CONFRARIA DO QUEIJO IDIAZABAL DE ORDIZIA

ORDIZIAKO IDIAZABAL GAZTAREN KOFRADIA

CONFRARIA DO QUEIJO IDIAZABAL DE ORDIZIA 

A Confraria nasce oficialmente, a 4 de setembro de 1990, sendo apadrinhada pelas "Confraria Basca de San Sebastián" e “ Confraria do Queijo de Cantábria". No início era composta por 17 confrades, tendo 64, actualmente. Segundo decisão da Assembleia da Confraria, o Presidente Honorário é o/a Presidente da Câmara de Ordizia. A Confraria surge com um objetivo claro: "Enaltecer, promover e expandir o queijo artesanal produzido pelo pastor, com leite cru das ovelhas Latxa ou Carranzana D.O. Idiazabal, assim como    organizar competições e outras atividades que levem à difusão e aprimoramento do Queijo Idiazabal e do Mercado de Ordizia”. 

A Confraria é membro da Federação das Confrarias Gastronómicas (FECOGA), desde a sua criação.

Missão: 

A- Dar a conhecer às novas gerações a realidade do queijo Idiazabal feito artesanalmente, com leite de ovelha Latxa ou Carranzana. 

B - Preservar a elaboração do dito queijo e o modo de vida dos pastores que o elaboram. 

C- Promover a nossa cultura e gastronomia. 

Propósitos que queremos alcançar: 

A- Dar a conhecer o nosso queijo nacional e internacionalmente. 

B- Ampliar as atividades culturais e pedagógicas relacionadas com este sector: Conferências, Congressos, Ciclos, ... 

C- Criar um arquivo que compile a sua história em documentos e arquivos gráficos. 

D- Edição de concursos e competições, assim como de degustações e palestras sobre o queijo Idiazabal. 

E- Estimular a colaboração do público nos nossos projetos. 

F- Alargar as edições e publicações sobre o percurso da Confraria, envolvendo as pessoas do nosso ambiente ... O nome do Queijo Idiazabal foi promovido com a colaboração da nossa Confraria e também com o envolvimento e o compromisso de Ordizia, através do seu Mercado centenário.  

Atividades da Confraria: 

Resultado de seus objetivos fundamentais e da diversificação produzida ao longo do tempo, as atividades que a Confraria atualmente realiza são as seguintes:

CONCURSO DE QUEIJO DE ORDIZIA 

O Concurso de Queijos de Ordizia realiza-se no mês de setembro, na quarta-feira da Semana das Festas Bascas. Existem documentos escritos que se referem a uma prova de degustação de queijo realizada em Ordizia, já em 1904 e que continuou em anos posteriores. Todavia, só no início dos anos sessenta começou a ser realizada ininterruptamente, até hoje.

Em 1962, elaboraram-se algumas das normas do Concurso. Desde então, as mesmas foram, progressivamente, melhoradas e adaptadas e regulamentam a prova que se realiza actualmente.

Ao concurso, organizado pela Ilustre Camara Municipal de Ordizia e pela Confraria do Queijo Idiazabal de Ordizia, só podem apresentar-se, os queijos artesanais elaborados pelos pastores com leite cru de ovelhas das raças LATXA ou CARRANZANA, oriundas das suas próprias explorações e residindo e mantendo o rebanho no País Basco (Euskal Herria).

O concurso realiza-se anualmente, na quarta-feira mais próxima a 8 de setembro, festa da Virgem del Koro.

Para avaliar a importância deste concurso, basta dizer que o júri é presidido pelo prestigioso "chef" basco Juan Mari Arzak e pelos restauradores mais influentes da nossa gastronomia, como Martín Berasategui, Pedro Subijana, Hilario Arbelaitz, Joan Roca, Andoni Luis Aduriz, Elena Arzak, Eneko Atxa, Mikel Zeberio, José Juan Castillo ... etc.

 Uma das características do Concurso, com mais impacto social: conhecida a classificação, o meio queijo vencedor é leiloado, atingindo o valor de 13050 euros, dinheiro destinado às obras sociais. 

