Turismo Ovar

A nossa visita a Ovar começa numa casa na Rua Júlio Dinis, a Casa dos Campos, onde o escritor terá vivido em 1863.

O Museu Júlio Dinis — Uma Casa Ovarense foi criado pela autarquia para valorizar a passagem do romancista pela cidade e manter vivo não só o seu legado, como toda uma época passada.

Aqui, pode ver a habitação primitiva, com o quarto principal, a cozinha e a sala, compostos com o recheio original da casa de Júlio Dinis. Terá sido entre estas paredes que o autor terá idealizado algumas das suas obras mais famosas, como "As Pupilas do Senhor Reitor" ou "A Morgadinha dos Canaviais".


a Praça da República. Aqui, encontra os Paços do Concelho, um edifício de fachada longa, datado do séc. XIX, e onde pode observar o brasão de Ovar bem ao centro. Saiba que até 1910 este local era conhecido como a Praça do Comércio, uma vez que era onde se realizava o mercado semanal. Este é o ponto de partida ideal para aceder às principais ruas históricas.


O Largo Família Soares Pinto é o espaço mais antigo da cidade e, por isso, merece a sua visita. Terá sido ali, entre 1695 e 1867, que existiu a casa e o celeiro do castelo. Hoje é mais conhecido pelo chafariz que se encontra ao centro, caraterizado pela estátua de Neptuno. Inaugurado em 1877, tornou-se no primeiro abastecimento público de água em Ovar e é atualmente um dos pontos de encontro de eleição na cidade.