Turismo Coimbra

A Universidade Velha de Coímbraencontra-se instalada desde 1537, num dos edifícios do antigo Palácio Real (Real Paço de Coímbra) , a residência real portuguesa mais antiga. Os ditos edifícios foram restaurados e transformados em “Paço dos Estudos”. Na realidade esta universidade portuguesa foi fundada no ano 1290 pelo Rei D. Dinis em Lisboa, mas foi transferida para Coímbra no ano 1537 por iniciativa de João III. Lisboa não voltou a ser um distrito universitário até 1911 e, antes disso, não havia mais nenhuma universidade no resto do país, sem ser em Coímbra.


O Bairro Alto de Coímbra foi, durante muito tempo, território mouro, e uma das sua heranças é este monumental arco, que hoje em dia representa um modo mais animado de entrar nesta zona da cidade. Este arco é considerado como uma das atracções turísticas mais visitadas de Coímbra, e é um ponto de partida para começar a ver a antiga cidade.

Esta foi a principal porta da muralha medieval. A parte mais antiga da porta remonta ao século IX e era composta por duas torres unidas por um arco. y

Actualmente, possui uma torre medieval que inclui o histórico Museu da Cidade Muralhada, onde se exibe uma maquete em escala da antiga cidade de Coímbra com o seu castelo.



O Museu Nacional Machado de Castroencontra-se dentro do antigo palácio episcopal de Coímbra. Conta com uma assembleia do século XVI que dá à Sé Velha e ao bairro antigo.

Este museu de arte conserva uma das colecções de esculturas dos séculos XIV ao XVI, mais importantes de Portugal. O seu nome foi dado para homenagear Joaquim Machado de Castro (1731-1822), um dos maiores representantes da escultura portuguesa.