I - INTRODUÇÃO
Este memorando tem como objetivo apresentar as principais ideias trabalhadas por nosso grupo para a temática de ensino à distância, e como ela pode auxiliar na formação de novos alunos sem a necessidade de ir à escola. Também tem como objetivo ressaltar a importância desse meio de comunicação para a era pandêmica que estamos vivendo no momento, e também mostrar que ela não é útil apenas em levar conhecimento nas áreas de difícil acesso, como a iniciativa do SEI faz diariamente.
II - APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO SEMINÁRIO (TEXTOS) - DO GRUPO
Os textos discutidos no seminário foram: texto 4 “Mídia – Educação entre a teoria e a prática”, e o texto 5 “O uso de recursos tecnológicos em sala de aula: relato envolvendo experiências do pibid do curso de pedagogia da ufpi”.
No texto 4, foca nas discussões sobre a definição de mídia-educação, o uso dela por crianças, jovens e adultos. Como também, pelas barreiras entre gerações que estão se formando com o seu uso.
Primeiramente, os autores destacam como as mídias sociais ocupam muito tempo na vida de crianças e adultos. Apesar de uma das características principais das mídias seja unir pessoas e lugares, na maioria das vezes essa costuma afastar as pessoas da família que estão no mesmo cômodo, pois cada um se “isola” no seu meio de comunicação, deixando de lado a comunicação entre si.
As crianças e jovens utilizam as mídias como um conjunto, não precisando mais usá-las individualmente. Essa flexibilidade fizeram as mídias presentes de forma muito significativa na vida desses jovens, que faz com que a escola e professores tenham que acompanhar esse movimento para que o processo de aprendizagem seja bem sucedido.
Na atualidade, há uma barreira informacional e sobre utilização de aparelhos eletrônicos entre crianças, jovens e adultos. Os jovens estão muito a frente dos mais velhos. Porém, apesar de terem mais facilidade ao acesso às informações na internet, muitos não poder firmar credibilidade a tal informação, por ainda não possuírem um pensamento crítico bem formado.
Texto 05-O uso de recursos tecnológicos em sala de aula: Relato envolvendo experiências do PIBID do curso de Pedagogia da UFPI.
O texto faz uma análise de como a tecnologia impacta no ensino- aprendizado, a partir do projeto “A leitura, a escrita, e a oralidade: Criando alternativas de sucesso escolar” feito por alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
•Os recursos tecnológicos no contexto da educação e sua importância no processo de ensino-aprendizagem
“Sociedade da informação” surgiu na atualidade, é uma nova organização social que tem como característica a presença de tecnologias digitais de informação e tecnologia microeletrônica. Sendo que essas, quando são socialmente distribuídas e disseminadas, alteram a qualificação profissional e a maneira que a sociedade vive, trabalha, informa e se comunica.
Essa sociedade tem como realidade, crianças tendo acesso desde muito cedo à essas tecnologias e durante todo o seu crescimento. As novas tecnologias permitem o acesso a informações não mais apenas em palavras, mas em vídeos, imagens, gráficos, etc.
Diante dessa realidade, os professores precisam de ferramentas e de conhecimento sobre essas, para que possam se comunicar e interagir com uma geração mais atualizada. A tecnologia se instalou na sociedade de forma grandiosa e por isso, as escolas sentiram a necessidade de utilizá-la para difundir e propagar a educação.
Sendo assim, ocorre o surgimento a “tecnologia educacional”, que consiste na adequação das tecnologias como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, com finalidade principal sendo o desenvolvimento educacional.
Durante o projeto, foram usados recursos multimídia de áudio e vídeo, sendo slides, datashow, notebook. Recursos como Powerpoint, vídeos, quando foram utilizados, ficou claro o grande envolvimento e interesse por parte dos alunos durante as aulas.
Ao fim do projeto, constatou-se a importância da utilização dos novos recursos tecnológicos no dia a dia da escola, trazendo consigo uma ruptura do que costumava ser o processo de aprendizagem. Tanto em relação ao professor quanto ao aluno.
III -SISTEMA EDUCACIONAL INTERATIVO - SEI / SEDUC ( PALESTRA ON-LINE).
O Sistema Educacional Interativo (SEI), promove em parceria com a Seduc a ampliação do ensino médio no interior do Estado do Pará, com sua tecnologia de transmissão via satélite. Surgida em Fevereiro de 2018 e hoje (2020) ela já atende mais de 50 salas de aula em 17 municípios do Estado. As aulas são lecionadas ao vivo do sei único polo de centro de mídias localidade na Augusto Montenegro.
Há equipe ainda possui apenas um estúdio para as transmissões das ministrações das aulas (a meta é ampliar), para a interatividade do professor com o aluno do interior são separados 25 minutos de aula, 15 minutos para a resolução de atividades e 15 minutos de comunicação para tirar dúvidas com o professor do estúdio. Ademais há também o chamado "professor mediador" ele é o que fica na sala de aula para auxiliar no que os estudantes precisarem dentro de sala de aula, geralmente os professores mediadores são mestrados que moram ou residam naquele município onde o "SEI" está ativo.
