Paroníquia: tratando e evitando infecções irritantes nas unhas

A paroníquia é quase tão irritante de pronunciar quanto de ter. Essa infecção incômoda das unhas das mãos e/ou dos pés é mais comum em mulheres do que em homens, e os trabalhadores que passam longos períodos do dia com os pés submersos na água também têm maior probabilidade de desenvolvê-la.


Mas o que exatamente é uma infecção do dedo do pé por paroníquia? O que causa isso? E o que podemos fazer para tratá-la?

O QUE É PARONÍQUIA

Paroníquia é uma infecção da pele ao redor de um dedo ou unha e é uma das infecções de mão mais comuns nos EUA. Pode ser causada por uma levedura (Candida) ou infecção bacteriana e geralmente é resultado de lesão na cutícula ou dobra ungueal (a pele ao redor da lâmina ungueal). A cutícula e as dobras laterais da unha são barreiras importantes entre a unha e o tecido circundante.

Lesões nessas barreiras protetoras permitem que patógenos entrem na unha, causando infecção. Às vezes, leveduras e bactérias (sendo a mais comum o Staphylococcus aureus) infectam  o  leito ungueal.


Os dois tipos de paroníquia são:

Paroníquia Aguda

Uma infecção aguda se desenvolve rapidamente. Cortar unhas, roer unhas, manicure e pedicure, empurrar cutículas agressivamente para baixo ou outros traumas na unha criam uma entrada para bactérias ou leveduras.

Paroníquia Crônica

Uma infecção crônica surge mais lentamente, pode durar várias semanas e muitas vezes volta. Geralmente consiste em múltiplos agentes infecciosos. A paroníquia crônica é mais comum em pessoas que trabalham constantemente na água e geralmente é causada por dermatite de contato. A imersão excessiva da pele rompe a barreira natural da cutícula, permitindo que leveduras e bactérias fiquem por baixo e cresçam.

DIAGNÓSTICO DE PARONÍQUIA

Geralmente, um profissional de saúde pode diagnosticar a paroníquia observando o dedo afetado. 


Seu podólogo ou dermatologista pode coletar uma amostra do pus da paroníquia (se presente) da infecção. Uma biópsia desse pus pode determinar a infecção exata e permitir que seu médico prescreva o melhor tratamento.


Se você acha que pode ter paroníquia, deve consultar um profissional de saúde para diagnóstico, pois existem outras condições dermatológicas que apresentam sintomas semelhantes:

SINTOMAS DE PARONÍQUIA

Os sintomas da paroníquia aguda e crônica são muito semelhantes. Os sintomas comuns incluem:

Se você acha que tem paroníquia fúngica ou bacteriana, entre em contato com um médico para obter orientação médica antes de tentar o tratamento caseiro para paroníquia.

Além disso, se você tiver algum dos seguintes sintomas mais extremos, ligue para o seu médico imediatamente:

OPÇÕES DE TRATAMENTO DE PARONÍQUIA

As opções de tratamento dependerão das especificidades da infecção da unha. Para paroníquia aguda, antibióticos tópicos ou orais podem ser prescritos para combater a infecção. Se a infecção ainda não formou um abscesso, compressas de água morna e imersão da unha infectada em vinagre podem ser eficazes.

COMO EVITAR INFECÇÕES NAS UNHAS

Como dizem, “um grama de prevenção vale um quilo de cura”. A melhor maneira de tratar a paroníquia é nunca pegá-la em primeiro lugar. Uma boa higiene é o primeiro passo para a prevenção de infecções.