A incorporação de ferramentas digitais num processo educativo vem dar resposta a uma necessidade crescente de fomentar a literacia digital dos jovens. Nesta oficina, os alunos tiveram contacto com equipamento de gravação de som, bem como com softwares de captação e montagem de som, podendo vislumbrar os processos que estão por detrás dos conteúdos audiovisuais "finalizados".
A utilização dos telemóveis dos alunos para gravar os sons - tal como tinham sido usados nas oficinas de Animação para captar e montar as fotografias e vídeos - é também útil para recontextualizar o dispositivo: além de uma ferramenta de consumo passivo de conteúdo audiovisual, o telemóvel também pode ser um equipamento para a sua produção criativa.
Sessão:
O Som nos Filmes.
Apresentação de um slideshow com:
Algumas aplicações e definições do Som no âmbito de narrativas audiovisuais - vozes, diálogos, narração, sons ambientes, foleys, música;
Preparação do exerc~icio prático com discussão de iideias sobre técnicas de captação e reprodução - voz direta, voz off, voz dobrada, critérios para escolha de local de gravação e critérios para colocação do microfone. Cada conceito foi ilustrado com vídeos exemplificativos.
Pós produção sonora: montagem e mistura de som e processamento de efeitos, com exemplificação de softwares grátis e open source (DaVinci Resolve e Audacity).
Exercício prático:
Sonorização das animações já realizadas:
Definição do ambiente e elementos sonoros. Para cada animação, definir: que vozes? há diálogos? há som ambiente? sons de acção? há música?
Gravação de sons com recurso ao telemóvel, um dos grupos pôde utilizar um setup de gravação profissional, com gravador e microfone.
Pesquisa de sons e músicas em bancos de sons com licenças Creative Commons.
Edição: visualização de um exercício de montagem dos sons, misturando os sons gravados aos filmes de animação já realizados.Foram exemplificadas técnicas de edição e mistura de som, permitindo aos alunos verem o resultado "final" dos seus pequenos vídeos.
O Som na nossa História: