Como investir com segurança e sucesso em criptomoedas em um mercado em ascensão=>COINRC.COM

Como investir com segurança e sucesso em criptomoedas em um mercado em ascensão

 

Apenas ganhar dinheiro ainda não é uma boa ideia. Você precisa saber como executá-lo com a ferramenta certa no momento certo. A afirmação se aplica a todos os tipos de investimentos, inclusive criptoativos, produto ainda novo e que gera muita dúvida e insegurança entre os investidores. Para quem quer começar a investir em ativos digitais ou já tem alguma experiência, algumas dicas e cuidados são fundamentais.

Esses ativos têm alta volatilidade, mas no saldo eles vêm dando ganhos expressivos nos últimos anos, então vale a pena se debruçar para entender melhor e não perder oportunidades de aumentar o patrimônio. O Bitcoin, por exemplo, moeda mais famosa e de maior capitalização de mercado, mais que quintuplicou de valor nos últimos cinco anos.

O primeiro passo do investidor na hora da escolha de um produto de investimento é entender como o ativo funciona e os riscos envolvidos. Para iniciantes no mundo das criptomoedas, o Bitcoin é geralmente a primeira opção de investimento por ser a moeda digital mais antiga e popular.

No entanto, para fazer um investimento com segurança,  é importante saber que há outras dezenas de criptomoedas no mercado que podem ser alternativas para variar o portfólio, como Ethereum, BNB ou stablecoins.

Ethereum é a segunda mais importante, seguida da BNB, de acordo com dados da CoinMarketCap,  site de monitoramento de preços de criptoativos de maior referência do mundo, no espaço de rápido crescimento das criptomoedas. Sua missão é tornar as criptomoedas globalmente acessíveis e eficientes, capacitando os usuários do varejo com informações imparciais, de alta qualidade e precisas para que, com conhecimento, possam chegar às suas próprias conclusões. Outras duas com grande volume de negociação são as stable coins Tether e a USD Coin, que têm seu valor atrelado ao dólar.

Diversificação

Com inúmeras opções, o investidor tem a possibilidade de trabalhar com outro conceito essencial – o da diversificação. Ao montar uma carteira de ativos digitais diversificada, limita-se eventuais perdas com a queda na cotação de um dos ativos. Com um patrimônio distribuído em diferentes criptomoedas, é menos provável que o investidor perca valores significativos caso um dos ativos não tenha bom desempenho.

Escolha das criptos

Após conhecer as principais criptomoedas do mercado e entender o papel da diversificação, vem outro passo importante que é a seleção dos ativos a serem investidos. Não há bola de cristal que desobrigue o investidor de buscar a informação correta sobre as perspectivas do mercado e as condições daquele ativo. Ele deve fazer sua própria pesquisa, ou Do Your Own Research (DYOR), no jargão do mercado. A maior corretora de criptomoedas do mundo em volume de negócios e número de criptoativos listados, a Binance, tem feito um trabalho educativo em sua plataforma para formar e informar o investidor sobre o universo cripto.

“O mercado de criptomoedas cresce continuamente. As pessoas têm adotado cripto para diversificar seus investimentos, e também porque se trata de uma classe de ativo que tem utilidade, por exemplo, servindo como meio de pagamento para diversos tipos de despesas”, comenta Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil. “Assim como qualquer investimento, é preciso que cada um  faça suas pesquisas e tenha conhecimento sobre as características desse mercado. E pensando nisso, temos investido fortemente em educação, gratuita e para todos os níveis, contribuindo para que seja mais fácil a qualquer pessoa obter informações”.

Hoje, são mais de 300 criptos no portfólio da corretora, o que ajuda o investidor a diversificar seu investimento, além de outros produtos como gifts cards, fan tokens, NFTs, disponíveis na plataforma. Programas de indicação de novos usuários também geram bonificações.

Segurança e informação

A corretora disponibiliza duas fontes confiáveis de informações sobre criptoativos, o Blog da Binance e a Binance Academy, plataformas gratuitas com artigos e informações sobre o universo cripto e blockchain.

A Binance obteve, em 2019, o reconhecimento internacional, se tornando a primeira plataforma a alcançar padrões internacionais de segurança da informação ao conquistar o certificado ISO 27001.

Ainda no aspecto da segurança, um tema de forte apelo junto aos investidores, a corretora criou o Fundo SAFU, um fundo emergencial atualmente avaliado em US$ 1 bilhão, para proteger todos os recursos dos clientes em casos de algum imprevisto na plataforma.

Compõe as ferramentas de segurança o sistema proof-of-reserves, em que é possível verificar que todos os ativos são respaldados por ativos na mesma proporção, além de reservas adicionais.

É importante que o usuário, ao escolher a plataforma para negociar criptos, verifique se há a chamada “prova de reserva” e forma transparente, garantindo a existência daquele ativo.

Vale mencionar que é impossível saber o momento favorável de compra ou de venda de um ativo, mas é sim possível construir uma carteira consistente e segura sustentada por objetivos claros, sejam eles de médio ou longo prazo. A busca da informação segura, o uso das ferramentas adequadas e uma estratégia de diversificação dos ativos digitais ajudam neste caminho.

 

LEIA MAIS