Neuroma de Morton: causas, sintomas e tratamentos

Causas comuns para um neuroma de Morton


O neuroma de Morton geralmente se forma em resposta a uma lesão (como trauma contuso no antepé ou insulto direto ao nervo), uso excessivo ou movimento repetitivo do pé e dos dedos. Geralmente afeta apenas um pé, embora nem sempre.

 

Com o tempo, a compressão contínua e a irritação do nervo causarão danos mais graves ao nervo e diminuirão o sucesso dos tratamentos conservadores. Muitos pacientes vêm até nós depois que seu neuroma foi diagnosticado, mas seus médicos não conseguiram aliviar a dor.

Fatores de risco mais elevados para neuroma de Morton 


Salto alto

Usar salto alto ou sapatos apertados ou mal ajustados pressiona os dedos dos pés e a planta do pé.

 

esportes de alto impacto

Participar de atividades atléticas de alto impacto, como jogging ou corrida, pode sujeitar seus pés a traumas repetitivos. Esportes que usam sapatos apertados, como esqui na neve ou escalada, podem exercer pressão sobre os dedos dos pés.

 

Deformidades do pé

Pacientes com joanetes , dedos em martelo , arcos muito altos ou pés chatos são mais propensos a desenvolver o neuroma de Morton.

Diagnosticando o Neuroma de Morton

Muitas vezes, quando os pacientes nos procuram para uma segunda opinião para um neuroma que não está melhorando, descobrimos que eles foram diagnosticados erroneamente e, na verdade, têm uma lesão na placa plantar da articulação do dedo do pé. Embora tenham sintomas semelhantes na mesma área do pé, são condições muito diferentes com tratamentos diferentes. Leia mais sobre rupturas da placa plantar.

Tratamentos Conservadores para Neuroma de Morton

 

Remova a força deformante e interrompa a atividade que está causando a lesão

Este é um primeiro passo importante porque se você não remover a(s) causa(s) do problema, você está simplesmente tratando a dor e não resolverá o problema real. Se seus sapatos estão contribuindo para o problema, você precisará usar sapatos diferentes. Se uma atividade específica estiver causando a lesão, você precisará interrompê-la, pelo menos por tempo suficiente para cicatrizar.

 

imobilização

Em alguns casos agudos, imobilizar o pé por um período de tempo pode ser muito útil. Isso é conseguido usando um sapato ou bota especial.

 

Fisioterapia

A fisioterapia é outro tratamento muito eficaz para neuromas em seus estágios iniciais.

 

injeções de esteroides

Em casos agudos, o tratamento pode incluir injeções de cortisona (injeções de corticosteróides) e pode ser útil para reduzir a dor e os sintomas. Os anestésicos locais também podem ajudar a aliviar a dor.

 

Órteses personalizadas

Órteses moldadas sob medida (também chamadas de "suportes de arco" com acolchoamento especial costumam ser uma parte importante do tratamento e também diminuem a chance de o neuroma retornar.

 

Usando Calçado Apropriado

Os pacientes às vezes obtêm alívio da dor usando sapatos de salto baixo (como NÃO saltos altos) e sapatos com biqueira larga. Uma biqueira mais larga pode aliviar a pressão, então evite sapatos estreitos.

 

 

Opções avançadas de tratamento do neuroma de Morton

 

m casos mais graves e crônicos que falharam com as terapias conservadoras, existem quatro tratamentos principais disponíveis, alguns mais invasivos do que outros. Cada tratamento abaixo tem vantagens ou desvantagens únicas para que cada paciente tenha um plano de tratamento personalizado que leva em consideração não apenas a condição física do paciente, mas também as necessidades pessoais e profissionais do dia-a-dia. 

 

Algumas opções avançadas de tratamento para o neuroma de Morton são:

 

Crioterapia (crioablação com ultrassom)

Este é o método de congelar o nervo. Através de um congelamento rápido e limitado da área afetada, a dor crônica causada pelos nervos danificados é resolvida com um procedimento de consultório simples e confortável.

 

Esclerose Alcoólica

Uma solução especial de álcool é injetada sobre o nervo. Essa solução tem afinidade apenas com o tecido nervoso e o resultado final é amortecer o nervo. A perda do nervo pode deixar o paciente sem sintomas.

 

Este procedimento impede que o nervo transmita sinais nervosos e, portanto, há menos dor. A maioria dos pacientes responde bem ao tratamento realizado em consultório e sob anestesia local. Em certos casos, o procedimento não trata totalmente a dor do nervo na primeira tentativa e um segundo tratamento pode ser necessário.

 

Neuroma de Morton Cirurgia de Descompressão Nervosa

Um dos avanços mais recentes na terapia do neuroma é a descompressão do nervo. Em muitos casos, o ligamento sobrejacente que conecta as cabeças dos metatarsos está comprimindo o nervo. Uma cirurgia simples libera esse ligamento, permitindo maior espaço para o nervo e alívio da dor. Esta cirurgia deixa o nervo intacto e permite uma sensação contínua nos dedos dos pés.

 

 

Cirurgia de Excisão do Nervo do Neuroma de Morton

Este é o tratamento mais tradicional para a dor do neuroma. Este procedimento permite a remoção do nervo da região da cabeça do metatarso e, assim, diminui ou remove a dor. Existe o risco de o nervo remanescente crescer ou cicatrizar, mas no geral, com a técnica adequada, o risco é mínimo.

 

Enterramos o nervo em um músculo com a cirurgia de neuroma, que reduziu significativamente o problema do neuroma do coto (uma condição em que o tecido nervoso é cortado e tenta crescer novamente). Ao enterrar o nervo em um músculo na área do arco, o nervo fica feliz e a chance de novo crescimento é baixa.