M U S E U S

atenção

Cobrem dos museus que cumpram o CÓDIGO DE ÉTICA DO GEOPARQUE PALEORROTA. O Código estabelece regras para que a sociedade fiscalize os museus. Garante que os paleontólogos estão deixando os fósseis em locais seguros e confiáveis. A constituição estabelece que fóssil é um patrimônio público. A sociedade tem o direito constitucional de exigir que os museus prestem seu INVENTÁRIO DOS FÓSSEIS.

Só visitem museus de paleontologia que usam a MARCA PALEORROTA e declaram publicamente que cumprem o código.

O INSTITUTO PALEORROTA trabalha para recuperar os fósseis para os museus do geoparque.

LEGISLAÇÃO DE MUSEUS


Conselho Federal de Museologia

A profissão de museólogo é regulamentada pela Lei 7.287/84.


A Lei Federal 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que regulamenta o funcionamento de museus estabelece em seus artigos:

Art. 26. Os museus colaborarão com as entidades de segurança pública no combate aos crimes contra a propriedade e tráfico de bens culturais.

Art. 36. As estatísticas de visitantes dos museus serão enviadas ao órgão ou entidade competente do poder público, na forma fixada pela respectiva entidade, quando solicitadas.

Art. 39. É obrigação dos museus manter documentação sistematicamente atualizada sobre os bens culturais que integram seus acervos, na forma de registros e inventários.

§ 1o O registro e o inventário dos bens culturais dos museus devem estruturar-se de forma a assegurar a compatibilização com o inventário nacional dos bens culturais.

§ 2o Os bens inventariados ou registrados gozam de proteção com vistas em evitar o seu perecimento ou degradação, a promover sua preservação e segurança e a divulgar a respectiva existência.

Museu Vicente Pallotti.

Cidade: Santa Maria, RS

Endereço: Av. Presidente Vargas, 115.

Fone: (055)3220-4565

Página: http://www.pallotti.com.br/museu/

Usa a MARCA PALEORROTA: Não



Funcionamento:

A visitação no Museu Vicente Pallotti é gratuita. Visitas de terça a sexta-feira podem ser agendadas, pelo telefone (55) 3220-4565, das 9:00 às 11:30 h e das 14:00 às 17:00 h.

A duração média da visita é de uma hora. As legendas e painéis tornam a exposição auto-explicativa.


Informações:

O Museu Vicente Pallotti, fundado em 1935 é considerado um dos maiores e mais completos do Estado do Rio Grande do Sul, por seu diversificado acervo. Com sete décadas de existência vem estruturando-se sempre mais no campo da museologia para melhor atender seu público.


É importante cumprir o horário marcado, pois o Museu atende com horários específicos para cada grupo de visitação. O Museu atenderá, no máximo, um grupo de 50 alunos. Grupos maiores serão subdivididos.

O Museu dispõe de um guarda-volumes na recepção, no entanto, o material escolar dos alunos deve ser deixado no transporte. Para a visita, o aluno precisará apenas de um caderno e um lápis ou caneta, para suas anotações.


Salas do museu: Mineralogia, Mamíferos, Biologia animal, Aves, Exemplares de animais, Paleontologia, Armas, Pré-história e História missioneira do Rio Grande do Sul.

Museu Educativo Gama D'Eça.

Cidade: Santa Maria, RS

Endereço: Rua do Acampamento, 81.

Fone: (055) 3220-9306

Usa a MARCA PALEORROTA: Não

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira das 8 às 12 e das 13 às 17h, escolas deverão marcar as visitas com no mínimo 48 horas de antecedência. Aos sábados poderão ser marcadas visitas com no mínimo 72 horas de antecedência.


Informações:

Foi escolhido como símbolo do Museu o Scaphonyx Fischeri, porque através desse réptil, encontrado pela primeira vez em Santa Maria, em 1902, pelo santa mariense Dr. Jango Fischer, o ilustre paleontólogo inglês Smith Woodward determinou a idade de Formação de Santa Maria datada da Era Mesozóica, período Triássico Superior. A denominação Scaphonyx Fischeri foi dada em homenagem ao seu descobridor.


Todas as visitas guiadas, como grupos de estudantes, turistas e outros que solicitam, passam pelo setor educacional para uma preparação sobre o que é o Museu Educativo, seu objetivo, sua importância e sobre as diversas áreas que abrange. Essa explanação é feita por uma funcionária treinada, através de slides e outros recursos audiovisuais.

Museu Aristides Carlos Rodrigues.

Cidade: Candelária, RS

Endereço: Av. Pereira Rego, 1000.

Fone: (51) 3743-1201

Usa a MARCA PALEORROTA: Não


Funcionamento:

Segunda a sexta das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, sábado das 8h às 11h30, domingo e feriado deve ser agendado.


Informações:

Acervo de objetos de uso pessoal, maquinaria, utensílios domésticos e de trabalho dos colonizadores alemães, paleontologia, arqueologia. Atividades de exposição permanente e visitação. O museu tem no acervo 403 peças.

Museu Paleontológico Arqueológico Walter Ilha.

Cidade: São Pedro do Sul, RS.

Endereço: Rua Dep. Fernando Ferrari, 164.

Fone: (55) 3276-2955, (55) 3276-1085

E-mail: turismo@saopedrodosul.rs.municipio.org.br

Usa a MARCA PALEORROTA: Não


Funcionamento:

Segunda à Sexta-Feira das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30, domingos e feriados Agendar.


Informações:

Fundado em 1980 por Walter Ilha, recebeu a atual denominação, após a morte do ilustre fundador.


Acervo e Atividades: O Museu apresenta de forma elucidativa e cronológica uma exposição permanente sobre os fósseis animais e vegetais, destacando-se a importância da Era Mesozóica - Período Triássico, coletados na região de São Pedro do Sul.


O Museu oferece atividades de Sensibilização para escolares e visitas guiadas a Universidades mediante adiantamento prévio pelo telefone.

Museu Padre Daniel Cargnin.

Cidade: Mata, RS.

Endereço: Rua do Comércio, 582.

Fone: (55) 3259-1272

Usa a MARCA PALEORROTA: Não


Funcionamento:

Segunda a Sexta das 8h as11h30 e 13h as 17h30, sábados e domingos das 9h as 11h30 e 14h as 17h.


Informações:

Fósseis vegetais (sobretudo madeira petrificada) com cerca de 200 milhões de anos, jardim paleobotânico. Uma atração única do Sul do país: as árvores petrificadas, fósseis vegetais de grande importância para mostrar como eram as florestas do Rio Grande do Sul no período triássico, 205 a 215 milhões de anos atrás.


Recebeu este nome em homenagem ao Paleontólogo Daniel Cargnin, que coletou mais de 80 por cento dos fósseis da região de Mata.


Com um acervo de 2.500 peças fósseis vegetais e animais. Próximo há o Jardim Paleobotânico, Situado na Rua do Sertão, 67, com área de 36.000m², com fósseis de madeira petrificada, serve de campo de estudos e turismo.