Regulamento

Regulamento do prêmio “Mude o Mundo como uma Menina” e do Desafio “Juntas Somos Força”

  • Introdução e Objetivo

Em Outubro de 2020, acontece a segunda edição do prêmio Mude o Mundo como uma Menina, em celebração ao Mês da Menina. A data de 11 de Outubro foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional das Meninas como um meio de trazer reflexão sobre as desigualdades de gênero ao redor do mundo e destacar os progressos feitos em direção à garantia dos direitos de meninas e adolescentes. Por isso, o prêmio vem com o intuito de premiar cinco meninas de alto desempenho, nas categorias Criativa, Líder, Determinada, Pioneira e Visionária, que estejam causando grande impacto na sua comunidade através dos mais diversos projetos e ações.

Além disso, o Juntas Somos Força, desafio especial da Força Meninas, foi criado durante o contexto da pandemia de Covid-19, com o objetivo de celebrar as meninas que estão no início de suas jornadas, com ideias gigantes que ainda estão nascendo. Dessa forma, o Juntas Somos Força é uma categoria inédita do prêmio Mude o Mundo como uma Menina, voltada a celebrar essas meninas e oferecer oportunidades para que seus caminhos sejam cada vez mais bem-sucedidos e inspiradores.

As meninas participantes da premiação poderão desenvolver habilidades e protagonizar suas histórias e escolhas, se inspirando através dos bate-papos organizados pela Força Meninas (você pode saber mais sobre essa parte incrível do evento acessando esse link) e mostrando para o mundo suas maneiras de resolver os desafios que mais afetam meninas e mulheres.

(O prêmio Mude o Mundo como uma Menina e o desafio Juntas Somos Força são eventos totalmente gratuitos para todos os participantes, não existindo nenhum tipo de taxa de inscrição ou de participação).


  • Inscrição (categorias Criativa, Líder, Determinada, Pioneira e Visionária)

As categorias Criativa, Líder, Determinada, Pioneira e Visionária foram pensadas para acolher meninas com diversos tipos de interesses, histórias, lutas, projetos e áreas de atuação. A seguir, estão detalhadas as características especiais de cada uma delas:

Criativa: a menina que produz arte real ou virtual, de alto potencial criativo e que já tenha algum material, protótipo ou obra realizada de alto impacto entre críticos e/ou entre o público. Alguns perfis indicados a essa categoria são meninas atrizes, desenvolvedoras, cantoras, compositoras, escritoras, desenhistas, pintoras, designers etc.

Líder: a menina Líder é aquela com espírito de liderança que faz a diferença por onde passa. Conhecida por lutar por aquilo que acredita, liderar movimentos, causas e/ou projetos, se destacar por ser ativista e engajar outras pessoas em torno dela, impactando positivamente a sua comunidade.

Determinada: aquela que enfrentou diversos obstáculos em sua jornada, mas não desistiu de alcançar seus objetivos por isso. Desenvolveu projetos, ideias e/ou movimentos em situações com obstáculos financeiros, sociais, físicos e/ou geográficos, que foram transpostos por sua determinação e vontade de fazer a diferença.

Pioneira: a que consegue inspirar outras a irem além, a primeira a abrir caminho, a desbravar novas fronteiras. A precursora de ideias, projetos e iniciativas que vão além do senso comum, que desenvolvem projetos autênticos que exploram campos ainda pouco trabalhados e que impactam uma comunidade. Não teme em ser a primeira e sabe que não será a última. É a semente.

Visionária: a menina Visionária é a que tem ideias e idealiza projetos inovadores, é vista como “à frente do seu tempo” e, assim, causa transformações revolucionárias com ideias originais.

Além do conhecimento sobre cada categoria contemplada, seguem todos os outros pontos importantes que regem a etapa de inscrição:

  • Para estar apta a concorrer na categoria, a menina deve atender aos requisitos de idade, sendo que a idade mínima é de catorze anos, e, a máxima, de vinte e dois anos. Destaca-se que é um requisito que a menina ainda não tenha concluído um curso superior.

  • As iniciativas, projetos, ações, conquistas etc. das meninas que queiram se inscrever em uma dessas cinco categorias devem se encaixar em uma das seguintes características: ser uma iniciativa testada e aprovada por seu público-alvo, ou seja, que pode ser multiplicada e impulsionada. Meninas de excelência acadêmica devem apresentar resultados consistentes e busca constante por desenvolvimento.


