Neste espaço, trazemos algumas sugestões de livros relacionados às concepções e formação docente para o Ensino Médio Integrado.
Cortez Editora
Número de páginas: 176
ISBN: 9788524919855
Ano: 2012
Sinopse: Este conjunto de artigos abre o debate teórico e político com todos aqueles que têm o compromisso de tentar reverter a perversa desigualdade social e educacional no pais.O trabalho vincula-se a uma concepção curricular na qual tem lugar a ciência e a cultura, e a escola se reconhece como um "lugar de memória" do que foi para projetar o que pretende ser. O avanço das possibilidades do ensino médio integrado na direção sinalizada nestes textos exige vontade política do Estado, do conjunto da sociedade, mormente, dos sistemas de ensino e de cada escola.
Editora APPRIS
Número de páginas: 191
ISBN: 9788547324735
Ano: 2020
Sinopse: Ensino médio integrado: percepções e expectativas dos jovens analisa as percepções e as expectativas dos estudantes, matriculados nos cursos de ensino médio integrado em um Campus do Instituto Federal Catarinense, em relação ao ensino médio integrado e ao futuro profissional. O estudo empírico divide-se em dois momentos importantes: 1) caracterização dos estudantes e 2) a) percepções dos estudantes sobre o curso e b) expectativas de futuro profissional. Ao longo dos quatro anos de existência do ensino médio integrado no Campus pesquisado, seu currículo é constantemente remodelado, repensado e reestruturado pelos profissionais da instituição. A contribuição deste livro consiste na relevância da participação dos jovens estudantes no desenvolvimento do currículo integrado, chamando-os para o diálogo, estimulando-os a dividir suas experiências, suas percepções e expectativas no curso. A participação dos jovens no planejamento e desenvolvimento dos projetos e atividades escolares integradas pode conferir à escola o que ainda lhe falta: um espaço de identificação com ênfase nos elementos da cultura juvenil.
Artmed Editora
Número de páginas: 312
ISBN: 9788536321226
Ano: 2010
Sinopse: Este livro aborda os desafios, as tensões e as possibilidades da educação profissional e tecnológica e aponta para uma relação fecunda entre Estado e sociedade. Organizado em blocos temáticos que apresentam os campos do debate da EPT contemporânea, tais como educação básica e a EPT, novas institucionalidades e novos perfis de formação, atores sociais da EPT, além de um amplo debate com ponderações históricas e conceituais sobre políticas, financiamento, técnica e tecnologia.
Cortez Editora
Número de páginas: 294
ISBN: 9788524915543
Ano: 2009
Sinopse: Nesta obra, os autores voltam-se para o educando, ou como ele deve ser formado para pensar, saber, saber-fazer e saber-ser em tempos de uma tecnologia que está sempre se desenvolvendo e se ampliando.
Boitempo Editorial
Número de páginas: 264
ISBN: 9788585934439
Ano: 1999
Sinopse: Em Os sentidos do trabalho, Ricardo Antunes demonstra que a sociedade do trabalho abstrato possibilitou, por meio da constituição de uma massa de trabalhadores expulsos do processo produtivo, a aparência da sociedade fundada no descentramento da categoria trabalho e na perda de centralidade do ato laborativo no mundo contemporâneo. O autor também alerta, porém, para o fato de que o entendimento das mutações em curso no mundo operário nos obriga a ir além das aparências. Ao fazer isso, lembra que o sentido dado ao trabalho pelo capital é completamente diverso do sentido atribuído pela humanidade.
Clube de Autores Editora
Número de páginas: 202
ISBN: 9788592861506
Ano: 2017
Sinopse: Este livro trata das mudanças efetivadas na educação para o mundo do trabalho visualizadas no início do século XXI no Brasil, com o viés da educação profissional. Após a crise dos anos 70 o mundo passa por uma reestruturação produtiva sistemática onde o modelo fordista de produção passa a ser superado pelo pós-fordismo, o qual se torna o novo regime de acumulação do capital, entretanto, tal modelo de produção passa a adentrar no Brasil de maneira sistemática somente nos anos 90 com o governo FHC, passando a ter realmente uma atuação preponderante no Brasil a partir do governo lula, onde o estado passa a promover políticas educacionais para se condicionar as exigências do mercado que agora exige um nível de escolaridade maior e uma qualificação de novo gênero. Essa nova qualificação leva a uma nova educação profissional para o mundo do trabalho no Brasil, que se fundamenta essencialmente em um modelo de educação por competências e na polivalência.
