisa de mestrado/doutorado, que provavelmente é deste tipo) procure a "Declaração STROBE"  na página METODOLOGIA CIENTÍFICA deste mesmo site.

Precisa de uma lista de verbos e conectores discursivos porque já está repetindo muito no projeto? Veja nos títulos "Lista de Verbos" e "Conectores discursivos" na página METODOLOGIA CIENTÍFICA deste mesmo site.