O relatório analisa a exposição da indústria de petróleo e gás a riscos, considerando as mudança de paradigma que está atualmente ocorrendo no sistema energético global, que, supostamente, afastar as necessidades energéticas dos combustíveis fósseis a favor das tecnologias limpas.
O relatório analisa a exposição da indústria de petróleo e gás a riscos, considerando as mudança de paradigma que está atualmente ocorrendo no sistema energético global, que, supostamente, afastar as necessidades energéticas dos combustíveis fósseis a favor das tecnologias limpas.
A Brand Audit é uma iniciativa científica participativa que recolhe, contabiliza e documenta as marcas dos resíduos plásticos para identificar as empresas responsáveis pela poluição plástica. Em 2023, foram realizadas 250 auditorias por 8.804 voluntários em 41 países. Juntos, eles coletaram e auditaram 537.719 resíduos plásticos. Participantes de 97 organizações da sociedade civil documentaram 6.858 marcas de 3.810 parent companies.
O Relatório Síntese (SYR) do 6º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC/AR6) resume o estado do conhecimento sobre as alterações climáticas, os seus impactos e riscos generalizados, e a mitigação e adaptação às alterações climáticas.
O relatório se baseia em novos dados globais produzidos por especialistas de todo o mundo em defesa de uma nova abordagem para enfrentar as crises climática e de extrema desigualdade – responsabilizando quem lucra com a destruição ambiental, fazendo com que paguem para limpar os estragos e financiar a transição energética que o mundo precisa.
O Atlas Global de Justiça Ambiental (EJAtlas) documenta e cataloga conflitos sociais em torno de questões ambientais. É uma plataforma interativa online coordenada e gerida por uma equipa de investigadores e ativistas. O conteúdo e os dados são o resultado do trabalho de centenas de colaboradores em todo o mundo que contam as suas próprias histórias de resistência ou escrevem sobre o que testemunham.
A ausência de dados não indica necessariamente a ausência de conflito.
O site francês planetoscope.com é uma tentativa de tornar as estatísticas globais ligadas à ecologia, no sentido amplo, e ao desenvolvimento sustentável legíveis, educativas e divertidas com uma apresentação simples e eficaz. O Planetoscópio apresenta um primeiro nível de informação, nomeadamente um número reportado por segundo, acompanhado de pequenas explicações às quais se acrescentam links para conteúdos ainda mais extensos publicados por consoglobe.com.
Contendo a contabilidade relativa à oferta e consumo de energia no Brasil, bem como dos processos de conversão de produtos energéticos e de comércio exterior, o Balanço Energético Nacional (BEM) reúne em um único documento as séries históricas dessas operações, além das informações sobre reservas, capacidades instaladas e importantes dados estaduais.
Arquivo complementar: apresentação do professor Cláudio Zanotelli sobre o tema da transição enérgica, em diálogo com o livro "Sans transition: Une nouvelle histoire de l'énergie", de Jean-Baptiste Fressoz, e o capítulo (prelo) "Uma genealogia da Carbonópolis. A cidade da era do carbono".
A Coleção 8 do MapBiomas de mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil cobre o período de 1985 e 2022, em resolução espacial de 30 m. Esta coleção apresenta melhorias na acurácia nos biomas e duas novas classes mapeadas, Floresta Alagável e Cultivo de Dendê, totalizando 29 classes.
Acesse também os destaques das edições anteriores clicando aqui.
O objetivo da iniciativa não se reduz a listar territórios onde riscos e impactos ambientais afetam diferentes populações, mas sim tornar públicas vozes que lutam por justiça ambiental de populações frequentemente discriminadas e invisibilizadas pelas instituições e pela mídia.
O Panorama de 2023 tem 2022 como ano-base, e busca apresentar a evolução da geração e manejo de resíduos sólidos no país nesse período. Assim como os dois anos anteriores, 2022 foi um ano de acontecimentos únicos. As informações apresentadas são resultado de um levantamento de dados publicados por órgãos públicos e entidades ligadas ao setor de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no país. Os dados levantados são analisados concomitantemente com indicadores econômicos e sociais e passam por análises estatísticas e de tendências históricas, para que se possa apresentar um cenário mais próximo da realidade dos resíduos sólidos no Brasil.
O relatório tem por objetivo descrever a evolução do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY) em 2021. Trata-se do pior momento de invasão desde que a TI foi demarcada e homologada, há trinta anos. Apresenta como a presença do garimpo na TIY é causa de violações sistemáticas de direitos humanos das comunidades que ali vivem. Além do desmatamento e da destruição dos corpos hídricos, a extração ilegal de ouro (e cassiterita) no território yanomami trouxe uma explosão nos casos de malária e outras doenças infectocontagiosas, com sérias consequências para a saúde e para a economia das famílias, e um recrudescimento assustador da violência contra os indígenas.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), concluiu a estimativa da taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira (ALB). O valor estimado do desmatamento no período de 01 agosto de 2022 a 31 julho de 2023 foi de 9.001 km². Este valor representa uma redução de 22,37% em relação à taxa de desmatamento consolidada pelo PRODES 2022, que foi de 11.594 km² para os nove estados da ALB. Esta estimativa é fruto do Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES).
Acesse a estimativa de 2022 clicando aqui.
Acesse a taxa consolidada de desmatamento na Amazônia em 2022/2023 clicando aqui.
Acesse o TerraBrasilis, plataforma desenvolvida pelo INPE, clicando aqui.
Informações preliminares para o planejamento de contingência e das ações de resposta a incidentes de poluição por óleo. Isto é feito com base na identificação da sensibilidade dos ecossistemas costeiros e marinhos, de seus recursos biológicos e das atividades socioeconômicas que caracterizam o uso e a ocupação das áreas representadas.
São disponibilizadas ferramentas interativas que permitem uma ampla divulgação e acesso aos dados do recurso eólico em terra (onshore) e em mar (offshore) do estado do Espírito Santo, assim como das infraestruturas do sistema elétrico, transportes, aspectos sociais, ambientais e econômicos. O acesso ao mapa é livre e colaborativo, por meio do qual é possível baixar diversas informações georreferênciadas de forma gratuita.
Avaliação da segurança do alimento, direcionada para o consumo do pescado no rio Doce, desde o estado de Minas Gerais até a sua foz e região marítima no estado do Espírito Santo, e dos produtos agropecuários irrigados com água do rio Doce. A segurança do alimento se refere a todos os perigos, crônicos ou agudos, que podem tornar os alimentos prejudiciais à saúde do consumidor.