Outro aspecto do Concurso, a destacar, é o impacto mediático: 40 meios de comunicação credenciados, entre nacionais e internacionais e artigos publicados em revistas internacionais como "Esquire", Sud Ouest, New York Times, Saveur, etc.

CAPÍTULO

O capítulo da Confraria é realizado anualmente, no quarto sábado de maio. É o dia da Confraria, a nossa festa, quando todos os confrades se reúnem e confraternizam e convidam outras Confrarias nacionais e também estrangeiras, de França, Portugal, … que, como nós, representam e defendem produtos e eventos relacionados com o setor primário, do seu local de origem.

Nesse dia, elogiamos e reconhecemos as obras e méritos de pessoas e entidades, locais e estrangeiras, que pelo seu bom trabalho em prol de Ordizia, do Setor Primário e, é claro, do queijo Idiazabal, são dignas de ser nomeadas Confrades de honra.

Também são nomeados os novos Confrades efectivos, que a partir daquele momento se comprometem, na medida das suas possibilidades, a contribuir desinteressadamente, com o seu tempo e trabalho, para a concretização dos objetivos da Confraria.

APRESENTAÇÃO E CORTE DO NOVO QUEIJO IDIAZABAL 

A partir de 1995, durante a semana da Páscoa, efectua-se em Ordizia, a “Feira Extraordinária dedicada ao Pastor” (ARTZAIN EGUNA). Nesse contexto e por iniciativa da Confraria, realiza-se na Câmara Municipal, a “Apresentação e Corte do Queijo Novo (Joven) de Ovelha Latxa” (este evento levou à realização de eventos similares, em diferentes povoações da Comunidade Autónoma Basca (CAV) e Navarra). 

Todos os anos, o corte é feito por um cozinheiro famoso, pessoa ou entidade relevante. Neste ato, também se galardoa a queijaria, (entre aquelas que têm D.O.P Idiazabal), que recebeu a melhor pontuação, no ano anterior. Durante a celebração deste evento, a D.O.P.  Idiazabal presta homenagem a uma pessoa ou entidade que contribuiu para exaltar e / ou difundir o queijo Idiazabal 

CONCURSO ORDIZIA TXAPELDUN. 

Este concurso é realizado desde 1984. Todavia, a partir do ano 2000 o concurso "ORDIZIA TXAPELDUN" passa a ocorrer fora do concurso de setembro, para dar mais destaque ao queijo Idiazabal e incrementar, sobretudo, sua qualidade. Neste concurso, seleciona-se o melhor queijo, (de entre os produzidos pelos pastores vencedores do Concurso de Setembro), nos últimos dez (10) anos 

CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUEIJO, ORDIZIA 

Em 2016, iniciamos a organização de um encontro entre os diferentes atores relacionados com a produção de queijo de montanha. O objetivo é destacar estas joias gastronómicas, fazendo sobressair as suas diferenças em relação aos queijos de inverno, contribuindo para rentabilizar o trabalho dos pastores nos nossos montes e serras— com os seus rebanhos, marcam as paisagens de que todos desfrutamos e fazem orgulharmo-nos de pertencerem aos nossos respectivos países. O congresso nasce com o propósito de se tornar um instrumento que os próprios pastores possam utilizar, como meio de comunicação e fórum de debate, em que podem abordar problemas decorrentes da sua actividade e encontrar soluções para os mesmos, sobretudo numa perspectiva socioeconómica.

Graças à boa receptividade e participação do sector no Congresso precedente, resolvemos organizar uma edição do mesmo, no ano seguinte. Os pastores sentiam-se preocupados com a maneira como a sociedade em geral, via a actividade do sector e pretendiam que este assunto fosse abordado no Congresso. O objectivo desta abordagem era estabelecer elos de comunicação diretos e transparentes sobre a realidade do pastoreio, a salvo de estereótipos de todos os géneros que tendem a gerar mal-entendidos, sobre a atividade do setor primário.

A partir da edição de 2018, incorporámos no Congresso, outros dois tópicos: “Queijo de pastor em geral” e “Turismo e gastronomia em torno do Quesoturismo do Idiazabal”

A partir desse ano, a organização do Congresso conta com a inestimável colaboração dos Cursos de Verão da UPV, para todos os interessados nesta actividade: trata-se duma ferramenta muito útil, para divulgar uma atividade  excepcionalmente significativa tanto a nível económico, como gastronómico e de conservação da natureza, do nosso país.