Paco Editorial
Número de páginas: 340
ISBN: 9788546211999
Ano: 2018
Sinopse: A presente obra é uma coletânea de textos oriundos de pesquisas sobre a Educação Profissional e Tecnológica articulados entre si por meio do eixo temático de seu subtítulo: a extensão e a cultura como dimensões constituintes de suas práticas pedagógicas e formadoras de concepções educacionais. Produtos dos trabalhos de pesquisa de docentes do Ceeteps, do Instituto Federal, da Unifesp, entre outras instituições, e de pós-graduandos em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, os capítulos, em conjunto, compõem uma profícua abordagem cuja estrutura foi concebida por seus organizadores a partir dos elementos presentes no tripé ensino, pesquisa e extensão. As dimensões filosófica, histórica, política e sociológica estão contempladas nas abordagens conduzidas pelos autores, possibilitando ao leitor uma mirada que toma a Educação Profissional e Tecnológica e suas conexões com o mundo do trabalho e com a Ciência e Tecnologia (C&T) para além do tecnicismo pedagógico, do pragmatismo filosófico e do utilitarismo econômico. É leitura indispensável a policy makers, gestores educacionais, docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação interessados na Educação Profissional e Tecnológica. (Darlan Marcelo Delgado)
Paco Editorial
Número de páginas: 228
ISBN: 9788546213085
Ano: 2018
Sinopse: Esta obra é resultado de um trabalho coletivo empreendido no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) por professores, alunos e colaboradores. As contribuições dos autores colocam em evidência à formação docente dentro dos Institutos Federais, a Educação à Distância na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a Educação de Jovens e Adultos na EPT. A iniciativa de reunir tais estudos nessa obra, agora materializada, surgiu a partir das discussões fomentadas pelo Panecástica – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Homem, o Trabalho e a Educação Profissional e Tecnológica, o qual está sediado no IFG/Câmpus Anápolis. As discussões realizadas no Panecástica trazem à tona diversas questões relacionadas à emancipação intelectual dos sujeitos enquanto princípio educativo e objetivam repensar a EPT sob o prisma da omnilateralidade do homem.
Paco Editorial
Número de páginas: 252
ISBN: 9788581489070
Ano: 2015
Sinopse: O presente livro aborda as relações entre formação profissional, cultura e mundo do trabalho de forma ampla e problematizadora, trazendo ao leitor um panorama atual dessa modalidade de ensino, suas perspectivas e interpretações, além de intervenções e práticas cotidianas que visam explorar todo o potencial da EPT para a emancipação e o desenvolvimento social.
Mercado de Letras Editora
Número de páginas: 272
ISBN: 9788575913048
Ano: 2014
Sinopse: Os textos ora apresentados resultam de pesquisas que buscaram analisar os percursos, condições de institucionalização e implementação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. A partir do Decreto 5.154/04, colocou-se a possibilidade legal de alterar as condições da educação no Ensino Médio no que diz respeito à articulação com a Educação Profissional, sendo permitidas as formas concomitante, subsequente e integrada, esta última considerada uma possibilidade de avanço em direção a uma formação mais qualificada na medida em que permitiria superar a justaposição e a dissociação entre ciência e trabalho, entre cultura e técnica, configurando percursos formativos mais orgânicos aos interesses e necessidades dos trabalhadores. Várias foram as problemáticas desencadeadas nesse contexto: a integração curricular, o financiamento público, os sujeitos alunos e professores diante da perspectiva posta pela formação integrada, a oferta de cursos e sua relação com o setor produtivo, dentre outras. Os artigos que compõem essa coletânea têm como objeto de investigação o modo pelo qual foi se institucionalizando o Ensino Médio Integrado e dialogam com esse conjunto de problemáticas.
Editora SENAC São Paulo
Número de páginas: 398
ISBN: 9788539610365
Ano: 2016
Sinopse: Para dar conta de toda a complexidade ditada pelo novo ordenamento constitucional, legal e normativo sobre a oferta da educação profissional articulada com o ensino médio, em boa hora os respeitados educadores e especialistas em educação profissional professor Francisco de Moraes e professor José Antonio Küller, oportunamente, oferecem aos educadores brasileiros esta preciosa análise crítica sobre a teoria e a prática da educação profissional desenvolvida integradamente com o ensino médio. Trata-se de uma obra destinada a se tornar referência e leitura obrigatória a todos aqueles que se dedicam à educação profissional no Brasil, bem como aos demais educadores e especialistas nesse assunto no Brasil e no exterior.
Editora SENAC São Paulo
Número de páginas: 288
ISBN: 9788539602094
Ano: 2012
Sinopse: Novas exigências surgem diariamente, forçando educadores e educandos a buscar diferentes formas de ensinar e de aprender, em um processo contínuo e permanente. Esse livro coloca no centro dos debates os desafios que os docentes vêm enfrentando diante dos novos e ainda não definidos processos de ensino-aprendizagem advindos das mudanças e dos ritmos exigidos dos indivíduos neste início de século.