  • Inscrição (categoria Juntas Somos Força)

Nesta segunda edição do prêmio Mude o Mundo como uma Menina, a Força Meninas quer conhecer e reconhecer todas aquelas que estão se empenhando para trazer para a realidade as mudanças em que acreditam. Por isso, além de contar com as categorias Criativa, Líder e Determinada, Líder e Pioneira, Visionária, também avaliará a categoria Juntas Somos Força, que prestigia meninas que ainda estão no início do seu longo e espetacular caminho desenvolvendo sua iniciativa. Seguem todos os pontos importantes que regem a etapa de inscrição para a categoria Juntas Somos Força:

  • O período para realização da inscrição tem início no dia 11 de Outubro de 2020 e se encerra no dia 23 de Outubro de 2020.

  • A inscrição é feita por meio de um formulário online, disponível no link: https://forms.gle/UM63Sbb1n6ffyV8t8 e no website do evento https://sites.google.com/view/premiomudeomundo/home?authuser=0.

  • Para estar apta a se inscrever, a menina deve atender aos requisitos de idade, sendo que a idade mínima é de catorze anos, e, a máxima, de vinte e dois anos. Destaca-se que é necessário que a menina ainda não tenha concluído a graduação em um curso superior.

  • Meninas com idade entre dez e quinze anos precisam apresentar autorização de responsável para participarem, a qual pode ser preenchida no formulário de inscrição. É indicado que essas meninas sejam acompanhadas pelo adulto responsável durante todo o decorrer do evento.

  • A categoria contempla participantes individuais e participantes organizadas em coletivo. Ou seja, a menina pode se inscrever sozinha, ou um conjunto de meninas podem se inscrever como equipe.

  • O coletivo que queira participar deve conter no mínimo duas e no máximo quatro meninas. Apenas uma integrante deve representá-lo e preencher sua inscrição. Somente uma inscrição deve ser enviada por coletivo.

  • As iniciativas, projetos, ações etc. das meninas que queiram se inscrever na categoria Juntas Somos Força devem se encaixar em uma das seguintes etapas de desenvolvimento:

Ideia: De forma geral, é o tipo de iniciativa que se deseja criar a partir de uma problemática identificada no contexto socioambiental (saúde, educação, meio ambiente, entre outros). Essa ideia pode surgir através das observações do própria menina ou após que ela perceba que falta alguma iniciativa semelhante que pode resolver determinado problema, como por exemplo, curso online profissionalizantes para meninas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Protótipo: A ideia saiu do pensamento e passou a pesquisa e imersão no tema. Com todos os dados e informações adquiridos sobre o projeto, surge o “desenho inicial” do projeto.

Piloto Inicial: Após o desenho inicial. A menina implementou seu projeto/iniciativa em pequena escala e observou o modo como ele está funcionando, e se seu propósito está sendo cumprido. A partir dos resultados obtidos dessa primeira experiência, o projeto poderá passar por alguns ajustes de forma que o deixe cada vez mais alinhado com o objetivo inicial.

  • Para se inscrever, os projetos coordenados pelas meninas devem se encaixar em uma das cinco grandes áreas que são entendidas como de grande importância para a conjuntura atual e para o desenvolvimento e futuro das meninas brasileiras. A descrição sobre esses temas podem ser encontrados no website do prêmio Mude o Mundo como uma Menina (https://sites.google.com/view/premiomudeomundo/desafios?authuser=0).


  • Critérios de avaliação e Comissões Julgadoras

As candidatas das categorias: Criativa, Líder, Determinada, Pioneira e Visionária, serão avaliados considerando os seguintes critérios e pontuação:

1. Mérito, Exemplo e Notoriedade em relação ao desenvolvimento de sua trajetória de educação formal e/ou não formal: 30

2. Aplicação prática de solução de problemas concretos sobre os temas da premiação com resultados finais: 20

3. Originalidade e Inovação da contribuição para o avanço da área do conhecimento e/ou da sociedade: 20

4. Potencial de envolvimento e multiplicação beneficiando outras meninas: 20

5. Capacidade de Impacto da solução para atingir um número relevante de pessoas: 10

Já as candidatas ou coletivos da categoria Juntas Somos Força serão avaliados considerando os seguintes critérios e pontuação:

1. Adequação ao tema, possibilidade de implementação prática de solução de problemas concretos sobre os temas da premiação: 50

2. Originalidade e Inovação da contribuição para o avanço da área do conhecimento e/ou da sociedade: 30

3. Potencial de envolvimento e multiplicação beneficiando outras meninas: 20

A escolha das premiadas será realizada por duas comissões julgadoras. Uma comissão será destinada às categorias Criativa, Líder e Determinada, Líder e Pioneira, Visionária e outra comissão para avaliar a categoria Juntas Somos Força.