PROVAS COMENTADAS E ELABORAÇÃO DE QUEIJO D.O. IDIAZABAL 

Como extensão das atividades que a Confraria normalmente realiza no seu trabalho de divulgação do queijo Idiazabal, como veículo de apoio ao Setor primário e, em consequência, da Feira Semanal de Ordizia, a Confraria organiza uma série de “CATAS COMENTADAS” com o propósito de contribuir para o destaque de um produto tão importante como é o queijo artesanal feito pelos pastores, com leite de ovelha Latxa ou Karrantzana.

Os membros da Confraria do Queijo Idiazabal de Ordizia estão encarregados da degustação comentada. Eles explicam o que é o Queijo Idiazabal, como se elabora e as suas características mais pessoais, bem como a sua identificação.

A matéria-prima, o leite, é obtida a partir da ovelha Latxa e / ou Karrantzana, que é um animal que não sofreu transformações ao longo de vários milhares de anos. Desde o Neolítico, pastores e ovelhas seguiram as antigas rotas determinadas pelas estações do ano: as altas pastagens na primavera, verão e outono, os vales durante o inverno, para aproveitar um alimento natural que segue um ciclo imutável.

Durante a degustação, um dos membros da Confraria ou um dos pastores vencedores do Concurso de Queijos de Ordizia elaborará um queijo artesanal. 

Os assistentes poderão provar e participar ativamente, provando vários queijos de diferentes maturações, seguindo a definição sensorial de QUEIJO IDIAZABAL através de 8 parâmetros: forma, casca, cor da pasta, olhos, cheiro, textura, sabor e sabor final(residual). Conhecê-los e diferenciá-los, levar-nos-á a apreciar as características deste produto, natural, pessoal e tão nosso!

Desde o início, que nos propusemos organizar estas degustações em Ordizia, todos os anos, mas realizá-las também noutras áreas territoriais. Assim, efectuámos degustações em cidades como: Donostia (San Sebastian), Bilbau, Gasteiz, Logroño, Benidorm, Barcelona, ​​Segóvia, Madrid ...

Neste capítulo, estamos realizando outras atividades relacionadas, como:

- HARMONIZAÇÃO DE QUEIJO E VINHO IDIAZABAL: realiza-se uma degustação sensorial de vários queijos Idiazabal, acompanhando-os com o mesmo número de vinhos cujas características combinam e realçam os queijos provados.

- CRIAÇÃO E PREPARAÇÃO GASTRONÓMICA COM IDIAZABAL: é realizada por um cozinheiro, que faz uma demonstração gastronómica no local, na presença do público, cozinhando vários pratos nos quais utiliza o queijo Idiazabal, como ingrediente.

- FEIRAS: consequência das relações que se mantêm, habitualmente, com outras confrarias de queijos, somos convidados a participar em Feiras e Mercados, realizados em diferentes regiões. Participamos nestas feiras acompanhados por pastores que produzem queijo Idiazabal; além de facilitar a exposição e venda do respectivo queijo, colocamo-los em contacto com os pastores e criadores dessas denominações.

Participámos nas feiras de queijo de Hinojosa del Duero (Salamanca), Laruns (Bearne) Ossau-Iratiy e Feira do Queijo Serra da Estrela (Portugal).

- GASTRO TURISMO: a pedido da BASQUETOUR, realizámos várias degustações guiadas de queijo Idiazabal ,no Pavilhão do País Basco, na feira FITUR em Madrid.

B-TRAVEL, de Barcelona e EXPOVACACIONES, no BEC de Bilbao.

RECONHECIMENTO DE QUEIJOS INTERNACIONAIS GANHADOS 

Desde 2011, no mês de dezembro, a pedido da Confraria e no âmbito da Feira Extraordinária de Natal de Ordizia, a Denominação de Origem do Queijo Idiazábal, em colaboração com a Camara Municipal, celebra o “Acto de  Reconhecimento”, que é uma cerimónia de distinção das queijarias premiadas nos diferentes Concursos de queijo, realizados ao longo do ano, em vários países europeus.

