O que é Criptomoeda: Um guia para iniciantes=>COINRC.COM

O que é Criptomoeda: Um guia para iniciantes

Criptomoeda (conhecida como “cripto”) é uma forma de moeda virtual que permite transações seguras através de meios criptográficos. Ao contrário das moedas fiduciárias (fiat), como o dólar americano ou o euro, não há autoridade centralizada que apoie ou influencie o valor de uma criptomoeda. A maioria das criptomoedas é mantida através da blockchain, que atua como um livro-razão público distribuído por um grande número de computadores que registra transações, controla a criação de novas moedas e verifica a propriedade.

O que é Criptomoeda?

Projetadas para agilizar o sistema financeiro moderno, oferecendo um meio de troca que permite que as partes façam transações independentes de instituições como bancos e câmaras de compensação, as criptomoedas são um novo paradigma através do qual podemos ver o dinheiro. As criptos possuem uma ampla gama de aplicativos, desde jogos e tokens não fungíveis (NFTs) até instrumentos financeiros complexos, como finanças descentralizadas (DeFi). O valor de uma criptomoeda não é determinado por nenhum governo ou partido centralizado, mas sim pelas leis de oferta e demanda.

Como a criptomoeda funciona?

Para possuir criptomoedas ou fazer uma transação, você precisará de uma carteira compatível, que é um tipo de software ou dispositivo que armazena as chaves públicas e privadas necessárias para interagir com a blockchain. Deve-se notar que a carteira em si não contém criptomoedas, mas fornece um endereço para seus fundos na blockchain.

Fazer uma transferência de criptomoedas é essencialmente o ato de autorizar o movimento de uma quantidade específica de moeda da sua carteira para outra. Esse processo normalmente é verificado por terceiros, conhecidos como mineradores, que acessam sua chave pública para confirmar que sua chave privada foi usada para iniciar a transação. Assim que o bloco que inclui a sua transferência for confirmado, o livro-razão é irreversivelmente atualizado com o novo saldo do seu endereço e do seu destinatário.

Quais tipos de criptomoedas existem?

No início de 2022, existiam mais de 13.000 criptomoedas diferentes no mercado, com mais sendo criadas a cada dia. Inventado pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto em 2008, o Bitcoin (BTC) foi a primeira criptomoeda do mundo, e continua sendo a mais popular até hoje. Embora cada criptomoeda tenha sido projetada para um propósito específico, elas podem ser amplamente categorizadas em dois tipos.

Quais são as principais criptomoedas?

Como os preços no mercado de criptomoedas são tipicamente muito mais voláteis do que no mercado de ações, a lista das principais criptomoedas está mudando constantemente. As principais incluem o Bitcoin, que mantém sua posição como a maior criptomoeda do mercado. Consistentemente atrás está o Ethereum, que alimenta muitos dos aplicativos inovadores de cripto que vemos hoje. Como o Ethereum é frequentemente usado para pagar por serviços e alimentar outros aplicativos, ele geralmente ocupa um lugar mais alto do que o Bitcoin em termos de volume de negociação.

Por que as pessoas investem em criptomoedas?

A indústria de criptomoedas representa uma gama diversificada de oportunidades para investidores de varejo e institucionais. Enquanto a especulação, sem dúvida, impulsiona a maior parte do investimento em criptomoedas, a liberdade financeira oferecida por inovações como a DeFi ganhou força como uma alternativa popular à gestão de recursos tradicional.

O boom do NFT atraiu o interesse de colecionadores de arte e casas de leilões, como a Sotheby’s and Christie’s. Em 12 de março de 2021, o “Everydays: The First 5000 Days” da Beeple foi vendido por impressionantes 38.525 ETH ($69 milhões) por meio de um leilão online realizado pela Christie’s. Outra inovação dos NFTs foi o advento dos modelos GameFi e play-to-earn, construídos com base na ideia de que os usuários devem ser capazes de obter algum valor financeiro a partir de itens ganhos por meio dos jogos. De acordo com a Bloomberg, mais de $40 bilhões em transações de NFT foram executadas em 2021.

Impulsionadas pelo declínio dos retornos vindos de investimentos em dinheiro e pelo enfraquecimento do dólar, empresas como a MicroStrategy começaram a investir em criptoativos como uma proteção contra a inflação. Essa prática também se popularizou em países em crise econômica, onde o risco de volatilidade do mercado é considerado por muitos investidores menor do que o de hiperinflação.

Muitos entusiastas de criptomoedas acreditam que a tecnologia blockchain tem o potencial de criar uma versão mais justa, interativa e igualitária da internet, conhecida como Web3. A ideia é eliminar intermediários que controlam muitos aspectos da internet tradicional, como serviços de autenticação e hospedagem de servidores. Ao descentralizar a internet por meio de smart contracts e outras tecnologias Web3, desenvolvedores e usuários podem trabalhar juntos para criar serviços melhores, mais confiáveis e mais interconectados.

LEIA MAIS