2.2. Curitiba - Análise intraurbana de casos

Como apontado no pedido de informações realizado por um conjunto de entidades acadêmicas e da sociedade civil, faltam informações para monitorar diariamente a situação do COVID-19 no contexto intraurbano de Curitiba. Se publicizadas com certa regularidade, essas informações dariam condições de planejar ações de enfrentamento da pandemia, tanto por parte do poder público quanto da sociedade.

Analisando os mapas abaixo que mostram a taxa de casos confirmados de Covid 19 por 100 mil habitantes nos bairros de Curitiba, nos dias 04/05/2020 e 03/06/2020, observou-se:

No mês de maio (mapa 01), a maioria dos casos de COVID concentrava-se em bairros próximos a região central, como Batel, Bigorrinho e Água Verde (taxas variando de 5 a 30 casos a cada 100 mil habitantes), mas também espalhando-se para bairros mais periféricos como o Cajuru, Uberaba, Boqueirão, Xaxim, Sitio Cercado e especialmente o CIC, onde as taxas chegaram à pior situação, de 65 casos a cada 100 mil habitantes.

Em junho (mapa 02) observa-se claramente o deslocamento da doença, dos bairros centrais para bairros de um segundo anel ao Norte de Curitiba - Bairro Alto, Bacacheri e Santa Cândida - justamente os que possuem terminais de transporte coletivos. Além do agravamento dos indicadores nos bairros periféricos indicados no mês de maio, houve também um aumento expressivo de casos em bairros como o Sítio Cercado, que passou de 25 para 77 casos por 100 mil habitantes, e CIC, que passou de 65 para 133 casos por 100 mil habitantes.

Trabalhando com a variação ocorrida (mapa 03) entre os dois períodos, observa-se claramente o deslocamento da doença do centro para os bairros periféricos, atingindo expressivamente os bairros ao sul de Curitiba, como Sítio Cercado, Umbará, Campo do Santana e Tatuquara, onde o acréscimo no número de casos variou entre 221% e 1.100%, ou entre 2,21 e 11 vezes para mais. Também bairros sem continuidade física, espalhados pela cidade, como São Brás, Seminário, Guaíra e Pilarzinho, aparecem na lista com variações positivas significativas, que vão de 267% a 333%.

Fonte dos dados: SMS, 2020, via pedidos de informação.

Mapa 01

Mapa 02

Mapa 03