O que fazer quando a unha do pé está caindo

Unhas!!!…huh…sim. Para que servem? Absolutamente nada!!! 

Mas é verdade, não fazemos muito com as unhas dos pés. Nossas unhas ainda são essenciais: as coceiras exigem coçar, elas nos permitem pegar pequenos objetos, e as pessoas com uma tendência criativa podem pintá-las como 10 pequenas telas em branco para exibir sua personalidade.

Mas nossas unhas? No passado remoto, ter garras nas patas traseiras nos ajudava a cavar, servia como pitons de escalada e fornecia armamento defensivo. Mas agora? Não muito. As unhas dos pés evoluíram para proteger as pontas dos dedos dos pés e muitas vezes se tornam problemáticas.

POR QUE E COMO SUA UNHA CAI:

Muitos dos problemas com as unhas dos pés ocorrem quando elas se desprendem do leito ungueal

O descolamento da unha pode ocorrer devido a condições fúngicas ou psoríase. O trauma também pode causar a perda de uma unha do pé, seja por um golpe repentino ou por atrito ao longo do tempo. Aqui descreveremos as causas da queda de uma unha e o que fazer quando a perda de uma unha já ocorreu ou se tornou inevitável.

1. INFECÇÕES FÚNGICAS SOB A UNHA

Qualquer que seja a origem, um fungo que cresce entre o dedo e a unha pode corroer o tecido conjuntivo entre os dois, resultando em um descolamento completo.

Sintomas de uma infecção fúngica

Como prevenir fungos nas unhas dos pés

Você pode aumentar suas chances de evitar infecções fúngicas mantendo os pés secos, trocando as meias com frequência, usando sapatos com ventilação, mantendo as unhas aparadas, desinfetando o cortador de unhas e usando calçados de proteção em áreas comuns úmidas, como spas ou vestiários.

O tratamento de unhas fúngicas pode incluir a remoção da unha

Uma infecção fúngica sob a unha pode ser teimosamente resistente, portanto, uma cura permanente pode ser um processo demorado. A maioria dos cursos de tratamento inclui medicação oral e/ou pomadas tópicas.

A terapia a laser também é um tratamento eficaz para unhas fúngicas. Em casos raros, o fungo pode ser tão difundido e resistente que uma resolução permanente pode exigir a remoção cirúrgica da unha. Consulte o seu podólogo para o tratamento adequado para sua condição particular.

2. PSORÍASE

A psoríase é uma condição da pele causada pelo ataque equivocado do sistema imunológico às células saudáveis ​​da pele, deixando manchas vermelhas escamosas. Geralmente aparece na superfície da pele, mas também pode afetar a área sob as unhas dos pés. A psoríase pode causar um acúmulo escamoso de células da pele sob a unha. Eventualmente, a pressão pode separar a unha de seu leito.


Os sintomas da psoríase sob a unha são bastante semelhantes aos sintomas de uma infecção fúngica, portanto, um diagnóstico preciso requer a atenção de um podólogo. Cremes medicinais podem ser prescritos para aliviar os sintomas, e a fototerapia, envolvendo espectros intensos de luz, às vezes é útil.

3. GOLPES NOS DEDOS DOS PÉS

Se você bater a unha com força suficiente ou com frequência suficiente, esse trauma pode fazer com que a unha caia, repentina e violentamente, ou pelo atrito de micro-impactos repetitivos ao longo do tempo.

 Um dedo do pé pode ser objeto de trauma em vários contextos, como esportes de contato, queda de um objeto pesado ou uma cotovelada particularmente dura. Qualquer aplicação de força repentina em um dedo do pé (e geralmente é o dedão do pé) pode causar rupturas de vasos sanguíneos no leito ungueal. O acúmulo de sangue (chamado hematoma subungueal ) entre a unha e seu leito ungueal causará uma unha azul escura ou preta. À medida que o sangue continua a se acumular sob a unha, a pressão crescente irá gradualmente desprender a unha. Esse processo pode levar várias semanas.

Corredores dedicados correm maior risco de uma unha cair durante a corrida

O impacto constantemente repetido de um dedo do pé batendo na frente de um tênis de corrida pode produzir, por um longo período de tempo, o mesmo resultado de um único golpe traumático súbito. A maneira mais eficaz de evitar que as unhas dos pés caiam durante a corrida é certificar-se de que seus tênis de corrida se ajustam perfeitamente, nem muito curtos nem muito longos.

TRATAMENTO DE TRIAGEM PARA UNHAS DOS PÉS

Se o dedo do pé e a unha se tornaram uma bagunça sangrenta e mutilada, procure seu podólogo imediatamente.

SE A UNHA DO PÉ ESTIVER PARCIALMENTE DESCOLADA, VEJA O QUE FAZER (NÃO É NECESSÁRIO HEROÍSMO)

Sua unha não vai se recolocar sozinha, então não se preocupe em tentar prendê-la com fita adesiva. Em seguida, resista ao impulso de acabar logo com isso. Mesmo que pareça inevitável que a unha se perca, não a arranque estoicamente.

Corte todas as partes destacadas e lixe as arestas. Limpe a área afetada, aplique um pouco de pomada antibiótica para prevenir a infecção e cubra o dedo com um curativo. Repita o processo à medida que a cicatrização e o novo crescimento progridem. Se surgir alguma complicação, consulte o seu podólogo.

QUANTO TEMPO LEVA PARA UMA UNHA DO PÉ CRESCER NOVAMENTE?

Pode levar cerca de um ano a um ano e meio para uma unha se regenerar completamente. Durante esse processo, mantenha os pés secos, troque as meias com frequência e mantenha a nova unha lisa para evitar que as bordas irregulares prendam nas meias.