O projeto possui estreitos vínculos com diversas disciplinas, como o Português, ao estimular a escrita de narrativas/histórias, promovendo a construção dramatúrgica e a prática da expressão oral. Além disso, apresenta uma forte conexão com a disciplina de Cidadania, ao abordar temas fundamentais como Interculturalidade, Racismo, Bullying e os valores do 25 de Abril.
Igualmente, relaciona-se de maneira significativa com a disciplina de Educação Visual, explorando técnicas de expressão artística como a Realização Cinematográfica, uma linguagem de marcante ênfase visual, contribuindo para o desenvolvimento do olhar criativo e perceptivo dos alunos.
Sessões:
Gramática básica para filmes.
Rodagens.
Introdução teórica à linguagem cinematográfica (escalas de planos, movimentos de câmara, etc), com apresentação de slides e excertos de filmes. Apresentação de set de filmagens: plano de rodagem, funções, tabela de anotações. Organização do mapa de rodagem: cenas, actores, equipas técnicas.
As turmas foram divididas por grupos, cada grupo estava responsável pela parte técnica de uma determinada cena a ser filmada. As tarefas técnicas dividiam-se entre câmara, som, claquete e anotação. Além disso, alguns dos alunos foram atores em uma ou mais cenas. Todos os alunos puderam participar nas equipas técnicas.
Os alunos tiveram a oportunidade de entender como se constrói um filme, desde a construção dos planos, a dramaturgia e mise en scene, as necessidades técnicas, a montagem, e os desafios que estão inerentes a este processo.
Exemplo de vários takes de uma cena: