O Projeto Mediascapes Transmedia Digital Storytelling for Audiovisual and Media Literacy Skills, foi implementado pelo Cine Clube de Viseu na Escola Secundária Viriato com as turmas do 9.ºA e do 9.ºD no ano lectivo de 2023/2024. Resulta de uma candidatura ao programa Erasmus+ para projetos de cooperação de pequena escala, que procuram integrar e articular o trabalho e actividades de organizações do sector cultural com o trabalho das escolas. Este projecto envolve duas organizações do sector cultural/cinema e audiovisual, o Cine Clube de Viseu e a associação ArteDelContatto (Itália/Roma) e duas escolas parceiras (Castelnuovo IT, e ES Viriato PT) cada uma com duas turmas envolvidas e respectivos alunos e professores.
O projeto visa incentivar o desenvolvimento de métodos inovadores relacionados com o ensino e a aprendizagem dos alunos do 3º ciclo do ensino básico, recorrendo à linguagem do Transmedia Storytelling.
A implementação do projecto compreende três actividades e fase complementares: investigação e pesquisa sobre Narrativas Transmedia na área da educação; oficinas de formação com os alunos baseados na prática criativa e participativa da Narrativa Transmedia; atividades de formação de professores e uma publicação final dos resultados da investigação, oficinas e relatório crítico.
Em Viseu o plano de formação com os alunos ocorreu ao longo de 10 oficinas, organizadas em alguns temas, tecnicas e linguagens ligadas às Narrativas Transmedia: Storytelling, Cinema de animação, Som/Sonorização de cinema, Realização, Edição, com ênfase na criação de narrativas e a utilização de diferentes dispositivos digitais. Procuram explorar-se novas formas de ensinar e aprender, em sintonia com as transformações sociais e culturais e sensíveis às necessidades dos alunos, proporcionando contextos de experimentação de técnicas e linguagens criativas, facilitando a participação ativa, o debate, o pensamento crítico, a criação e partilha de histórias, a transformação do espaço da sala de aula, o uso das ferramentas digitais e o intercâmbio cultural local e internacional.
Objetivos gerais:
Experimentar novas formas de ensino e aprendizagem através de processos de aprendizagem não formal focados nas necessidades dos alunos e nas suas particularidades individuais, sociais e culturais.
Promover o desenvolvimento das competências essenciais dos alunos. A prática do TS facilita o desenvolvimento da criatividade, do pensamento metacognição e competências digitais através da criação de histórias e da experimentação de múltiplas linguagens mediáticas.
Facilitar a participação ativa, o desenvolvimento e a equidade dos alunos graças à criação de histórias que lhes permitem ter uma voz activa, inclusiva na realização do projecto a nível local mas também na sua dimensão europeia.
Apoiar professores/educadores/partes interessadas na aquisição de ferramentas e práticas de ensino inovadoras, promovendo a experimentação e inovação de sistemas de aprendizagem inclusivos e participativos e promovendo a transição digital nas escolas.
Contribuir para o desenvolvimento da literatura e da metodologia do Transmedia Storytelling no domínio da educação e da educação graças à fase de investigação metodológica que envolverá figuras profissionais ad hoc, mas também pela fase de implementação/experimentação da metodologia no processo de ensino/aprendizagem através das oficinas presenciais de criação de produtos transmedia.
Percursos de experimentação e aprendizagem : as oficinas