Neste evento, contamos com a presença dos produtores e pastores galardoados no WORLD CHEESE AWARDS — o certame de queijo, acreditado como o mais importante, a nível mundial — assim como de outros intervenientes de concursos internacionais.

OUTROS

A Confaria costuma participar como júri, em concursos de queijo de ovelha Latxa; participa como palestrante em conferências e congressos de queijos; dá apoio em eventos, tanto em tarefas administrativas como de assistência, aos pastores e ás queijarias; promove a redação e melhoria/adaptação das Bases de Concursos de Queijos; assiste, usualmente, aos Capítulos de outras Confrarias e também colabora na organização de concursos realizados noutras localidades.

Nomeou Confrades de honra personagens ilustres, amantes do queijo Idiazabal e de Ordizia. 

Mantém uma estreita colaboração com o Conselho Regulador de Denominação de Origem do Queijo Idiazabal, bem como com a Associação de Pastores Artzai Gazta, HAZI (Corporação do Governo Basco para o Desenvolvimento do Ambiente Rural e Marinho), BASQUETOUR (Agência de Turismo Basca). É membro da FECOGA (Federação da Confrarias Gastronómicas)

Está geminada com: 

- A Confraria do Vinho de Rioja de Logroño 26-9-1992 

- A Confraria do Cava(espumante) de "Sant Sadurni D'Anoia" 17-6-1995 

- A Confraria do Queijo Manchego em Toledo 06-27-1998 

- Arabako Txakolina 21 - X - 2003 

- Círculo Gastronómico de Queijos Asturianos de Oviedo 08-02-2014 

- Confraria do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital - Portugal 05-03-2016

Outras distinções atribuídas à Confraria do Queijo Idiazabal de Ordizia ou aos seus elementos:

1996- CONFRARIA DE MORCILLA DE BEASAIN

Confrade de Honra da Confraria do Queijo Idiazabal de Ordizia.

2010- CONFRERIE CORSAIRES BASQUES DE ST. JEAN DE LUZ:

Confrade de Honra, a Jesus Mari Ormaetxea, Grão-Mestre.

2014- CONFARIA DO QUEIJO DE CANTABRIA:

Confrade de Honra, a Jesus Mari Ormaetxea, Grão-Mestre.

2014- CONFRARIA BASCA DE GASTRONOMIA:

Confrade de Honra, a Jesus Mari Ormaetxea, Grão-Mestre.

2016- PRÉMIO EXTRAORDINÁRIO DA ACADEMIA BASCA DE GASTRONOMIA 2015”:

À Confraria do Queijo Idiazabal de Ordizia.

2017- CONFRARIA BASCA DE GASTRONOMIA:

Prémio Caracol de Biodiversidade 2017, à Confaria do Queijo Idiazabal de Ordizia.

2018-ORDEM VOLATIN DE TUDELA:

Distinção honorária da Ordem do Volatin, à Confraria de Queijo Idiazabal de Ordizia.

O Conselho de Administração é composto, actualmente, por

. Adur Ezenarro, Presidente da Câmara de Ordizia e Presidente de Honra.

. Jesus Mari Ormaetxea, Grão-Mestre da Confraria e Coordenador.

. Leire Arandia, vice-presidente, Organização do "Corte de Queijo Novo" e comunicação.

. Jose Ignacio Iturrioz, Secretário e Organização do Concurso de Queijos de Ordizia .

. Koldo Iraola, Tesoureiro e Organização do Capítulo da Confraria.

. Manuel Iturrioz, Organização de Congressos.

. Tomas Bosque Otegi, Organização de degustações e feiras.

. Aquilino Harto, Organização do Concurso “Ordizia Txapeldun”.

. Jose Ramón Garcia, Capítulos, Infraestruturas e Material.

. Alberto Garin, Relações com Confrarias, Organização e Protocolo.

. Mikel Kerejeta, Informática.

. Antton Murgiondo, vogal.

. Pedro Mari Arana, vogal.

. Felix Murua, vogal.

. Martín Sagastizabal, vogal.

. Arantxa Fernández, vogal.

. Anaiz Markiegi, vogal.