Formações Geológicas da paleorrota.

A formações do Permiano e Triássico possuem fósseis de importância Nacionais e Internacionais, formando o Geoparque Paleorrota.


Formações Geológicas Gaúchas:

    1. Serra Geral, Cretáceo.

    2. Botucatu, Cretáceo.

    3. Guará, Jurássico.

    4. Santa Maria e Caturrita. Triássico.

    5. Sanga do Cabral, Triássico.

    6. Pirambóia, Permiano.

    7. Grupo Itararé, Permiano.


No mapa são apresentadas as formações geológicas do Rio Grande do Sul. As formações numeradas de 2 a 7, fazem parte do Geoparque Paleorrota. Há formações de períodos cretáceo, jurássico, triássico e permiano. As formações do Triássico e Permiano são as de maior relevância. O Triássico é o mais importante por possuir fósseis de ótima qualidade e de importância internacional. A área do Permiano é maior com fósseis de qualidade inferior.


As formações do geoparque são de grande importância por contemplarem a grande Extinção do Permiano, que foi a maior extinção já registrada no planeta, onde 90% das espécies foram extintas, no final do Permiano.

Para conhecer a geologia gaúcha devemos conhecer bem suas camadas estratigráficas e quais espécies viveram em cada uma delas. Na estratigrafia as camadas sedimentares geológicas superiores são mais recentes, enquanto que as camadas inferiores são mais antigas. Na litoestratigrafia, são as características físicas e químicas do solo que determinam sua idade. Na bioestratigrafia são os fósseis encontrados no solo que determinam a idade do solo, pois algumas espécies viveram em apenas em algum período histórico.