A emergência climática é a pauta da vez e as energias renováveis são a resposta que o mundo espera – pelo menos do Brasil. Mas, será que a exploração desses recursos é realmente uma saída “verde”? Nesse episódio, o Prato Cheio vai até a Paraíba para entender porque o Polo da Borborema quer barrar a chegada desses empreendimentos. Também rodaram Pernambuco para ouvir agricultores e agricultoras familiares que já foram impactadas pelos parques de energia eólica.
Conheça o Joio e o Trigo, jornalismo investigativo, clique aqui.
Roteirizado, produzido e editado por Lincoln Duques de Barros, mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O vídeo foi produzido a partir da aula de campo realizada na região de Mariana, em Minas Gerais, ministrada pelo Prof. Dr. Cláudio Zanotelli, no âmbito da disciplina “O Antropoceno e o meio da economia destruidora. Por uma crítica do ‘desenvolvimento’ econômico”, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG-Ufes).
"A obsolescência programada é um mecanismo que provoca o encurtamento da vida de um produto para garantir uma demanda contínua. Ela está no âmago da sociedade de consumo, movida pelo desperdício. A economia moderna, baseada no crescimento econômico, conseguiria se sustentar sem a obsolescência programada? Essa é uma das questões chave colocada pelo documentário, dirigido por Cosima Dannoritzer", texto de Mostra Ecofalante de Cinema.
Veja os detalhes técnicos do documentário clicando aqui.
Artigo produzido por Thiago Santos da Silva para a disciplina de Teorias de Desenvolvimento com o professor Adriano José Pereira no Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria. Nicholas Georgescu-Roegen era matemático especializado em estatística e passou a olhar o mundo de uma forma jamais vista a respeito do paradigma correlacionado com a economia, de que o sistema econômico é um subsistema da biosfera e poderia estar relacionado com a termodinâmica e não necessariamente com a física mecânica, e isso o tornou incompreensível para sua época.
Neste curta, Vincent Liegey apresenta Jacques Grinevald, filósofo e especialista em epistemologia da Universidade de Genebra, que nos fala sobre o seu amigo Nicholas Georgescu-Roegen. A partir dos anos sessenta, Georgescu-Roegen começou a questionar os fundamentos mecanicistas da economia neoclássica, introduzindo a segunda Lei da Termodinâmica: a Lei da Entropia.
Assista o vídeo sem cortes pelo Vimeo clicando aqui.
Acesse o livro de Georgescu-Roegen em francês clicando aqui.
Na entrevista, disponível com legendas em português, o Ateliê de Humanidades – instituição livre e colaborativa de formação, pesquisa e produção de conhecimento em filosofia e ciências humanas – conversam com Bruno Latour em torno da publicação do livro "Diante de Gaia", puxando e entrelaçando também os diversos fios da obra do autor francês: ciência, política, semiótica, religião, geopolítica e estética.
A entrevista foi realizada por André Magnelli, em 04 de novembro de 2020.