Objetivo da visita foi compreender como fazer, pra quê fazer e o que ainda deve ser feito para levar a educação em lugares de difícil acesso, pois em suma maioria dos alunos visitantes se sentiram bastantes satisfeitos com o projeto que está em vigor e serem gratificantes de que este projeto ainda está em fase de expansão, além disso foi aprendido com a visita a devida atenção e importância que devemos ter com o uso da tecnologia, pois ela sendo bem moldada pode beneficiar diversas pessoas de diferentes idades e sexos em realizarem seus sonhos através dos estudos
IV - ATIVIDADES COM APLICATIVOS GOOGLE.
Tais como foram apresentadas nas metodologias dentro do plano de aula da matéria na qual estamos estudando, lá indica que iríamos realizar atividades via ferramentas do Google para a educação em um ambiente virtual, sobretudo jamais saberíamos que uma pandemia iria fazer com que essa metodologia fosse a mais importante não só na área de Tecnologia Educacional, mas também nas outras matérias do nosso ano letivo de 2020.
A utilização destes recursos efetivamente foram de excelente ideia, porém no começo da pandemia tivemos uma grande dificuldade perante as condições de alguns alunos, pois muitos na época não poderiam acompanhar os ensinamentos de forma remota. Com isso, antes de haver a retomada das aulas tivemos muitos questionários através do "Google Formulários" o que serviu de pesquisa e um levantamento de dados se boa parte dos alunos já tinham condições de ter aulas remotas, e assim, em Setembro/Outubro houve a retomada de nossos estudos, 100% online.
Através de nossa sala virtual Google fomos instruídos a fazer diversas atividades, sobretudo a que pode ser destacada é a criação do nosso site utilizando o recurso do "Google Sites", juntamente utilizando o nosso Sigaa, que desde quando chegamos na disciplina de Pedagogia, era a primeira vez que uma disciplina utilizava tanto essa ferramenta com os seus alunos.
Logo, as ferramentas Google para as aulas remotas são em sua maioria bem eficientes, mesmo para aqueles que não tem internet suficiente pra acompanhar uma aula ao vivo, mas tem o "Google Meet" que permite que esta seja gravada e ser vista em outro horário, de maneira sucinta, é uma proposta de ensino que ainda deve passar por muitos testes para chegar e alcançar pessoas mais distantes.
V - ELABORAÇÃO DO SITE - GRUPO E/OU INDIVIDUAL
Foi realizado as atividades de criação de site e criação de conteúdo para ele, somos o grupo 2 com o tema educação a distância e somos seis membros ao todo na equipe. Durante um mês desenvolvemos o site, infelizmente não com muita clareza por parte do docente (explicações confusas, falta de didática, etc..), mas seguimos em frente e encontramos mais facilidade com tutoriais na internet (youtube e blogs) e com a própria interface do Google sites por ela ser bem intuitiva e de fácil manuseio, assim foi nossa experiência ao usar essa plataforma para publicarmos nosso site, além de ser bem intuitiva, nos oferece o mínimo para publicar rapidamente, disponibilizando recurso como links, fotos e textos. Dessa forma, criamos nossa página principal, uma página dedicada aos autores, bem como informações pessoais de cada componente do grupo, depois elaboramos, escrevemos e publicamos uma página sobre os recursos tecnológicos rádio e áudio livro, descrevendo o que são, suas características, vantagens e desvantagens, e algumas experiências com esses recursos implementados por alunos e professores do Brasil.
No entanto, nesse momento veio a pandemia do Corona Vírus e paramos o desenvolvimento do site, mas de uma visão geral o Google sites oferece uma maneira fácil e intuitiva para qualquer um com o mínimo de conhecimento em computador e internet precisa para criar seu próprio site, apesar de ser limitado em recursos, ele é muito útil para publicar textos, imagens e links, o que facilita o compartilhamento de conhecimento e informações de maneira geral, embora alunos da geração mais atual prefira aplicativos de mensagem instantâneo, por serem multitarefa, servir tanto para educação, comunicação e entretenimento, onde o compartilhamento por grupos de informação seja mais rápido e objetivo, sites ainda fazem sucesso na internet e quando pesquisamos, são eles que encontramos nas pesquisas da rede de computadores, por esse motivo ter um site, seja ele educacional ou pessoal é importante para mostrarmos nossas experiências e habilidades, ter um site profissional por ser decisivo na vida, pois com ele podemos mostrar em um nível mais profundo tudo que aprendemos e sabemos fazer. Sendo assim, a atividade de criação de sites, embora tenha seus problemas com relação ao desenvolvimento da proposta, foi muito útil para quem ainda não sabia criar um site e para aqueles que daqui para frente irão usá-lo para publicar sua trajetória acadêmica.
Destacar as atividades realizadas com o uso do aplicativo Google Sites, bem como reflexões críticas sobre as funcionalidades dos aplicativos e dificuldades para a realização das atividades propostas na disciplina: elaboração do site do Grupo e das informações pessoais de cada componente, bem como recurso para socialização da produção do Grupo e Individual.
VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Levando em consideração esses pontos, vale ressaltar a valiosa contribuição da disciplina para com os alunos. Desde a elaborar trabalhos até planejar a visita ao SEI, saindo da "zona de conforto" em que outras disciplinas não proporcionariam. Apesar dos contratempos, como educadores, especialmente, as dificuldades e eventualidades estarão presentes; a adaptação torna-se crucial para a jornada que já começamos e a tecnologia estará ao nosso lado para isso. Com essa disciplina, a nossa formação, adquiriu mais uma contribuição.