Sua dor lombar pode ser causada por como você anda

O que é pronação? É um conceito biomecânico complexo que descreve o movimento rotacional dos ossos mediais no meio do pé, para baixo e para dentro a cada passo. Ele facilita a postura adequada na coluna e auxilia na absorção de choque ao caminhar, correr ou correr em crianças e adultos saudáveis.


Pronação: é o movimento regular e rolante que seu pé experimenta quando você dá um passo.


No entanto, a pronação excessiva – e sua irmã, a subpronação – geralmente resulta em dor no pé, tornozelo, panturrilha e região lombar, se não for tratada.

O problema não é tanto de marcha, mas de distribuição de peso. “Por mais que gostemos de pensar nos corpos humanos como máquinas, sabemos que, na realidade, os corpos são imperfeitos e assimétricos”, diz Suzanne Hawson. “Embora algum grau de super e subpronação seja esperado na maioria das pessoas, o movimento rotacional excessivo de uma forma ou de outra pode aumentar o risco de uso excessivo e lesões por estresse.” 

O QUE CAUSA A PRONAÇÃO EXCESSIVA?

A pronação excessiva refere-se à tendência dos ossos mediais de girar demais para dentro, causando o achatamento do arco. A subpronação, também conhecida como supinação, refere-se ao oposto. Falaremos um pouco mais sobre supinação em nosso próximo blog.


Embora a genética e a má forma de corrida possam contribuir para a pronação excessiva, os especialistas atribuem a prevalência da pronação excessiva a três características principais da vida moderna:

Esses fatores afrouxam as articulações do pé ao longo do tempo, causando alterações estruturais nos ossos e tecidos moles. Essas mudanças influenciam a “cadeia cinética”, afetando a capacidade do corpo de distribuir o peso para absorver adequadamente o choque do movimento. 

SINAIS E SINTOMAS DE PRONAÇÃO EXCESSIVA

Uma das coisas mais estranhas sobre a pronação excessiva é que muitas vezes parece um problema na parte inferior das costas. Os pacientes que procuram alívio muitas vezes não percebem que a dor se origina em sua marcha e postura. Alguns sintomas comuns de pronação excessiva incluem:

LESÕES COMUNS DE PRONADORES

Quando caminhantes e corredores pronam demais, o dedão e o segundo dedo do pé absorvem muito choque e assumem muito do trabalho de empurrar. Como resultado desse desequilíbrio de pressão, os hiperpronadores são mais suscetíveis a lesões por estresse, como:

TRATAMENTO PARA PRONAÇÃO EXCESSIVA

Use sapatos de apoio. Você sabia que o Brooks Chariot, lançado em 1982, foi o primeiro tênis de corrida desenvolvido para lidar com a pronação excessiva em corredores?

Ainda é possível comprar uma versão que homenageia o estilo do clássico Chariot nos tamanhos masculino e feminino, mas o sapato não é mais pensado para performance.

Hoje, procure sapatos com solas grossas, firmes e multidensidade e “estabilidade de movimento”. Isso pode impedir que seu pé role muito para dentro.

Use inserções ortopédicas . Em muitos casos, você não precisa comprar calçados completamente novos. Os hiperpronadores podem visitar seu especialista em pé e tornozelo para uma avaliação e um encaixe personalizado.

As inserções ortopédicas podem levantar seus arcos e interromper o movimento de rolamento interno. Isso ajudará a distribuir o peso uniformemente pelo pé e a corrigir o alinhamento.

Alongamento e rolamento de espuma. Se o seu médico disser que está tudo bem, você pode usar um rolo de espuma para aliviar o aperto nas panturrilhas que pode exacerbar os problemas associados à pronação excessiva.

O alongamento pode ajudar a reduzir a dor e aumentar sua amplitude de movimento. Aqui estão alguns alongamentos que você pode tentar em casa.

Enquanto o rolamento de espuma e o alongamento das pernas podem ajudar com a dor, nenhuma quantidade de fisioterapia pode “consertar” a pronação excessiva. Pense nas inserções como se fossem óculos. Os óculos podem melhorar a funcionalidade dos olhos em pessoas com visão deficiente, mas você não pode fortalecer significativamente os músculos oculares por meio de exercícios.

Sintonize na próxima semana, quando vamos nos aprofundar em um problema de postura relacionado: subpronação ou supinação!