Site elaborado para a disciplina de tecnologia educacional da universidade do estado do Pará. Com o objetivo que apresentar uma pesquisa sobre Educação a distância com profissionais da área. Além do uso, características, vantagens e desvantagens do áudio livro e rádio enquanto ferramentas pedagógicas no ensino aprendizagem. [Autores]
Estudos revelam que pouco antes de 1900, já haviam anúncios em jornais a respeito de cursos de datilográfica oferecidos por professores particulares. Formalmente em 1904 é que as escolas de Ensino a Distância foram oficialmente instaladas. Essas escolas tinham o intuito de capacitar pessoas que desejavam estar empregadas principalmente no comércio e setor de serviços. Seu material didático era enviado por correspondência através dos correios e trens.
Com o passar dos anos os métodos de ensino foram evoluindo, novos cursos foram surgindo juntamente com novas escolas. As correspondências passaram a ser obsoletas e aos poucos, sendo substituídas por meios de ensino mais rápidos e modernos, como rádio, TV, internet, chats, vídeo conferência entre outros.
Com tamanho crescimento desta modalidade de ensino, foi necessário estabelecer regras para que não fosse comprometido a qualidade do ensino.
Em 1961 foi criado no Brasil a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), primeira legislação sobre a educação, porém em 1996 é que a EAD (Educação a Distância) passou a ser reconhecida como modalidade de ensino em todos os níveis, fossem eles de graduação, educação básica ou técnicos.
Atualmente, existem diversos decretos, portarias e normativas que regulamentam a EAD no Brasil. Elas têm como objetivo, regulamentar, fazer com que as instituições sigam essas normas pré-estabelecidas para de que o ensino seja transmitido de maneira formal.