PESQUISAS DESENVOLVIDAS
INSCRIÇÕES PIBID PRORROGADAS ATÉ 02/10
PESQUISAS DESENVOLVIDAS
2000 horas de profissionalismo e humanização: a geografia no PIBID/USP (2018/2020)
Construir as condições do constituir-se docente tem sido um dos principais desafios dos cursos de formação inicial de professores. Historicamente, tais cursos vem sendo desenvolvidos distantes do contexto da prática profissional, com pouco ou nenhum diálogo com os diferentes sujeitos da educação básica. Desde o seu lançamento, o PIBID tem se constituído como um importante momento de superação desta lógica formativa apartada da escola, criando possibilidades de diálogos, partilhas, construções coletivas que tem, no território da escola, lugar central de acontecimento. É neste sentido que o subprojeto de Geografia do PIBI/USP (2018-2020) buscou desenvolver suas atividades, reconhecendo a Geografia da Escola e dos seus sujeitos como ponto de partida de todas as propostas de ação.
Apresentação > Compartilhando Experiências Formativas do PIBID/USP 2018-2020 em São PauloExperiências na EMEF Padre Chico Falconi: De que forma o PIBID pode atuar nos desafios do Ambiente Escolar?
A partir do PIBID, pudemos acompanhar, desde agosto de 2018, a EMEF Padre Chico Falconi, localizada no bairro Itaim Paulista, zona leste de São Paulo. Inserida no contexto de periferia da cidade, a escola apresenta várias demandas e especificidades. Muitas atividades já eram desenvolvidas e, a partir do PIBID, pudemos nos envolver e propor novos projetos.
Apresentação > 5º Congresso de Graduação da USP em Ribeirão PretoO Papel do PIBID em Relação aos Conflitos e Disputas na EMEF Padre Chico Falconi
Esse relato de experiência busca demonstrar algumas experiências que o grupo de bolsistas do PIBID tiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Chico Falconi, em são Paulo - SP. O relato é uma tentativa de refletir os acontecimentos depois de um ano de PIBID, buscando entender como se deu o processo de imersão em uma realidade escolar marcada por conflitos e tensões entre todos os sujeitos. Dessa maneira, há uma tentativa de se pensar em todas as práticas que o grupo desenvolveu em meio a esses conflitos e como elas estão sendo pensadas agora, uma vez que o tempo do grupo e o da escola começaram a conversar. Por fim, o presentes trabalho busca expor uma série de experiências advindas de dois projetos realizados na escola e que tem sido motim para os conflitos: o Quebrada Maps e o Papo Reto, tentando pensar qual o papel do PIBID nesse processo.
Apresentação > IX Encontro Nacional de Ensino de Geografia Fala Professor! em Belo HorizonteDa Universidade à Escola Básica: Semana de Geografia e PIBID na Universidade de São Paulo
O presente trabalho discorre sobre dois projetos do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, a Semana de Geografia e o PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) fomentado pela CAPES. A partir da exposição das práticas e experiências vivenciadas em ambos os projetos durante o ano de 2018, em duas unidades escolares diferentes, é feita uma análise sobre a importância dos mesmos e a conexão entre eles, observando a prática de ensino de geografia durante a graduação, estabelecendo pontes entre universidade e escola.
Apresentação > 14º Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia em Campinas