As comissões julgadoras serão compostas por 18 mulheres, sendo elas: especialistas, jornalistas, parceiras indicadas pelos patrocinadores e as quatro meninas premiadas na edição anterior. A composição será preferencialmente constituída levando em consideração a diversidade regional, as áreas do conhecimento e as temáticas focais do prêmio.


  • Avaliação

As inscrições para as categorias Criativa, Líder, Determinada, Pioneira e Visionária serão filtradas pela equipe organizadora, restando cinco participantes finalistas em cada uma delas. Essas participantes serão informadas sobre sua posição de finalistas e prosseguirão para a próxima etapa de avaliação, quando cada jurada que compõe a comissão julgadora, por meio de uma ferramenta de votação online, as avaliará de acordo com os critérios descritos na seção “Critérios de avaliação e comissões julgadoras”, atribuindo uma nota para cada categoria, obedecendo ao seu respectivo teto. O mesmo processo será realizado pela Força Meninas e pelo patrocinador, então, essas notas serão somadas, de forma a resultar em vinte notas para cada participante (uma de cada jurada, uma da Força Meninas e uma do patrocinador). Para determinação das vencedoras, será calculada a média das vinte notas, atribuindo uma única nota final para cada participante.

Nas categorias Criativa, Líder, Determinada, Pioneira e Visionária, a premiada será aquela com a nota final mais alta. Em caso de empate entre duas ou mais participantes, o critério de desempate adotado será maior nota nas categorias de maior valor, em forma decrescente, até que ocorra o desempate. Em última instância, se o empate continuar, o critério de idade será utilizado, sendo premiada a concorrente mais velha.

Já na categoria Juntas Somos Força, haverão dez finalistas, e as premiadas serão aquelas que ocuparem do primeiro ao quinto lugar com as notas mais altas. Dessa forma, é preciso ressaltar que não haverá, necessariamente, uma vencedora por tema. Em caso de empate entre duas ou mais participantes em cada colocação, serão empregadas as mesmas normas de desempate das demais categorias.


  • Premiação

Cada uma das premiadas nas categorias Criativa, Líder, Determinada, Pioneira e Visionária receberão como prêmio a participação em um programa de seis meses, que engloba curso e mentoria, através da parceria inédita da Força Meninas com a Silicon House. A premiação tem valor total equivalente a R$12.000,00 (doze mil reais).

Já as vencedoras na categoria Juntas Somos Força receberão como prêmio um aparelho Google Home, uma masterclass com a comunicóloga e professora Mayte Carvalho, juntamente com seu livro, além de uma mentoria de seis horas com a equipe da Silicon House e um kit exclusivo de produtos da Força Meninas.


  • Termo de consentimento

O termo de consentimento e de imagem para participação no Desafio “Juntas somos Força”, pelo qual a participante declarará que está ciente deste regulamento, pode ser encontrado em nossa página de inscrição.


  • Organização

O Prêmio Mude o Mundo como uma Menina foi criado e idealizado pela Força Meninas, que tem como missão empoderar meninas, ensinando-as habilidades que ajudarão a saber quem são e como expressar todo o seu potencial, capacitando-as para criar uma mudança no mundo.

Na 1ª edição do prêmio em 2019, quatro meninas foram premiadas nas categorias: Criativa, Líder, Pioneira e Determinada.

Com o apoio da INOVA CPS, Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza - https://www.cps.sp.gov.br/ - autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, que administra 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e 223 Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, contemplando cerca de 300.000 alunos, 17.000 professores em 322 município do Estado de São Paulo, além de cursos de mestrado profissional e lato sensu, bem como cursos profissionalizantes em parcerias com setores produtivos, fundações, secretarias estaduais e órgãos públicos. INOVA CPS responde pela Organização e Operação do evento Hackathon Meninas de Futuro.