“Se o sapato servir, use-o” realmente se aplica a todos nós. Mas quando se trata dos sapatos dos seus filhos, pensar que você deveria comprar sapatos que eles “cresçam” pode ser um erro terrível.
Então, aqui está um novo ditado para você: “Se o sapato do seu filho não servir, não deixe que ele use”.
Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde mostrou que quase 30% das crianças apresentavam deformidades nos pés, como hálux valgo ( mais conhecido como joanete ). Tais deformidades são frequentemente causadas ou agravadas por calçados mal ajustados.
Um estudo relacionado, envolvendo mais de 2.100 pais, revelou que 65% de todas as crianças usam sapatos de tamanho errado: 47% das crianças estudadas usavam sapatos de tamanho menor, 18% dos jovens tinham os pés enfiados em sapatos que eram dois tamanhos pequenos demais.
Na verdade, 52% dos 2.109 pais entrevistados nunca tinham medido o comprimento dos pés dos seus filhos antes de serem envolvidos no estudo. Em vez disso, eles confiaram em medições “práticas” e visuais.
Muitos problemas nos pés sofridos pelos adultos podem ser atribuídos a sapatos mal ajustados, impensadamente impostos aos pés jovens.
Pais amorosos e bem-intencionados tendem a usar as mesmas técnicas de compra de sapatos que seus pais praticavam.
1. Segurar a sola de um sapato novo contra a sola do pé de uma criança. Se o sapato novo parecer um pouco maior que o pé da criança, provavelmente terá um caimento decente, certo?
Não, porque o interior de um sapato costuma ser significativamente menor do que sua aparência externa.
2. Colocar um par de sapatos nos pés da criança e apertar a ponta. Se parecer haver um espaço significativo entre os dedos dos pés da criança e a ponta dianteira do sapato, eles caberão confortavelmente, certo?
Errado! Isso ocorre porque a ação reflexiva natural da criança é enrolar os dedos dos pés, para abrir espaço para o aperto dos pais.
3. Perguntar a uma criança como é a sensação do sapato quando ela não sabe como deve ser a sensação de um sapato bem ajustado.
4. Presumir que o tamanho marcado na caixa (ou anunciado on-line) corresponde exatamente ao tamanho dos sapatos na caixa (ou entregues em um site).
5. Comprar sapatos no início do dia. Esta prática ignora o facto de que os pés humanos, incluindo os pés das crianças, incham significativamente à medida que o dia e as suas actividades avançam.
6. Suponha que os pés dos seus filhos sejam idênticos um ao outro. Os pés das pessoas podem variar significativamente. A variação pode ocorrer em comprimento, largura e/ou espessura.
7. Supondo que os tamanhos sejam idênticos entre as marcas. Acontece que existem variações significativas, tanto entre os fabricantes nacionais de calçados como entre os calçados de fabricantes estrangeiros.
Um estudo suíço apresentado numa reunião anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos mostrou que 90% dos sapatos vendidos a 248 crianças escolhidas aleatoriamente eram significativamente menores do que o tamanho anunciado.
A maioria dos problemas nos pés causados pelo uso de sapatos inadequados quando criança são consequência de calçados muito pequenos. Além do hálux valgo, esses problemas causados ou agravados por sapatos muito pequenos incluem:
Dedos em martelo
Dedos em garra
Bolhas
Calos e calosidades
Unhas encravadas
Deformidade de Haglund (uma protrusão na parte de trás do calcanhar)
Pés inchados
Pés doloridos
Os pais devem evitar comprar sapatos muito pequenos. Mas eles também devem ter cuidado ao comprar sapatos muito grandes para seus filhos. É tentador economizar dinheiro comprando sapatos com muito espaço para crescer. Mas isso pode ser uma falsa economia.
Sapatos muito grandes podem tornar quedas perigosas e desnecessárias uma experiência muito comum. Sapatos muito grandes também podem fazer com que as crianças usem excessivamente os músculos dos pés na tentativa de manter a estabilidade.
Então faça uma prova de sapato com seus filhos à tarde. Leve-os a uma loja de calçados de boa reputação, onde uma equipe de vendas treinada realizará medições precisas de seus pés. Ambos os pés. Se os pés do seu filho forem de tamanhos diferentes, certifique-se de que os sapatos que você compra acomodam essa variação.