Meu nome é Sthéfany Araújo Melo, moro em Uberlândia-MG, sou graduada em Letras – Licenciatura plena em Português, Inglês e respectivas Literaturas, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2010. Tenho especialização lato sensu em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, pelo IFTM (2020).
Trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia desde 2012, onde atualmente ocupo o cargo de Secretária Executiva.
Finalizei o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, vinculado ao ProfEPT (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica) em junho/2019. Atualmente sou Doutora em Educação pela UFU, em 2023.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9322228644060538
Meu nome é Welisson Marques, moro em Uberaba-MG, sou graduado em Direito e Letras – Licenciatura plena em Português e Inglês, pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Sou mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutor em Estudos Linguísticos, também pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sou pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).
Trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberaba desde 2014, onde atualmente ocupo o cargo de professor efetivo do ensino básico, técnico e tecnológico.
Sou docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, vinculado ao ProfEPT (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal) e do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica – Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (PPGET-MPET), onde atuo como coordenador.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1695154848013278
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) é uma instituição pública e gratuita em consonância com a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, possui natureza autárquica, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Assim como os demais Institutos Federais, disponibiliza a oferta da educação nos diversos níveis de ensino e modalidade de cursos, permitindo o ingresso do estudante desde o ensino médio até o nível superior e de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).
Sua estrutura organizacional é composta, atualmente, pelos campi Ituiutaba, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Uberlândia Centro, os campi Avançados Uberaba Parque Tecnológico e Campina Verde e também pela Reitoria.
Ofertar a Educação Profissional e Tecnológica por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão promovendo o desenvolvimento na perspectiva de uma sociedade inclusiva e democrática.
Acesse: http://www.iftm.edu.br/
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), cujo princípio se embasa na oferta de cursos, currículos e programas direcionados ao mundo do trabalho, se configura como importante canal de acesso à qualificação profissional e está incluída na pauta das políticas públicas do Governo Federal. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto à produção de conhecimento como ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.
Acesse: http://www.iftm.edu.br/profept/
Faço parte da 1ª turma do ProfEPT (2º sem./2017), com 12 mestrandos. Nosso mestrado tem como objetivo proporcionar formação em Educação Profissional e Tecnológica, visando tanto à produção de conhecimentos como ao desenvolvimento de produtos educacionais. Este webfólio é, portanto, produto de minha pesquisa, orientada pelo Prof. Dr. Welisson Marques, e cuja dissertação é intitulada:
Análise contrastiva de concepções de integração de ensino entre docentes licenciados e docentes bacharéis atuantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFTM Campus Uberlândia
Nossa pesquisa investigou por meio de entrevistas com 16 docentes efetivos do Campus Uberlândia as concepções de integração de ensino entre eles, a fim de entendermos se o conceito de Ensino Médio Integrado (EMI) se difere entre docentes licenciados e docentes bacharéis.
O IFTM Campus Uberlândia se localiza na zona rural, a 25km do centro da cidade de Uberlândia-MG, e oferta atualmente, no ano de 2020, quatro cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Agropecuária, Alimentos, Meio Ambiente e Manutenção e Suporte em Informática.
Os resultados encontrados constam na dissertação que, após a sua finalização, será inserida neste webfólio, na aba de Trabalhos Acadêmicos.