Portal de recursos documentais publicado e mantido por um coletivo, abrigando um banco de dados científico de acesso aberto, e oferece uma seleção de links e livros para o público em geral.
Um observatório criado por cientistas e profissionais cujo objetivo é oferecer uma visão fundamentada e razoável sobre as diferentes experiências do povo francês relativamente à possibilidade de colapso.
Coleção dados e gráficos interativos, trazendo panoramas mundiais sobre tópicos como população e mudança demográfica, saúde, energia e meio ambiente, alimentação e agricultura, pobreza e economia, educação, inovação e mudança tecnológica, violência e guerra, entre outros.
Navegue por paisagens terrestres, marítimas e aéreas do Antropoceno. À medida que você avança pelo site, parando para olhar, ler, assistir e refletir, você lentamente se orientará, tanto em relação à estrutura do site quanto às preocupações e conceitos fundamentais aos quais ele se refere.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é o órgão das Nações Unidas responsável por preparar relatórios de avaliação sobre as alterações climáticas, os seus impactos e riscos futuros, e as opções para reduzir a taxa em que as alterações climáticas estão ocorrendo.
É preciso ter em mente que os relatórios e análises são divididos por grupos de trabalhos, cada qual com sua abordagem epistêmica e metodológica.
Uma bomba de carbono é um projeto de extração de combustível fóssil que gerará mais de uma gigatonelada de CO₂ durante a sua vida útil restante. Existem atualmente 425 bombas de carbono no mundo já em operação ou em fase inicial. Esses projetos ameaçam significativamente as metas climáticas do Acordo de Paris. Nessa perspectiva, a plataforma disponibiliza os dados sobre os maiores projetos de extração de combustíveis fósseis do mundo e suas ligações com empresas e bancos.
A IEA lidera uma rede de cooperação energética internacional, trabalhando com uma ampla gama de organizações e fóruns. Eles fornecem análises, dados, recomendações políticas e soluções relacionados ao fornecimento de energia e à transição energética. Explore notícias, comentários, dados e relatórios.
É preciso ter em mente que a IEA esta está muito presente no diálogo global sobre energia, trabalhando com governos, indústria e empresas.
O Instituto se dedica à investigação e à educação sobre as alterações climáticas no antropoceno. A estratégia é alavancar a responsabilização dos produtores de carbono para que utilizem as suas competências, capital e recursos para ajudar, em vez de se oporem à transição para um futuro energético com baixo teor de carbono ou carbono zero.
Conheça os relatórios Carbon Majors, banco de dados sobre as emissões de CO2 dos maiores produtores mundiais de petróleo, gás, carvão e cimento.
Jason W. Moore é um historiador ambiental e geógrafo histórico da Binghamton University, onde coordena o laboratório World-Ecology Research Collective. Indo além da fragmentação do mundo em “Natureza” e “Sociedade”, buscam análises de mudanças históricas que consideram as organizações humanas como produtoras e produtos da teia da vida.
Bruno Latour é professor emérito da Sciences Po, associado ao medialab e ao programa SPEAP. Você encontrará, neste site, todas as referências a artigos e livros. Os livros estão listados a partir dos mais recentes, bem como os artigos. A função de pesquisa é muito poderosa e, portanto, permite que você vá facilmente a qualquer lugar.
O GEEDS, associado à Universidade de Valladolid, é constituído por professores e investigadores com experiência anterior no estudo de questões ambientais, ecologia e cooperação para o desenvolvimento. A preocupação principal do grupo é fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade e, portanto, há um grande esforço para a divulgação dos resultados, no contato com organizações sociais e na escolha de temas de investigação de interesse para a sociedade.
O SEEG é a principal plataforma de monitoramento de emissões de gases de efeito estufa na América Latina e uma das maiores bases de dados nacionais de emissões do mundo. Ele fornece estimativas anuais de emissões de gases de efeito estufa no Brasil para todos os setores da economia. Entretanto, para destrinchar os dados apresentados pelo SEEG e evitar equívocos, considere o Balanço Energético Nacional.
Rede de entidades da sociedade civil brasileira na agenda climática, que se dedica à construção de um Brasil descarbonizado, igualitário, próspero e sustentável. Fazem isso monitorando as políticas federais sobre o tema, produzindo conhecimento técnico e científico, articulando atores da sociedade e comunicando a relevância e a urgência de combater a crise climática.
Organização coletiva de luta pelos direitos das pessoas atingidas por barragens no Brasil, conquistando muitas vitórias e aprendizados, principalmente em torno da importância da organização coletiva, a qual se mostra um caminho viável para a defesa e conquista de direitos.
Jornalismo crítico e direto. Contam histórias dos trabalhadores, dos indígenas, quilombolas, das comunidades tradicionais, do povo, e investigam os detalhes de toda a cadeia global da mineração, parte central da economia mundial e do presente e futuro do planeta.